Reboot de ‘Saints Row’ mantém a diversão da franquia

Gustavo Mafra

Depois de nove anos desde seu último lançamento, Saints Row teve seu recomeço marcado para o dia 23 de agosto desse ano para Playstation, Xbox e PC, exclusivamente através da Epic Games, publicado pela Deep Silver. O jogo traz para os fãs a nostalgia e gameplay marcante da série, porém com gráficos que não acompanham os demais lançamentos da geração atual, podendo deixar uma grande parcela dos jogadores com uma sensação de que o game não se trata de um lançamento.

Algo que se mostra como sendo um reflexo disso, é que na plataforma da Epic Games, o jogo tem apenas 38% das recomendações, tendo sua média de 63 pontos e sendo classificado pela OpenCritic como um jogo fraco.

Saints Row

Mas afinal, tudo é ruim?

Apesar das baixas notas, Saints Row entrega jogabilidade divertida em mundo aberto. Dessa forma, garante, garantindo muita diversão por diversas horas, seja sozinho ou com amigos em seu modo multiplayer, explorando a cidade de Santo Ileso enquanto conhece a história e suas diversas side quests que agregam na evolução do personagem.

História que prende, mas não surpreende

Saints Row é uma franquia de jogos que inicialmente teve como objetivo ser criado para Playstation 2, mas que por fim, teve seu lançamento feito para o Xbox 360, ainda em 2006.

Desde seu começo ela segue uma linha de jogo que é muito usada atualmente, conceito de mundo aberto, que foi amplamente popularizado graças ao nosso já conhecido GTA. Mas a franquia Saints Row fez diferente, adicionando ação e muito humor nas já habituais brigas de gangues.

Com o reboot não foi diferente, toda a história principal e missões secundárias contam sempre com uma pitada de humor, que trazem uma camada extra de diversão durante a gameplay. A história do jogo é boa, mas traz elementos básicos já conhecidos em outras franquias, o que tira do jogador em alguns momentos o efeito surpresa com o que rola no game.

Saints Row

O jogo

Saints Row se passa na cidade de Santo Ileso, e como personagem principal você controla um jovem que está em seu primeiro dia de trabalho na Marshall, uma companhia de segurança privada. Além dele, contamos também com seus amigos que acompanham ele na jornada, mas que juntos, percebem que a vida honesta não está sendo o suficiente para resolver todos seus problemas, trazendo como solução o mundo do crime, dando ao personagem uma vida dupla entre seu emprego na companhia de segurança e seus crimes cometidos.

Missões interativas, mas não livres de bugs

As missões trazem de forma geral interação com o mundo aberto, muitas vezes te levando a conhecer novos lugares no mapa. Tal interação geralmente fornece bônus para o jogador após conclusão das missões ou até mesmo atropelando alguma árvore pelo caminho. Porém, oferecer tamanha interação com o mundo aberto acaba vindo com um preço que muitas vezes atrapalha na jogabilidade como um todo, proporcionando momentos onde o carro simplesmente explode, inimigos que ficam presos nas construções ou até mesmo tiros que simplesmente não dão dano no adversário.

Jogabilidade básica, mas não intuitiva

Saints Row sem dúvida oferece diversas maneiras de gameplay, porém que não possuem jogabilidade totalmente refinada, trazendo como resultado armas que não tem uma boa mira e que muitas vezes mais atrapalham do que resolvem o problema. Para tentar resolver isso, o jogo traz a possibilidade de ativar a assistência de mira por exemplo, mas que ainda sim não tornam a tarefa muito mais fácil, exigindo do jogador em alguns momentos a necessidade de ajuste da sensibilidade.

Porém além do sistema de armas, ao longo da jogatina você encontra momentos onde você precisa realizar determinado comando, mas que a interface do jogo não auxilia você a realizar essa ação, e muitas vezes você se pega apertando todos os botões na tentativa de acertar qual vai fazer o que você precisa. Apesar disso, o sistema de direção de veículos é simples e oferece boa estabilidade, que diversas vezes são necessárias para completar algumas missões.

Saints Row Reboot – Veredito

De forma geral, Saints Row traz para o jogador toda a diversão que um jogo desse estilo promete, com momentos divertidos e que tiram do jogador uma boa risada durante várias horas de gameplay. No entanto os bugs e a jogabilidade não refinada, que somados aos gráficos que não acompanham a geração atual podem interferir diretamente na satisfação com o reboot.

Aliás, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Prós:

  • Divertido e interativo
  • Mundo aberto vasto com grandes possibilidades
  • Grande variedade de estilos de gameplay

Contras:

  • Ausência de uma mecânica mais refinada
  • Alguns bugs

Gustavo Mafra

Em construção...
NAN