SHINee não inova com ‘Superstar’, mas mantém memória de Jonghyun viva
Fernanda Fernandes
No final de junho, o grupo de k-pop SHINee lançou um novo EP de nome Superstar, contendo dois singles inéditos: “Superstar” e “Seasons”. Além disso, também faz parte do EP as músicas “Don’t Call Me”, “Closer” e “Atlantis”. As duas primeiras do álbum Don’t Call Me, o sétimo do grupo e o segundo lançado desde a morte do integrante Kim Jonghyun em 2017. Já “Atlantis” faz parte da reedição do disco.
No entanto, é impossível falar de SHINee sem mencionar o que aconteceu com Kim Jonghyun. Ele era membro do grupo desde o início das atividades em 2008. Além disso, também lançou dois álbuns solo pelo nome artístico de Jonghyun: o She Is (2016), assim como o póstumo Poet | Artist (2018).
-
Marisa Monte nos acalma e traz esperança em novo álbum ‘Portas’
-
Cantora Linda Ramalho prepara repertório autoral para o pós-pandemia
O caso Kim Jonghyun
Aos 27 anos, Kim Jonghyun foi encontrado inconsciente no hotel em que estava morando. Enquanto isso, na frigideira, queimava um pedaço de carvão. Quando se queima um pedaço de carvão é liberado monóxido de carbono, um gás que pode ser letal se inalado em grandes quantidades. Levado ao hospital, ele acabou não resistindo. Entretanto, o cantor ainda deixou uma carta para que fosse tornada pública, na qual ele expunha sua tristeza consigo mesmo e com o mundo.
A saber, Kim Jonghyun não foi o único artista a cometer suicídio na época. A cantora e atriz Sulli, do grupo F(x), chegou a prestar tributos ao músico e, em 2019, também tirou a própria vida.
[youtube v=”jMNtQEqHdes”]
Homenagens
Ainda em 2018, o SHINee lançou o álbum The Story of Light – Epilogue e fez shows sem Jonghyun. Embora o grupo não tenha tido um hiato tão longo desde a morte do integrante, os integrantes estão sempre homenageando o amigo, seja em clipes ou falando publicamente sobre o assunto.
Dias antes do lançamento de Don’t Call Me, os integrantes comentaram sobre a data de aniversário de Jonghyun e a idade que ele estaria completando, ressaltando que eles o amarão para sempre. O clipe de “Atlantis”, música presente no EP Superstar, do SHINee, mostra, logo no início, o dia do aniversário do integrante. Além disso, a própria coreografia foi montada para que fosse realizada por cinco pessoas, ao invés de quatro. Numa forma de incluir Kim Jonghyun.
[youtube v=”PSYRbJjIT6U”]
Sobre o EP Superstar, do SHINee
Inicialmente, o novo EP do SHINee conta com uma sonoridade já conhecida do grupo. Além de letras com temáticas já tratadas pelo grupo em outras músicas, como o amor, superação e a busca por conhecer o desconhecido.
Por mais que não seja uma grande novidade do grupo, é notável que os quatro integrantes: Onew, Key, Minho e Taemin buscam honrar o legado de Jonghyun, fazendo o que todos sempre fizeram juntos. Assim, o SHINee conseguiu transformar um acontecimento muito triste em arte e superação.
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.