Céu e Liniker se apresentam na Semana da Canção Brasileira 2021

Céu e Liniker se apresentam na Semana da Canção Brasileira 2021

Wilson Spiler

A canção popular volta ao centro das atenções durante a 6ª Semana da Canção Brasileira Online. O evento acontece entre os dias 19 e 25 de abril de 2021. O festival, assim, mantém seu principal objetivo. Promover a difusão, bem como a formação e o fomento da canção brasileira. Além disso, na programação, shows de artistas e bandas representativas do cenário nacional. Mas também haverá artistas da cidade inspiradora do projeto, São Luiz do Paraitinga, bem como oficinas e um festival competitivo de composição. Dentre os nomes confirmados estão Céu, Liniker, Anelis Assumpção e Zé Ibarra, por exemplo.

Shows

A saber, com toda programação acontecendo de forma remota, os shows terão duas modalidades. Apresentações gravadas e lives com conversas musicais. Nesta segunda modalidade os artistas vão poder, além de cantar e tocar ao vivo trechos de suas canções, conversar com o público sobre suas obras, ou mesmo sobre os novos rumos da música brasileira. Ainda durante a conversa serão exibidas três músicas pré-gravadas por eles e editadas pela equipe de produção.
Aliás, ambas as modalidades serão transmitidas pelo canal do evento no YouTube. O acesso será livre. Além dos nomes de projeção nacional, já citados, participarão as seguintes bandas convidadas de São Luiz do Paraitinga: Los Cunhados, bem como Quar’ De Mata, Estrambelhados e Despirocadas.

Oficinas

Por outro lado, as oficinas serão realizadas pela plataforma Zoom mediante inscrição pelo site do evento, sempre entre 15h e 17h. Primeiramente, no dia 19, Aprendendo a cantar com a canção popular, com Regina Machado, professora de graduação e pós-graduação em Música pela UNICAMP. Em seguida, no dia 20, A canção popular no século XXI, tradição, montagens e ressignificações, ministrada pelo compositor e doutor em criação musical pela ECA-USP, Sérgio Molina. Por fim, no dia 21, Canção Popular de tradição oral no Brasil, com Carlos Sandroni, professor de Etnomusicologia do Departamento de Música da UFPE.
Além disso, o festival da Semana da Canção Brasileira 2021 também será online seguindo as seguintes etapas. As inscrições foram até o dia 31 de março. Assim, após uma triagem do material recebido, avaliado por um júri, serão divulgados 12 finalistas. Destes, três sairão vencedores e terão suas músicas escolhidas exibidas no dia 21 de abril, no canal oficial do evento.
Em suma, o evento não pretende ser um festival competitivo de canções na medida em que um júri avalia o conjunto da obra do compositor para eleger os doze finalistas. Dessa forma, acredita-se revelar com mais consistência para onde apontam os novos rumos da canção brasileira.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

SERVIÇO DA SEMANA DA CANÇÃO BRASILEIRA 2021

Data: de 19 a 25 de abril (de segunda a domingo)
Shows: dias 20, 22, 23, 24 e 25 de abril
Oficinas: de 19 a 21/04, das 15h às 17h – inscrições pelo site
Festival: exibição dos vencedores dia 21/04, às 21h
Participação gratuita em todas as atividades
Local: inscrições no canal oficial do evento no YouTube

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA CANÇÃO BRASILEIRA 2021

19/04 (segunda)

15h: Oficina com Regina Machado: Aprendendo a cantar com a canção popular

 20/04 (terça)

15h: Oficina com Sergio Molina: A canção popular no século XXI
20h: Show Anelis Assumpção, participação Curumin (show gravado)

21/04 (quarta)

15h: Oficina com Carlos Sandroni: Canção popular de tradição oral no Brasil
21h: Exibição dos vídeos das canções vencedoras do Festival da Semana da Canção

22/04 (quinta)

18h: Live – conversa musical com Quar’de Mata
21h: Live – conversa musical com Liniker

23/04 (sexta)

20h: Show Céu (show gravado)
21h: Live – conversa musical com Estrambelhados

24/04 (sábado)

15h: Live – conversa musical com Despirocadas
18h: Live – conversa musical com Los Cunhados
21h: Show Zé Ibarra (show gravado)

25/04 (domingo)

18h: reexibição dos shows e das músicas gravadas pelos participantes das lives

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN