Saída À Francesa crítica do filme HBO Max

‘Saída À Francesa’ faz o título parecer um sinal

Wilson Spiler

Saída À Francesa (French Exit), filme estrelado por Michelle Pfeiffer que acaba de chegar ao catálogo da HBO Max, não sabe muito bem o que quer. Com um pano de fundo extremamente dramático, o longa-metragem dirigido por Azazel Jacobs e Patrick DeWitt, baseado no próprio romance homônimo, usa de humor ácido e até do sobrenatural para narrar sua história.

A princípio, nada contra a mistura de gêneros. Muitas vezes, essas opções são até bem-vindas, já que surpreendem o espectador. Não posso dizer que Saída À Francesa não me causou certo espanto, mas nesse caso, negativo, no sentido de ilusão. Afinal, tudo ia bem com o filme, até que as coisas saem do prumo com a viagem à Paris.

Sinopse de Saída À Francesa

Na trama, Pfeiffer é Frances Price, uma socialite rica que se vê falida após a morte do marido. Assediada por escândalos e sem apoio substancial, ela decide levar sua família para a capital francesa, em um apartamento emprestado, acompanhada por seu filho Malcolm e um gato chamado Pequeno Frank, que pode – ou não – encarnar o espírito do falecido dela.

A protagonista é amarga, cínica e esnobe, que tenta manter as aparências para a alta classe mesmo com as contas bancárias vazias. Seria um mote perfeito para um filme de transformação, digamos. O problema é que o longa começa a misturar diversos personagens, em tese, secundários e tramas que atravessam a principal. Assim como a vida da ricaça, a produção vira de cabeça para baixo.

Roteiro surreal e sobrenatural

O roteiro desanda a explicar as coisas de forma sobrenatural, ainda que a intenção seja utilizar isso como metáfora. Mas não convence. Pelo contrário, só confunde. Saída à Francesa vale para ver mais uma atuação impecável de Pfeiffer. E ainda que o elenco de coadjuvantes acompanhe o nível, assim como a fotografia e o design de produção, o texto é o grande ponto fraco do filme.

Uma pena, porque o início promissor leva o espectador a se engajar com o filme, mas, no fim, a vontade é de seguir o título da obra: fazer uma Saída À Francesa.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer

Saída À Francesa: elenco do filme (HBO)

Michelle Pfeiffer
Lucas Hedges
Tracy Letts
Valerie Mahaffey
Susan Coyne
Imogen Poots

Filme Saída À Francesa, da HBO Max – Ficha Técnica

Título original do filme: French Exit
Direção: Azazel Jacobs
Roteiro: Patrick DeWitt, baseado no próprio livro
Onde assistir ao filme ‘Saída À Francesa’: HBO Max
País: Canadá, Irlanda, Reino Unido
Gênero: drama, comédia
Duração: 112 minutos
Ano de produção: 2020
Classificação: 14 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN