Ronaldo Barcellos Vê se me quer nova música

Cris Vicente Fotografia

Aos 68 anos, não falta vigor à nova música de Ronaldo Barcellos

Wilson Spiler

Formado em jornalismo, com uma extensa carreira na música, Ronaldo Barcellos tem mais de mil músicas compostas e quase 600 gravadas. E ele não parou por aí. Com 68 anos e mais de 50 de carreira, o artista  ouviu de um jovem produtor, após sua participação no programa The Voice + (muito desinformado, diga-se de passagem), que ele era corajoso por começar na música à essa altura da vida. Ronaldo confessa que foi difícil ouvir tal desinformação, mas deu força para ele seguir em frente: “Isso me deu ainda mais vontade de voltar a cantar e a compor!”

Provavelmente, a gafe cometida por Claudia Leitte também no The Voice + deu ainda mais força a Ronaldo Barcellos para compor e interpretar novas canções. Ainda bem! Afinal, de lá pra cá foram escritas mais de 20 músicas.

Dessa forma, com muita energia, no próximo dia 10, Ronaldo Barcellos lança, em todas as plataformas digitais, o single “Vê Se Me Quer”.

Já ouvimos a nova música de Ronaldo Barcellos

O ULTRAVERSO teve a honra de ouvir de antemão “Vê Se Me Quer”, a nova composição de Ronaldo Barcellos. A música, composta em parceria com sambista salgueirense Fred Camacho e  com arranjo de Paulo Calasans, é um verdadeiro deleite para os amantes do bom samba.

Com uma mixagem impecável de Marcelo Saboia, “Vê Se Me Quer” traz um naipe de metais de primeira, com Marcelo Martins (saxofone), Jesse Sadock (trompete) e Rafael Rocha (trombone) desfilando técnica durante os cerca de 3 minutos e meio da faixa.

Para completar, o violão de Marcos Arcanjo, o baixo de Claudio Rosas e a bateria de Felipe Alves dão corpo à canção do incrível Ronaldo Barcellos, muito bem coadjuvado por Jussara Lourenço nos vocais. Portanto, do alto de seus 68 anos, vigor é o que não falta à música. A letra, então é puro suco de Rio de Janeiro:

“Se não tiver BRT, vou de camelo vou a pé

É papo reto pode crer paga pra ver qual é

Vai ser um lindo pas de deux

No balancê desse balé eu vou provar que amo você

E você vê se me quer”

Quem é Ronaldo Barcellos?

Nascido em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, ao longo da carreira Ronaldo fez parceria com diversos compositores como Moacyr Luz, Xande de Pilares, Lincoln Olivetti, Antônio Marcos e tantos outros. Nos anos 1990 teve suas músicas gravadas por inúmeros grupos de pagode, como Molejo, Raça Negra, Exaltasamba, Só Pra Contrariar, Negritude Júnior, Só Preto Sem Preconceito, Pirraça e Karametade.

Quem não conhece as músicas “Feliz Aniversário”, “Cilada”, “Paparico”, “Cada Um, Cada Um (A Namoradeira)”? E ainda teve músicas de sua autoria gravadas por cantores e intérpretes de todas as gerações, como Maria Rita, Mart’nália, Mumuzinho, Diogo Nogueira, MC Biel, Pedro Mariano, Claudio Zoli, Tim Maia e Arlindo Cruz.

Do samba à MPB

Embora tenha no currículo uma longa passagem pelo mundo do pagode, Ronaldo Barcellos compôs e gravou grandes sambas para Elza Soares, Alcione, Arlindo Cruz, grupo Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho.

Parceiro do antológico maestro Lincoln Olivetti, fizeram vários temas de novelas como “Kit Zona Sul”, de Dancing Days; músicas com Claudio Zoli (Cada Um Cada Um, A Namoradeira); canções gravadas por Tim Maia, Wilson Simonal, Júlio Iglesias.

Artista completo

Na estrada de vocalistas, gravou com Sérgio Mendes, Roberto Carlos, Milton Nascimento, Júlio Iglesias, Chitãozinho e Xororó, Ivan Lins, Fagner, Maria Bethânia, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Simone. Além disso, teve o prazer de viajar o mundo com Gilberto Gil na turnê “O Luar”.

No universo do Carnaval, ganhou samba-enredo e foi Estandarte de Ouro em 2017 pela Beija-Flor com “Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel”. Por fim, deu voz a desenhos animados japoneses que faziam enorme sucesso nos anos 1980, como Jiraya, Giban e Lion Man. Ou seja: um artista completo.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN