Sayen crítica do filme Amazon Prime Video 2023 (1)

Foto: Amazon Prime Video / Divulgação

‘Sayen’ é diversão mediana e pontual

Bruno Oliveira

Sayen é um filme chileno que chegou no início do mês no Amazon Prime Video. O longa é dirigido por Alexander Witt, responsável por “Resident Evil 2: Apocalipse”, de 2004. Na direção, o cineasta possui poucos trabalhos, mas como diretor de fotografia (de segunda unidade), está em diversos trabalhos conhecidos como “007: Sem Tempo Para Morrer” (2021); “Vingadores: Guerra Infinita” (2018); e “Velozes & Furiosos 5: Operação Rio” (2011), apenas para citar alguns.

Leia também:

‘Segundo Tempo’ aborda temas pesados, mas falta profundidade

‘Volte Sempre’ e eternamente

Oscar 2023 consagra ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’: veja a lista completa dos vencedores

Sinopse

Sayen (Rallen Montenegro) é uma jovem indígena mapuche que vive nas florestas do sul do Chile. Ela foi treinada para defender seu habitat tanto usando conhecimentos da natureza quanto técnicas de combate corpo a corpo.

Quando mercenários representando uma grande corporação chegam em suas terras e matam a sua vó, Sayen parte para a vingança caçando um por um e se deparando com uma conspiração maior ainda do que ela imaginava.

Rambo em um escopo menor

Sayen me lembrou um pouco “Rambo”, levando em conta o nível da proporção de um para outro, lógico. Uma jovem desarmada e muito perigosa que busca justiça pelas próprias mãos, ao mesmo tempo que precisa limpar o seu nome, pois ainda se torna a culpada pela morte de algumas pessoas.

Não é lá aquele filme de ação que estamos esperando, mas acho que acaba quebrando o galho na falta de outras obras do tipo por aí.

Mensagem ecológica

Em seu background, ainda temos uma mensagem ecológica com a luta de povos indígenas contra as grandes corporações que querem explorar o seu território. As empresas saem aniquilando tudo em seu caminho apenas por proveito próprio sem se importar realmente com a natureza em si. Totalmente sem escrúpulos e sem a vergonha de dizer que são más mesmo.

No Brasil, temos o caso atual com as tribos yanomamis, que sofrem com a invasão de mineradores ilegais. Queria que tivesse algum índio com a mesma energia da Sayen por aqui. Talvez tenha, mas, nesse caso, estamos falando de vida real e não ficção.

Sayen vai ter continuação?

Um grande problema do filme é ter um roteiro simples que coloca muita história e não consegue tempo hábil para desenvolver tudo e ter um fim propício para cada tópico. Isso deixa uma sensação de que esperam por uma continuação, mesmo que isso pareça ser um pouco prepotente.

A nossa protagonista resolve um problema e vence um vilão, mas senti que isso foi só o início. Muitas pontas soltas são deixadas e só posso crer que a produção realmente pensa em continuar, ou que esse é apenas o piloto de alguma série que venha a ser produzida. Só o futuro irá me responder.

Conclusão

Sayen não é espetacular, mas acredito que vá divertir os fãs sedentos por um filme de ação. O filme possui um escopo pequeno, não é grandioso, mas diverte. Se você for fã de séries espanholas como “La Casa de Papel” e “Elite”, certamente ficará feliz com as presenças de alguns atores delas aqui. Mas adianto que são todos vilões.

O longa-metragem é uma diversão mediana e pontual, que pode ser encarada em um dia da semana chato e que não tenha nada de emocionante.

Onde assistir ao filme Sayen (2023)?

A saber, Sayen já está disponível para todos os assinantes do Amazon Prime Video.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Sayen, do Prime Video (2023)

Sayen (2023): elenco do filme do Prime Video

Rallen Montenegro

Enrique Arce

Arón Piper

Roberto Garcia

Ramón González

Roberto Cayuqueo

Loreto Aravena

Ficha Técnica do filme Sayen (2023), do Prime Video

Título original do filme: Sayen

Direção: Alexander Witt

Roteiro: Patricio Lynch, Julio Rojas e Carla Stagno

Duração: 96 minutos

País: Chile

Gênero: ação

Ano: 2023

Classificação: 14 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: