10 curiosidades sobre Jason Voorhees e ‘Sexta-Feira 13’
Stenlånd Leandro
Em maio de 1980, chegava aos cinemas um dos filmes slasher mais famosos da história: Sexta-Feira 13. A princípio, mais um filme de terror como qualquer outro, mas o que ninguém imaginava era que Sexta-Feira 13 e seu protagonista Jason Voorhees ficariam marcados para sempre no imaginário dos amantes do terror e se tornaria referência dentro do gênero.
Dos anos 1980 até hoje, Sexta-Feira 13 ganhou inúmeras sequências, aterrorizou os apaixonados pelo sombrio e faturou muito dinheiro. O lendário Jason consegue ser reconhecido por crianças e adultos de diversas idades. Aliás, até hoje é uma das fantasias de Halloween mais usadas. Embora amada por muitos, a franquia de Jason foi bastante criticada. Isto porque ela mostrou toda a genialidade de Tom Savini ao criar efeitos especiais e maquiagens aterrorizantes para produções cinematográficas.
Inesperadamente, a produção sangrenta que movimentou a indústria cinematográfica da época chegou até ser proibida na Finlândia por conter muitas mortes sem motivo. Nostálgicos da época do VHS e das reprises na TV durante as madrugadas conhecem bem o homem atrás da máscara de hóquei. Pela DarkSide Books, Jason ganhou um edição sangrenta de Sexta-Feira 13: Arquivos de Crystal Lake com tudo o que os fãs de um dos slashersmais famosos do cinema merecem. Foram fotos inéditas, bastidores exclusivos e entrevistas com os atores, além dos clássicos pôsteres dos filmes.
As histórias que tornaram Jason imortal na mente de todos foram marcadas por particularidades que todo filme faz questão de ter. Confira algumas curiosidades sobre Sexta-Feira 13:
1- 13 Fanboy
Deborah Voorhees, que interpretou Tina em Sexta-Feira 13: Um Novo Começo – sim, a atriz possui o mesmo sobrenome do conhecido assassino da série – resolveu reviver o clássico e está dirigindo um filme classificado como meta-slasher. Basicamente, ele revive a história e conta com diversos artistas que já passaram pela franquia. Segundo o Bloody Disgusting, Corey Feldman, que interpretou o jovem Tommy Jarvis no quarto e no quinto filme da série – o Bocão, de Os Goonies, também fará uma aparição especial em 13 Fanboy. O filme está previsto para estrear em outubro deste ano.
2- Mais de 10 máscaras ao longo do tempo
Jason Voorhees teve 12 máscaras ao longo dos filmes da série Sexta-Feira 13. A máscara de Jason foi desde um saco de pano amarrado na cabeça – quando ele ainda era criança – até uma versão futurista de sua clássica máscara de hóquei usada em Jason X, lançado em 2001.
3- Sucesso de faturamento
O primeiro Sexta-Feira 13 custou cerca de 550.000 dólares – mas depois a bilheteira chegou perto dos 465 milhões. Ou seja, um verdadeiro sucesso da história do terror.
4- O primeiro Jason nos cinemas tem uma banda chamada First Jason
O ator que interpretou Jason Voorhees nos cinemas pela primeira vez teve uma banda de rock chamada First Jason. Em entrevista, o ator Ari Lehman disse: “First Jason é uma experiência musical que quer mostrar a mente de Jason Voorhees. Nos filmes, Jason fica em silêncio, a nossa banda é a voz de Jason Voorhees”.
5- Deformações
Tom Savini, maquiador do longa, achou que seria melhor que Jason, sem a máscara, fosse deformado. Portanto, ao se envolver com os personagens, criou as deformações de Jason.
6- Recordista no número de vítimas
Jason tem um currículo imbatível no número de vítimas. Desde a última contagem do portal Rotten Tomatoes, o slasher mais famoso dos cinemas tinha matado 146 pessoas – das maneiras mais cruéis possíveis. Sem dúvidas, um recordista e tanto.
7- Prejuízo para os acampamentos
Na época do primeiro filme, no início dos anos 1980, a procura por acampamentos de férias nos Estados Unidos diminuiu em 69%. O homem atrás da máscara de hóquei entrou na mente dos jovens e deu prejuízo nas férias de verão.
8- Jason Voorhees se chamava Josh
Hoje, é impossível não ouvir seu nome e automaticamente vincular aos filmes. Jason se tornou maior do que o próprio filme que estrelava. Mas nem sempre o temido e silencioso personagem se chamou Jason. A saber, a primeira escolha de Victor Miller, roteirista do filme, foi Josh Voorhees – Jason certamente soou melhor aos seus ouvidos.
9- Trilha sonora sinistra
A saber, a clássica e amedrontadora trilha sonora que antecipava as mortes do temido Jason é de autoria de Harry Manfredini. A voz que sussurra “ki-ki-ki … ma-ma-ma” seria a voz de Jason quando criança, gaguejando “Matar, matar, matar … Ma, Ma, Ma“.
10- Crystal Lake existe de verdade
O acampamento Crystal Lake, de Sexta-Feira 13, existe na vida real e fica em Hardwick, Nova Jersey. O local, na verdade, se chama Camp No-Be-Bo-Sco e serviu de locações para as filmagens do famoso acampamento. Este acampamento era onde Jason morava com sua mãe, Pamela. Até os dias de hoje, o local preserva objetos e lembranças das filmagens. Já em Crosby, uma estátua de Jason pode ser encontrada no fundo de um lago muito frequentado por mergulhadores. O susto deve ter sido grande para os primeiros desavisados que avistaram a estátua no local.