
‘Seven’: O clássico moderno que celebra 30 anos de lançamento
Bruno Oliveira
Seven: Os Sete Crimes Capitais é um dos grandes clássicos modernos do cinema. Ele foi lançado em 1995 e esse ano está completando 30 anos. Para comemorar esse feito, o longa voltou aos cinemas em alguns lugares selecionados e eu tive o prazer de revê-lo da forma mais certa possível. Esse é um dos filmes que mais me marcou justamente por ter um final cruel e nada feliz. Por muito tempo ficou no meu imaginário e é muito bom notar que mesmo depois de tanto tempo ele continua impactante. Mesmo sabendo o que vai acontecer, um arrepio na espinha é inevitável e a sensação de ver algo excepcional veio à tona novamente.
Sinopse
Dois policiais, um jovem e impetuoso David Mills (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar, William Somerset (Morgan Freeman), são encarregados de uma perigosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais. O filme nos leva dos restos torturados de uma vítima para a próxima enquanto o sociopata John Doe (Kevin Spacey) faz um sermão para os detetives Somerset e Mills.
- MaXXXine ‘encerra’ a franquia com um sorriso amarelo
- ‘Paradise’ tem tudo para ser um grande sucesso do Disney+
- Grammy 2025: Kendrick Lamar lidera vitórias e Beyoncé faz história!
Uma equipe de milhões
Seven marca o segundo filme de David Fincher na direção de um longa. Tinha estreado com Alien 3 (1992), mas sua experiência no set de filmagem foi horrível devido aos pitacos de produtores. Ele jurou nunca mais dirigir nenhum filme. Bastava chegar um roteiro certo junto com a promessa que ele faria tudo do jeito dele. Andrew Kevin Walker foi o responsável por escrever esse texto maravilhoso e logo, Fincher foi convencido a fazê-lo. Brad Pitt (Os 12 Macacos), Morgan Freeman (Um Sonho de Liberdade), Kevin Spacey (Os Suspeitos) e Gwyneth Paltrow (Shakespeare Apaixonado), que eram bem grandes na época, se juntaram ao elenco e pronto, tínhamos uma equipe que iria fazer história no cinema.
Um clima noir com um final inesquecível
O visual noir, sujo, escuro e triste com aquelas chuvas torrenciais que não paravam nunca deu o tom do que vemos em tela. Esse clima já nos deixa um pouco pra baixo. Junta tudo isso com um assassino que mata suas vítimas de modo cruel e bem elaborado e nossa energia cai muito pela metade. Isso é essencial para nos sentirmos imersos nessa cidade suja e para nos preparar para o final que ninguém estava esperando. Por ironia, ou não, somente na sequência final é que vemos o sol pela primeira vez em todo o longa. E que cena. Diálogo perfeito, com interpretações ótimas e com um clímax dilacerador. Ouso dizer que é um dos melhores finais da história do cinema. Deve ter sido a primeira vez que vi um final cruel e que me deu a sensação de ter visto algo especial.
O filme ainda se mantém atual
Assisti-lo de novo abriu minha mente para mais detalhes. Ver como o mundo se comportava há 30 anos foi o que me chamou mais atenção. Em um mundo onde a internet ainda estava engatinhando, nossos protagonistas iam procurar pistas na biblioteca. Na falta de um telefone celular, recebiam mensagens pelo pager. Pode parecer besteira, mas são detalhes que marcam e datam uma época. Mesmo assim, é lindo notar que o longa ainda se mantém sem parecer algo ultrapassado. A direção é bem competente e junto com o roteiro quase redondo temos realmente um clássico em mãos.
Conclusão
Seven: Os Sete Crimes Capitais é um filmão e já perdi as contas de quantas vezes fui redundante nesse texto. Mil perdões por isso, mas agora acho que todos sabem que essa é uma das obras que formou meu caráter e gosto pelo cinema. Gostaria de tê-lo assistido junto com alguém que nunca o tivesse visto. Queria ver se o impacto para ela também existiria, já que no mundo de hoje muitas obras do tipo já são mais difundidas de forma normal e não de um modo extraordinário. Para quem nunca viu, fica minha dica básica para ele.
Onde assistir ao filme Seven: Os Sete Crimes Capitais?
O filme Seven: Os Sete Crimes Capitais está em cartaz nos cinemas e disponível para os assinantes do MAX.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Elenco de Seven: Os Sete Crimes Capitais
Morgan Freeman
Brad Pitt
Kevin Spacey
Gwyneth Paltrow
R. Lee Ermey
Hawthorne James
Trailer – Seven: Os Sete Crimes Capitais
Ficha Técnica – Seven: Os Sete Crimes Capitais
Título original: Se7en
Direção: David Fincher
Roteiro: Andrew Kevin Walker
Data de estreia: 15 de dezembro de 1995 (data original); 30 de janeiro de 2025 (relançamento)
Duração: 127 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: thriller policial
Ano: 1995
Classificação: 16 anos