Segundo Tempo crítica do filme 2019 (1)

Foto: Pandora Filmes / Divulgação

‘Segundo Tempo’ aborda temas pesados, mas falta profundidade

Taynna Gripp

Carl é um homem adulto que facilmente abre mão de suas responsabilidades, provando que idade e maturidade não caminham juntas. Já na primeira cena de Segundo Tempo (Second Half), isso fica claro quando Carl protela levar o pai, idoso e doente, ao hospital, porque está no meio de uma partida de futsal com os amigos do bairro.

Produzido e filmado em 2019, o filme será lançado esse ano e conta a história dos dois filhos de Helmut, alemão que veio para o Brasil muito novo e que, com a morte, deixa um buraco de incompreensão nos filhos, fazendo com que eles se envolvam em uma jornada rumo à terra natal do pai.

Segundo Tempo tem muitas ideias boas, principalmente a ideia na qual firma seu enredo central: conhecer nossas origens é cimentar o caminho para o conhecimento pessoal.

Leia também:

‘Volte Sempre’ e eternamente

Oscar 2023 consagra ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’: veja a lista completa dos vencedores

‘Luther: O Cair da Noite’ vai além de um simples filme de ação

Falha na execução

Infelizmente, apesar de boas ideias, o filme não tem a mesma boa vontade com a execução das mesmas, muitas vezes se perdendo no desenrolar das tramas. Parte da culpa pode ser do roteiro, que não se aprofunda em nenhuma escolha.

Ora aborda a vida imatura e desconexa de Carl, ora o quanto Ana pode ser uma filha boa e ao mesmo tempo caótica. Os irmãos não conseguem se conectar nem no pior momento, fica, a quem assiste, a sensação de que não existe um laço mínimo que seja que os una.

Ao atravessarem o oceano e irem parar em Frankfurt na busca por descobrir mais sobre o pai, Carl, que trabalha como profissional do sexo no Brasil, acaba se envolvendo em uma situação complicada e, nem assim, com horas de sumiço, a irmã parece se importar um pouco.

Estão, cada um deles, perdidos em suas próprias jornadas, acusando um ao outro de egoísmo enquanto claramente notamos que nenhum deles tinha um envolvimento real com o pai. O filho era só irresponsável e a filha nunca o conheceu de verdade, mesmo que o amasse.

Chance desperdiçada

Na Alemanha, eles descobrem mais de como o pai sobreviveu ao pior período da História da humanidade – a perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial – e têm a chance de preencher as lacunas deixadas por ele.

Enquanto Ana acredita que o pai não era um homem tão bom, mostrando ao público o quanto é pessimista em relação ao mundo, Carl enxerga apenas o lado humano e bom de Helmut, provando que continua sendo uma pessoa com olhar infantil sobre as relações humanas.

De um modo ou de outro, a direção e roteiro de Rubens Rewald não preenche muito as lacunas, permitindo que o público forme sua própria versão de quem foi ou não Helmut.

Um momento de quase tensão (um dos poucos do filme) é quando Ana consegue conversar com um antigo colega de turma do pai, que narra como foi a guerra vista de perto. Até mesmo essa cena fica em aberto, uma vez que o personagem mostrado assume que fazia parte das pessoas que acreditavam em Hitler, mas que o tempo mostrou que ele estava errado.

Pouco aprofundamento

Abordando assuntos pesados, Segundo Tempo não tem sucesso em se aprofundar nele. Tampouco tem quando trata assuntos mais leves como a relação entre os irmãos. Ao fim, a sensação passada em quase duas horas é que muita coisa foi contada sem que se chegasse a um consenso de qual delas deveria ter destaque.

Não conseguimos criar muita empatia com a dor dos personagens ou com a jornada de redenção que eles travam. Apenas é possível dizer que a humanidade é mesmo um mistério, e torcer para que Ana e Carl tenham encontrado um pouco de abrigo, nem que seja na memória do pai.

Onde assistir ao filme Segundo Tempo?

A saber, Segundo Tempo estreia nesta quinta-feira, 16 de março de 2023, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Segundo Tempo

Segundo Tempo: elenco do filme

Kauê Telloli

Priscila Steinman

Michael Hanemann

Ficha Técnica do filme Segundo Tempo

Título original do filme: Second Half

Direção: Rubens Rewald

Roteiro: Rubens Rewald

Duração: 107 minutos

País: Brasil, Alemanha

Gênero: drama

Ano: 2019

Classificação: 16 anos

Taynna Gripp

0

Créditos Galáticos: