Batwoman | Primeiras impressões da segunda temporada
Stenlånd Leandro
Alguns meses atrás, quando a Warner anunciou que Javicia Leslie substituiria a atriz sem sal e sem carisma Ruby Rose como Batwoman, criou-se, a princípio, muita expectativa quanto ao rumo da narrativa na segunda temporada. Isso porque seria muito estranho explicar como as atrizes seriam trocadas.
Essa transição entre as duas heroínas, de cara, ao iniciarmos o de retorno da série, mostra Kate Kane deixando a cidade em caos total e repentinamente, os próprios jornais e os cidadãos se perguntam aonde ela pode ter ido. Principalmente sua equipe.
- Zendaya fala sobre Euphoria na CCXP Worlds
- Relembre a primeira temporada de ‘Euphoria’
- Netflix | Confira os lançamentos de fevereiro de 2021
Na série podemos ver que essa ‘equipe’ em que trabalhava com a antiga Mulher-Morcego, está lidando com o sumiço de Kate. Assim vemos o surgimento de uma nova heroína para carregar o seu manto. Enquanto uns insistem pela necessidade de encontrar uma nova pessoa, outros ficam receosos, pois veem a imagem da Batwoman associada apenas à personagem de Ruby.
Como ouvimos de Gordon durante anos em Batman – O Cavaleiro das Trevas, há diferença entre o herói que a cidade merece e o que ela possui. Ryan Wilder, a nova Batwoman, tem potencial de sobra para ser a heroína que a cidade precisa. Precisamos mencionar que este nome ‘Ryan Wilder’ NÃO EXISTIA nos quadrinhos até pouco tempo na edição #50 dos quadrinhos da Mulher-Morcego.
UMA NOVA ERA PARA A HEROÍNA
Trata-se de uma nova versão da heroína. Só que, diferentemente do que acontece em tempos normais, esta heroína não está aparecendo primeiro nos quadrinhos para depois chegar nas telinhas. Está exatamente acontecendo o oposto. E graças a isso, há uma oscilação que talvez muitos não gostarão de assistir.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie o Ultraverso comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa
A saber, com a chegada do primeiro episódio da segunda temporada há mistérios que empurram o espectador para ir mais a frente nos demais capítulos que estão por vir, e mostrando que, todos os personagens terão diferentes perspectivas sobre essa mudança de alter ego. Aliás, no episódio intitulado de ‘Whatever Happened to Kate Kane?’ (O Que Aconteceu com Kate Kane?) deixa em aberto seu nome e, quem sabe, uma futura participação especial para gerar um desfecho ‘legalzinho’ da heroína, isso porque o desaparecimento de Kate de cara é um dos grandes mistérios da temporada. Não foi uma troca brusca. A menção de Kate está lá. Em outras palavras, ela existe e não ficou para trás como mera aparição durante os episódios de outrora.
Ademais, foi exatamente o que aconteceu em ‘Legends of Tomorrow’ e ‘Arrow’ com a Canário Negro/Branco. Assim, houveram diferentes teorias de conspiração, diferentes pontos de vista, e isso acabou gerando drama, tensão, mistério e intriga.
Com isso, Ryan logo percebe o quanto o símbolo do traje significa para Gotham, e, assim, se lança em uma jornada pessoal que acaba levando-a de uma substituta qualquer para uma vigilante. Ryan Wilder se torna uma Batwoman diferente que Kate Kane – sua própria Batwoman -, mas com o mesmo entendimento do que significa ser uma heroína.
A ESPERANÇA
A primeira temporada de Batwoman teve diversos altos e baixos, mas apesar disso ganhou espaço. O show nos deu, a princípio, uma nova visão sobre como é uma mulher sem poderes combater o crime em Gotham City sem a ajuda de Wayne.
Assim, fica claro que Javicia Leslie foi contratada com intuito de assumir o lugar de Rose, mas não de Kate Kane, mudando o protagonismo para Ryan Wilder. Isso fica escrachado ao longo dos 40 minutos do primeiro episódio.
Por fim, o problema é como aceitar que Ryan já tenha aptidões para lutar contra o crime numa transição forçada. Sofreu, em suma, diversos tipos de preconceitos seja por ser pobre, pela sua etnia e até mesmo sexo. Entender como jogar o batarang, bem como a usar o Batmóvel, esfumaçar-se e aparecer atrás de alguém e como Wayne concluirá de que ela possa assumir o manto são perguntas que não querem calar e que somente assistindo os demais episódios teremos uma noção.
FICHA TÉCNICA
Título original: Batwoman
Temporada: 2
Data de estreia: dom, 17/01/21
Criação: Caroline Dries
Elenco: Javicia Leslie, Dougray Scott, Javicia Leslie, Rachel Skarsten, Camrus Johnson, Christina Wolfe, Meagan Tandy, Nicole Kang, Sam Littlefield, Warren Christie
Distribuição: HBO/Warner
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, aventura
Ano de produção: 2020
Classificação: 14 anos