Sócrates crítica

‘Sócrates’ | CRÍTICA

Breno Rodrigues

Produzido por jovens do do Instituto Querô (uma ONG da Santos), onde se passa a história, bem como distribuído pela O2 Filmes, Sócrates trabalha ser mais que um simples longa. Afinal, o filme busca uma iniciativa coletiva que procura incluir no contexto uma parcela de pessoas normalmente ignoradas, um destaque através do cinema. Sucesso em diversos festivais de cinema e vencedor de prestigiados prêmios, chegou a vez do país origem conhecer a história de Sócrates nas telonas do cinemas brasileiros.

Leia mais:

‘SÓCRATES’ – ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O ELENCO [VÍDEO]
‘DIAS TERRÍVEIS PARA O CINEMA NACIONAL’ – RONEY VILLELA, ATOR DE ‘MEU MUNDIAL’ | ENTREVISTA
‘HEBE – A ESTRELA DO BRASIL’ | CRÍTICA

A trama

Sócrates aborda uma história simples, que mostra Christian Malheiros vivendo o personagem principal tendo de lidar com a repentina morte de sua mãe, assumindo o trabalho e boa parte de suas responsabilidades. Com direção de Alex Moratto, o filme tem a tensão como o principal ingrediente da trama. Sócrates é um jovem que não sabe praticamente nada da vida, e que tenta a duras custas prover o próprio sustento, bem como viver seus sonhos e pulsões mais básicos, à medida que sua vida desmorona.

As tentativas de trabalho que ele abraça esbarram não só em sua total falta de experiência com esses serviços, mas também a inabilidade em lidar com pessoas, maturidade e uma certa seletividade. Ao trabalhar após a morte da sua mãe, no que poderíamos chamar de sua “primeira chance”, Sócrates conhece Maicon (Tales Ordakji), um jovem com quem tem problemas num primeiro momento e que depois acaba por ter uma relação de carinho, afeto, aceitação e rejeição.

Onda de emoções

As muitas hipóteses que o filme abre se confundem em suas razões, uma vez  que não se sabe exatamente porque os sentimentos tão inversos e potentes, se é pela perda prematura da base familiar do garoto, ou pela simples descoberta decorrente da puberdade que floresce dentro e fora de Sócrates.

O maior diferencial do filme é como uma onda de emoções é refratada de forma tão simples e impactante em singelos 71 minutos. Assim como o quão genial é a simplicidade apresentada pelo filme que te leva de 0 a 100 em segundos e, de repente, te faz chorar e ficar em choque.

Sócrates filme

Tragédias e frustrações: emoção à flor da pele

O final de Sócrates é emocionante e mostra, em resumo, o desejo do personagem principal. Não só de cumprir o desejo da sua mãe, como também a sua “loucura” fica evidente. Afinal, o jovem garoto, ao realizar o que seria o sonho da sua progenitora, se entrega a uma quase morte. A não aceitação das pessoas e do mundo, bem como a própria auto-rejeição mental, podem se tornar destaques muito rapidamente de acordo com essa cascata de tragédias e momentos frustrantes na vida do garoto.

Apesar de um trabalho simples em sua idealização, Sócrates conta com um trabalho em conjunto de produção e elenco fenomenais. Dessa forma, é certamente um filme que vale e DEVE ser assistido!

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Sócrates
Direção: Alexandre Moratto
Roteiro: Alexandre Moratto, Thayná Mantesso
Elenco: Christian Malheiros, Tales Ordakji, Rosane Paulo
Distribuição: O2 Play
Data de estreia: qui, 26/09/19
País: Brasil
Gênero: drama
Ano de produção: 2018
Duração: 71 minutos
Classificação: 16 anos

Breno Rodrigues

NAN