‘Sinestesia’: quando a Fé e a Ciência se complementam em suas coexistências
Mari Vieira
“Haverá um tempo em que a humanidade estará tão carente de sentimentos que precisaremos de máquinas para nos apresentá-los novamente.”
Já na capa do livro Sinestesia temos uma frase impactante: “Jura-me que sua causa e justa e eu a defenderei gratuitamente”. Certamente a mensagem central da trama se baseia nesta citação de Santo Ivo.
A obra de ficção científica da escritora mineira Cora Félix e publicada em 2021 pela Editora Cabana Vermelha tem 234 páginas e é um verdadeiro manifesto social.
Em um universo tecnologicamente modificado, androides e humanos dividem o mesmo planeta. A Terra é regida por dois polos de suma importância: a Ciência e a Fé, ambas se complementando em suas coexistências. Ou pelo menos, é assim que deveria ser.
- ‘Boa noite Punpun’, a obra prima de Inio Asano
- ‘DUNA’, de Frank Herbert, ou “Viajando sem se mover”
- ‘Royal City Vol.1: Segredos em Família’ tem história imersiva e interessante
https://www.instagram.com/p/CRzTEteFZpu/
Sinopse do livro Sinestesia
Século 25. O mundo é comandado por dois polos igualmente dominantes: a Fé, com bispos famintos por poder, que se aproveitam de uma religião distorcida; bem como a Ciência, na qual pesquisadores da robótica injetam a inteligência em novas criações e precisam de limites.
Um passo grande e irresponsável é dado e a linha tênue que separa a união delicada dos dois polos é quebrada.
Nesse mundo, Annelise Mitchell é chamada para voltar a trabalhar na Ciência e fazer o que faz de melhor, mas acaba sendo convidada a participar de uma investigação extraoficial, que pode envolver a segurança dela e das pessoas que estima.
Além disso, depara-se com uma criatura que faz todas as suas certezas entrarem em conflito: Annie estava surpresa ao ver como os androides criados pela Ciência eram belos, mas havia algo naquele que a intrigava e não era nada relacionado ao timbre mecânico quando ele falava, que sumia à medida que conversavam.
Ciência e fé
No primeiro ato da narrativa somos apresentados ao Padre Ivo, um homem de fé e coragem, cuja vida foi dedicada ao bem. Dono de uma mente brilhante, ele é capaz de criar coisas extraordinárias. No entanto, algo acontece com o padre que se perdura pela narrativa inteira, sendo emaranhada como uma teia de intrigas, mentiras e conspirações.
Por outro lado, Annie, uma jovem programadora, determinada, que estava no lugar errado na hora mais errada ainda, acabou sendo testemunha ocular de um crime. Por isso, acaba perseguida por marginais que desejam acabar com sua vida.
Durante a fuga, seu caminho se cruza com o do androide Seth, dotado de uma inteligência e sensibilidade fora dos padrões das máquinas. Daí por diante, Annie e Seth conduzem o restante da narrativa.
Veredito
O livro Sinestesia tem uma história com uma jornada muito bem elaborada. Todos os pontos são esclarecidos e o final é, de fato, surpreendente.
A obra aborda questões sociais como religião, assim como fé em prol de benefício monetário e a ciência em descrédito para manipulação das massas. Ou seja, mentiras repetidas muitas vezes para que acreditem que é uma verdade: a manipulação das informações.
Para quem fala que mulher não sabe escrever sci-fi, o livro Sinestesia prova o contrário com magnitude. Por outro lado, os fãs de críticas sociais também irão adorar a publicação.
Aliás, se interessou pela obra? Se sim, então apoie o ULTRAVERSO comprando-a pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa
Ficha Técnica do livro Sinestesia
Título do livro: Sinestesia
Autora: Cora Félix
Editora: Editora Cabana Vermelha
Gênero: Sci-fi/Distopia
Formato: 160x230mm
Páginas: 220
Capa: Brochura
Acabamento: Laminação fosca
Orelhas: 80mm
Papel: Avena 80gr (Amarelinho)
Ano: 2021
Onde comprar: Amazon