Sia Music filme álbum crítica

Em ‘Music’, Sia peca por equívocos e inexperiência

Fernanda Fernandes

Por mais que as intenções de Sia com seu filme musical, chamado Music, fossem as melhores, a cantora acaba por se equivocar em alguns pontos importantes da obra. No entanto, o novo álbum da artista, de mesmo nome do filme, acaba por mostrar mais de um mesmo trabalho que a cantora costuma apresentar. Logo, não é ruim, mas não é uma novidade. 
O Álbum
Em Music, a artista apostou principalmente nas faixas: “Hey Boy”, “Together”, “Floating Through Space” e “Courage to Change”. Todas são músicas divertidas e com letras positivas, como é o caso de “Floating Through Space”, que retrata a sensação de ter sobrevivido mais um dia. Contudo, acabam por não ser tão marcantes e profundas como as canções dos álbuns 1000 Forms of Fear e This is Acting
[youtube v=”JO0KjMapUqY”]
Em seguida, com relação aos videoclipes, caímos na mesma questão da falta de profundidade do álbum, exceto pelo clipe de “Together”, com uma estética vibrante e coreografias impecáveis. 
Outro ponto interessante é o clipe animado de “Hey Boy”, trazendo uma pequena lembrança das músicas produzidas pelo LSD (Labrinth, Sia e Diplo). Afinal, a Sia desenhada no clipe, lembra a cantora que aparecia na capa do álbum LSD e nos videoclipes. 
[youtube v=”vnfGni4_RlI”]

O filme musical

Agora, quanto ao filme Music, os equívocos de Sia com o filme estão muito além da produção. O roteiro do longa-metragem tem bastante potencial, assim como as atuações de Kate Hudson (Kazu) e Leslie Odom Jr. (Ebo Odom). A produção se propõe a contar a história de Music, uma jovem autista vivida por Maddie Ziegler, quando acaba por ter que viver com a meia-irmã, Kazu, que se tornou sua única guardiã. 
Um dos pontos negativos que o filme traz é o fato de mostrar uma percepção exagerada e bastante enganada de pessoas com autismo. O autismo é definido como um espectro porque apresenta diversos graus e características diferentes que tornam cada pessoa única. 
No entanto, se há alguém que se identifica com a Music, essa representação poderia ser feita de forma respeitosa e não caricata como acontece no filme de Sia. Parece mais uma tentativa de se divertir com a situação do que de tratar um tema com coerência. E também poderia ser interpretada por uma pessoa com autismo.
[youtube v=”AbUoJ7VmBeo”]

A polêmica que Sia criou

De acordo com Jane Harris, membro da National Autistic Society, em entrevista para a BBC, “Conhecemos e trabalhamos com muitos atores autistas talentosos e achamos que eles deveriam ter tido a chance de fazer o papel de um personagem autista”. Ainda mais se tratando de um protagonista. 
Outro ponto levantado por Jane Harris é a importância de diretores e produtores de filmes e séries de televisão consultarem pessoas autistas para poderem trazer uma percepção mais realista possível e mostrar os verdadeiros desafios de um autista na realidade. 
De acordo com Sia, ela, estranhamente, passou três anos pesquisando para realizar o filme Music. Além disso, teria escalado uma atriz autista para o papel da protagonista antes de escolher Maddie Ziegler. Entretanto, a cantora acabou por não reagir bem às críticas bem argumentadas de fãs e críticos especializados.
Music Sia filme álbum crítica

Inexperiência

Por fim, uma questão também importante é o fato de que Music é o primeiro filme dirigido pela Sia. Tanto que isso fica notável porque a obra não se sustenta, apesar da boa atuação da Kate Hudson.
A lição que fica de toda essa situação é que, se Music fosse co-dirigido pela Sia e por um diretor mais experiente, talvez a produção fosse diferente. Também percebemos que experiência é importante e boa intenção pode não gerar um bom trabalho. Recentemente, a cantora se desculpou pela realização e representação do autismo nele.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Ouça Music, de Sia

Trailer do filme Music, de Sia

[youtube v=”2fCiDz-RWUw”]

Ficha Técnica

Título original do filme: Music
Direção: Sia
Elenco: Maddie Ziegler, Kate Hudson, Leslie Odom Jr., Sia
Onde assistir ao filme ‘Music’: Google Play Filmes e YouTube
Data de estreia: 29/04/21
País: Estados Unidos
Idioma: inglês
Gênero: musical, drama
Ano de produção: 2020
Duração: 107min
Classificação: 12 anos

Fernanda Fernandes

Jornalista, tagarela, baixinha e que não vive sem um bom filme, livro ou dorama no fim do dia.
NAN