Sônia Braga leva o troféu de Melhor Atriz por Aquarius, na IV Edição dos Prêmios PLATINO de Cinema Ibero-americano.  

Juliana Góes

Sonia Braga levou o prêmio de Melhor Atriz por Aquarius. Sônia, que havia recebido um Prêmio de Honra na primeira edição dos Prêmios Platino, no Panamá, derrotou Angie Cepeda, Emma Suárez, Juana Acosta e Natalia Oreiro.

Aquarius concorria também nas categorias de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção e Melhor Direção com Kleber Mendonça. O espanhol Pedro Almodóvar foi quem levou, brilhando na categoria de Melhor Diretor por Julieta, longa que recebeu ainda a estatueta de Melhor música para o três vezes indicado ao Oscar, Alberto Iglesias.

O Brasil estava representado ainda por Boi Neon, de Gabriel Mascaró, na categoria de Melhor Fotografia, com Diego García; Bruxarias, de Virginia Curia, na categoria de Melho Animação e Cinema Novo, de Eryk Rocha, ao PLATINO de Melhor Documentário. Os vencedores nessas categorias foram Un monstruo vino a ver-me (fotografia), Psiconautas, los niños olvidados (animação) e Nascido na Síria(documentário), respectivamente.

O filme Un monstruo viene a verme (Espanha), dirigido por J.A. Bayona, levou ainda outros três prêmios técnicos: melhor montagem, arte e  som.

O Prêmio de Honra da IV Edição dos Prêmios Platino foi para  o ator Edward James Olmos, por usa extensa e sólida carreira, bem como por seu trabalho a favor da comunidade latina na meca do cinema dos Estados Unidos.

A gala foi transmitida para 17 Canais de TV, incluindo o Canal Brasil. Foram concedidos prêmios para Desde allá, do venezuelano Lorenzo Vigas (Melhor obra de estreia) e para Esteban (Prêmio cinema para educação e valores), produção hispano-cubana de Jonal Cosculluela.

Cuatro estaciones en la Habana, protagonizada Jorge Perugorría e Juana Acosta, foi premiada como a Melhor Minissérie Ibero-americana para a TV.

A Gala de entrega dos prêmios Platino, que teve cobertura de mais de  350 jornalistas de vários países, contou com a participação de artistas como John Leguizamo, Rossy de Palma, Rob Schneider, Geraldine Chaplin, Antonia Zegers e Luisana Lopilato, entre outros.

Ao final da cerimônia, foi anunciada a próxima parada: a quinta edição acontecerá no México, na cidade de Cancún. Com apenas quatro edições, os Prêmios PLATINO de Cine Ibero-americano já se transformaram  no evento de maior difusão da sétima arte produzida em português e espanhol, sendo ainda a primeira premiação a englobar a industria audiovisual ibero-americana: 23 países unidos em um projeto comum.

Juliana Góes

Leonina, carioca, adora filmes e séries, apaixonada pelos animais, e não vive sem chocolate...
NAN