‘Rye Lane: Um Amor Inesperado’ é a comédia romântica que precisávamos e não sabíamos
Leonardo Duarte
Boy meets girl… Enquanto ele chora no banheiro unissex de uma galeria de artes, e ela ouve, em constrangimento. Indo no caminho contrário às idealizações de um grande romance cinematográfico, é assim que Dom e Yas se conhecem, não com ela desamparada, precisando de ajuda, mas com ele sendo aquele que precisa ser resgatado – mesmo contra sua vontade.
Logo nos primeiros minutos de ‘Rye Lane: Um Amor Inesperado’, já somos apresentados à melhor face de nossos protagonistas: ele é sensível, emotivo; ela é corajosa, protetora. Mal sabem que o que mais precisam, naquele momento, é um do outro.
Leia mais:
- ‘Mistério em Paris’ apresenta um roteiro fraco e preguiçoso
- ‘Desejo Proibido’ perde tempo demais sendo erótico e esquece da história
Ainda que com essa leve subversão de valores – onde normalmente somos apresentados à mulher como sensível, e ao homem como valente –, o filme dirigido por Raine Allen-Miller tinha tudo para ser apenas mais uma comédia romântica, mas consegue ser muito mais do que isso. Em Rye Lane: Um Amor Inesperado, temos um terceiro protagonista, que muito tem a acrescentar na trama: a cidade de Londres.
No filme, Dom e Yas levam um ao outro – e o espectador – para passear ao redor das encantadoras ruas londrinas, agregando à trama com os mais distintos moradores e as mais belas paisagens da capital inglesa. De forma excepcional, Allen-Miller conta a divertida história do casal enquanto utiliza como pano de fundo a grande diversidade cultural presente em Londres, seja nos restaurantes, nas pessoas ou até nas músicas que compõem os momentos do povo londrino em seu ambiente. Ao longo de 90 minutos, o espectador é convidado a se sentir parte daquela cidade, como se ali estivesse de passagem.
Ótimas atuações
Para além de Londres, ambos os protagonistas são interpretados com maestria por Vivian Oparah e David Jonsson, que conseguem transmitir facilmente a essência de ambos os personagens. Com muito empenho, em conjunto com diálogos muito bem escritos, ambos não demoram para encantar o público e fazê-lo torcer para que este casal dê certo.
E como não só dos protagonistas vive um filme, o elenco de apoio também se mostra espetacular ao longo de Rye Lane: Um Amor Inesperado. Ainda que com um ou outro clichê, os demais personagens conseguem roubar a cena em diversos momentos, com o tom certo de graça e humor que algumas cenas precisam. Dentre eles, enquanto o melhor amigo de Dom é digno de risadas sempre que abre a boca, as antigas sogras de Yas provocam gargalhadas apenas com o olhar.
Rye Lane: Um Amor Inesperado, portanto, não só atinge aquilo que pretende, mas também é tudo aquilo que uma comédia romântica precisa ser. Para além do criativo, é cômico; e para além do cômico, traz um romance de aquecer corações. É exatamente o filme que precisávamos, mas não sabíamos.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer – ‘Rye Lane: Um Amor Inesperado’
Ficha Técnica
Título original: Rye Lane
Direção: Raine Allen-Miller
Roteiro: Nathan Bryon, Tom Melia
Elenco: David Jonsson, Vivian Oparah, Poppy Allen-Quarmby
Onde assistir: Star+
Data de estreia: 31 de março de 2023
Duração: 1h 22min.
País: Reino Unido
Gênero: comédia, drama, romance
Ano: 2023
Classificação: Livre