‘Sonic: O Filme’ | CRÍTICA
Silvia Almeida
*Critica publicada anteriormente no site parceiro Caderno Nerd
Um dos personagens mais queridos do vídeo game, chega às telas de cinema em Sonic: O Filme preparado para arrebentar as bilheterias. Sonic, o ouriço azul inicialmente foi criado pela Sega para substituir o mascote Alex Kidd em 1991.
Com isso, completa 29 anos bem-sucedidos de sua franquia com uma ambiciosa aventura: ser um sucesso na telona. Afinal, depois de dezenas de jogos, uma série de revistinhas, desenho animados, filmes de animação, o que mais restaria para um dos personagens mais queridos, famosos e bem-sucedidos, fazer antes de completar 30 anos de existência?
Para quem não sabe, Sonic não é um ouriço azul qualquer, ele tem o poder de ser super rápido correndo sob suas duas pernas. Ele também pode falar, e no filme, essa é uma de suas características mais impressionantes, como um bichinho pode falar tanto e tão rápido?
RECOMENDADO PARA A CRIANÇADA
Sonic: O Filme, super apropriado para crianças de todas as idades – especialmente aqueles que jogaram os jogos – conta a história de Sonic desde sua infância na sua terra Natal, explicando rapidamente como ele acaba chegando na Terra e morando em uma caverna super equipada nos arredores da cidade de Green Hills, Montana, cidade do interior dos Estados Unidos.
Lá, Sonic (voz de Ben Schwartz), adora observar os humanos. Em especial, o Chefe de Polícia da cidade Thomas Wachowski (James Marsden) – a quem ele se refere carinhosamente como “Capitão Rosquinha” – e sua esposa, a veterinária Maddie (Tika Sumpter).
Assim, O porco espinho consegue observar a vida das pessoas praticamente sem ser observado e, portanto, sem interagir com ninguém, o que o deixa muito solitário – um detalhe que adicionou complexidade ao personagem.
É nesse estado que Sonic um dia se descobre completamente sozinho no mundo, acabando, sem querer, causando um apagão em todo o noroeste dos Estados Unidos e, claro, chamando atenção dos militares e do estranho Dr. Robotnik (Jim Carrey).
UMA AUDACIOSA TENTATIVA
A saber, Sonic: O Filme é dirigido pelo novato Jef Fowley e roteirizado por dois nomes não tão conhecidos (Patrick Casey e Josh Miller).
O personagem se arrisca, mas sobrevive graças ao carisma do personagem principal. A história é simples, básica, mas quase perde o controle quando resolve lidar com questões existenciais como a solidão. E durante a famosa viagem de carro entre amigos, típica de filmes americanos, o filme cai na mesmice.
Felizmente, o longa-metragem é voltado para o público infanto-juvenil e desenhado para divertir. Então, o roteiro não é tão importante quanto as piadas. Isso deixa a equipe de efeitos especiais livre para brilhar.
Leia mais:
– ‘THE GREEN KNIGHT’ | FILME DO SOBRINHO DO REI ARTUR GANHA TRAILER: VEJA!
– ‘O GRITO’ DE 2020 É AQUELE FILME QUE NINGUÉM QUERIA | CRÍTICA
– ‘AVES DE RAPINA’, UMA HISTÓRIA SOBRE EMPODERAMENTO FEMININO E SORORIDADE
E, realmente, depois de quase destruírem o filme com o design de uma criatura esquisita, que apavorou críticos e fãs, a Paramount decidiu refazer o personagem. Assim, garantiu cada centavo reinvestido na película.
A produtora contratou Tyson Hesse, já experiente com a franquia após ter participado da equipe de arte de alguns jogos e de ter contribuído para os quadrinhos do nosso amigo azul, que redesenhou completamente o Sonic.
De fato, o personagem ganhou um visual que é muito mais semelhante ao original. Assim, a nova versão tem olhos maiores – o que dá um ar mais infantil ao personagem – e perdeu a dentadura, que realmente tornava o querido ouriço em um bicho assustador.
O VEREDITO
Assim, Sonic: O Filme tem apenas 1 hora e 30 minutos, tempo perfeito para um filme infantil. O longa-metragem tem uma trilha sonora empolgante e cenas de efeito bem utilizadas. Há uma cena em um bar que é especialmente interessante – e personagens bem caracterizados, Jim Carrey está muito bem como Dr. Robotnik arqui-inimigo de Sonic.
Ademais, a abertura do filme usando os anéis do jogo com o logo da Paramount trás um ar divertido e leve. Isso também está incluso nos créditos com imagens do nosso ouriço em 16-bit. Ademais, não levantem logo das cadeiras, o filme trás um cena pós créditos que eu tenho certeza que empolgará aos fãs da saga. O longa estreou ontem nos cinemas.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Sonic: The Hedgehog
Direção: Jef Fowley
Elenco: Jim Carrey, James Marsden, Tika Sumpter
Distribuição: Paramount Pictures
Data de estreia: qui, 13/02/20
País: Estados Unidos, Japão
Gênero: Aventura
Ano de produção: 2019
Duração: 99 minutos
Classificação: Livre