Crédito: divulgação A&E

Série documental denuncia abusos da igreja ‘Segredos do Apóstolo do Mal’

Jorge Feitosa

Estreando no Brasil dia 14 de julho, às 18h50min, pelo A&E Channel, ‘Segredos do Apóstolo do Mal’ é uma investigação em cinco partes da igreja mexicana La Luz Del Mundo. A saber, trata-se de uma instituição religiosa fundada em 1926 por Aaarón Joaquín González e que, desde então, só cresceu em tamanho e poder. Poder transferido para os seus descendentes, o filho Samuel Joaquín Flores e o neto Naasón Joaquín García.

Durante décadas, os líderes da Luz Del Mundo perpetraram abusos contra seus fiéis. Tanto na seara trabalhista quanto na sexual, quase sempre saindo impunes sem um único processo judicial. As denúncias começaram ainda nos anos 90, mas somente em 2022 Naasón foi condenado por abuso sexual contra menores.

Segredos do Apóstolo do Mal
Crédito: divulgação A&E

Lançamento

A convite do canal, o Ultraverso participou de uma entrevista online com testemunhas que participaram da série documental intermediada por Cesar Sabroso, executivo da A&E que iniciou a coletiva lembrando a sensibilidade do tema e pedindo compaixão e delicadeza dos convidados.

Inicialmente a também executiva Carmen Larios fala sobre detalhes da franquia Segredos de séries e especiais documentais com títulos lançados como Segredos da Playboy. A franquia se dispõe a dar mais profundidade a assuntos polêmicos que foram tratados de maneira muito breve nos noticiários e já dá para perceber que muitas outras investigações virão no futuro.

Sergio Meza

O primeiro entrevistado, Sergio Meza foi pastor da igreja e motorista pessoal de Samuel Joaquín, pai de Naasón. Durante décadas ele presenciou o enriquecimento e os abusos dos líderes, abandonando-a em 1986. Com a voz embargada e segurando as lágrimas, ele recorda as perseguições que sofreu e até mesmo o desprezo dos familiares que continuaram na congregação. Sua mãe fez parte da primeira geração de fiéis da igreja . Ali, ele sentiu na pele a exploração do trabalho dos fiéis desde a infância e sem salário. Depois viu a expansão da igreja para o estado americano da Califórnia e foi obrigado a se casar com uma mulher que mal conhecia.

Moises Padilla

Moises Padilla sofreu abuso sexual por Samuel quando tinha 16 anos de idade e teve sua irmã entregue pela própria mãe ao mesmo pastor. Em 1997, ele e outras vítimas decidiram levar o pastor à Justiça, mas o seu poder e a sua influência os derrotaram. Logo depois, ao recusar suborno pelo seu silêncio, ele foi sequestrado e sofreu 68 perfurações pelo corpo antes de conseguir asilo nos EUA.

Elisa Flores

Elisa Flores depôs sobre os abusos cometidos contra garotas na convenientemente chamada “Casa Grande”, Kocal onde os apóstolos moravam. “Estar na Casa Grande era algo muito importante, muito especial. Mas quando uma garota saía ‘constrangida’, logo a levavam a uma doutora para um aborto.”

Segredos do Apóstolo do Mal
Crédito: divulgação A&E

Hector Vera

Hector Vera foi pastor e acompanhou de perto a movimentação financeira da igreja. Ele declara que “sim, corre dinheiro que dá medo na seita La Luz Del Mundo. ” Falou também sobre a homofobia apesar de muitos da cúpula da igreja manterem relações homossexuais.

Sochil Martin e Sharim Guzmán

O casal Sochil Martin e Sharim Guzmán, por sua vez, explanaram sobre a cultura de violência e abusos sexuais e morais tanto no México quanto nos EUA. Com imposição do silêncio aos fiéis.

Abertas as perguntas aos jornalistas, um brasileiro lembrou de João de Deus. O médium condenado por abusos semelhantes aos ocorridos na Luz Del Mundo e cujas vítimas foram amparadas por uma fortíssima rede de apoio. Perguntados sobre a sua respectiva rede, os entrevistados afirmaram que receberam bastante apoio da mídia e redes sociais. Eles afirma que agora estão usando estas para informar e educar.

Denúncias

Por fim, indagados pelo Ultraverso sobre denúncias contra a Luz Del Mundo em outros países, inclusive no Brasil, responderam que aqui há um licenciado da igreja (optamos por não divulgar o nome), mas que ele é ativo ao falar contra os abusos.

Ainda bem pois, pelo que se viu na entrevista, a dor e o sofrimento causado a um rebanho durante gerações por pastores que supostamente deveriam guiá-los para a paz espiritual faz nosso João de Deus parecer um vigarista de esquina.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN