Rock in Rio 2022: um festival de metas, sustentabilidade e muita música
Ana Rita
Na última quinta, 30 de setembro, o ULTRAVERSO acompanhou a coletiva de imprensa sobre os compromissos firmados pelo festival Rock in Rio 2022; assim como, as atrações para a edição de Lisboa, em Portugal; e suas novidades, desde metas de sustentabilidade assumidas pela organização do evento e seus emblemáticos palcos.
A coletiva foi apresentada por Roberta Medina, vice-presidente do festival, que falou um pouco sobre os objetivos do evento, um pouco da sua história, motivações e do desafio do entretenimento nesse pós-pandemia.
O Mundo Vai Ser Nosso Outra Vez
Roberta contou como é bom ter a certeza de que o mundo vai ser nosso outras vez, um dos lemas do evento. Isso porque durante esse difícil momento que o mundo está passando, houve dois adiamentos em Portugal e um no Brasil. Durante esse período, o que moveu a equipe foi a própria música do Rock in Rio criada há 36 anos, que faz a provocação de: “e se o mundo fosse nosso outra vez, e a gente não parasse mais de amar e viver?”
A vice-presidente do evento falou também sobre como foi esse período de pandemia para a equipe. Mesmo sem poder realizar eventos, foi um momento bastante ativo, pois aproveitaram para criar projetos que ficassem prontos assim que as condições permitissem voltar a trazer as músicas para as pessoas.
Ela Citou exemplos de eventos pensados pela equipe, como foi o caso do Summer Park em Portugal, que seriam 4 meses de séries de concertos; bem como o “Se a Vida Começasse Agora” com a Galp; a transformação do maior evento de game do Brasil, o Game XP, em um evento digital; o evento em parceria com o Global Citizen, o Global Citizen Live Rio; e, por fim, um momento muito especial do mês de setembro que foi o Humanorama, um festival de conversa 80 horas, com mais de 250 dinamizadores discutindo o que é fundamental para nossa sociedade.
Rock in Rio e suas causas
O Rock In Rio nasceu buscando um mundo melhor, deu palco e apoio às causas sociais, surgiu para dar voz a uma juventude que buscava liberdade de expressão no fim da Ditadura militar no Brasil. O evento revolucionou no que dá destaque nos festivais de música.
“Em 1985, o Rock in Rio foi o primeiro evento a iluminar a plateia, veio para mostrar que o show só é especial por causa do público, que vibra junto”, disse Roberta Medina.
Agora, o Rock in Rio 2022 tem também o Humanorama, um evento que faz esse olhar mais diretamente, dá um “zoom in” no público, mostrando como ativar nosso lado bom e como construir uma comunidade com os mesmos interesses.
Roberta deixou claro a necessidade de se voltar para as pessoas nesse momento, principalmente trazendo outros focos para os eventos.
“Se antes da pandemia, o entretenimento era soberano, durante a pandemia as conversas foram soberanas as conversas. E no pós-pandemia o soberano vai ser o entretenimento como palco de conversas de assuntos relevantes”, afirmou.
Metas Assumidas
Durante a coletiva, foram assumidas 6 metas para os eventos que estão por vir, como:
1 – A educação, já que é a melhor forma de criar comunidade e caminhar junto. Com meta de 100 mil pessoas capacitadas, como técnica e visão de mundo, valores de quem vai participar do evento;
2 – Ser lixo zero. Já é em Lisboa, pois há legislação que obriga a tratar do assunto. Dentre as mudanças, tem-se a preocupação como não ter embalagens secundárias, com o uso de copos colecionáveis;
3 – Zero desperdício alimentar. Fazendo a doação de refeições e pensando no processo que reduza o desperdício. Agora poderá ser feito no Brasil em 2022, já que antes a legislação não existia;
4 – Envolver os stakeholders na política de sustentabilidade;
5 – Ser um evento 100% acessível, inclusivo e plural. Querem promover esse olhar de mundo, pois quanto mais aberto e disponíveis para entender o olhar e a razão do outro, mais se fica rico como pessoa;
6 – 100% dos envolvidos na cidade do rock com segurança, saúde e bem estar adequadas, assegurando boas condições para eles.
Rock Street
E também tem novidade na famosa Rock Street, que virá abraçando o mundo e as diversas culturas. Além disso, cada palco será responsável por uma conversa relevante, cada um com um manifesto, provocando discussões.
Rock In Rio Lisboa 2022 e suas atrações
Em junho, teremos o Rock in Rio Lisboa; em setembro o Rock In Rio no Brasil, assim como o Rock In Rio Humanorama, que também já está confirmado para setembro de 2022.
As atrações para o Rock in Rio Lisboa em 2022 são:
No Palco Mundo
18 de junho: Foo Fighters,The National e Liam Gallagher
19 de junho: Black Eyed Peas, Ivete Sangalo e Ellie Goulding
25 de junho: Duran Duran, A-ha, Xutos & Pontapés e Bush
26 de junho: Post Malone, Anitta, Jason Derulo e HMB
Palco Galp Music Valley
Em parceria com a Galp, foi anunciado o também palco Galp Music Valley, misturando música, diversão e sustentabilidade, com as seguintes atrações:
19 de junho: Barbara Tinoco, Iza e Edu Monteiro
25 de junho: Ney Matogrosso e Delfins
26 de junho: Mundo Segundo & Sam The Kid e Mc Rebecca
Os eventos prometem ser um sucesso, principalmente nessa retomada com os shows. Como disse Roberta Medina, é a confirmação de que “o mundo vai ser nosso outra vez”, já que o Rock in Rio Lisboa é o festival mais aguardado de Portugal.
Além disso, o Rock in Rio 2022 no Brasil já é um sucesso. Afinal, os 200 mil ingressos colocados em pré-venda esgotaram em uma hora e meia, assim como mais de 800 mil pessoas ficaram na fila de espera depois do fechamento das vendas. Confira AQUI as atrações já confirmadas.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.