‘Spiderhead’ e o medo de ser “grande demais para mentes pequenas”
Matheus Soares
A literatura já aborda temas como o controle de liberdade há muito tempo. A primeira distopia escrita se chama NÓS, servindo de inspiração para várias obras. Inclusive para a “cópia que deu certo”, conhecida como 1984. Mas não é somente esse livro que aborda a trama do livre-arbítrio e como o mundo seria melhor com alguém controlando a todos. “Escape From Spiderhead” é um conto do The New Yorker que serve de inspiração para Spiderhead (2022), o novo filme da Netflix, protagonizado por Miles Teller (Top Gun: Maverick) e Chris Hemsworth (Thor: Ragnarok).
A história narra uma prisão diferente das normais, com um pouco mais de conforto, onde, em troca, os presos são usados como cobaias para empresa farmacêutica em troca de redução de pena. Pelo menos é isso que eles pensam. Na verdade, o milionário Steve (Hemsworth) está desenvolvendo uma droga de controle de comportamento capaz de fazer as pessoas obedecerem qualquer ordem. Além disso, ele guarda alguns segredos que podem estragar todo seu “esquema”.
Leia também:
‘Centauro’, um remake que cumpre o que promete
‘Luta pela Fé: A História do Padre Stu’ traz Mark Wahlberg em uma de suas melhores atuações
O medo de arriscar
Imagine ter Chris Hemsworth atuando de forma sublime e, ao seu lado, Miles Teller, que está arrasando em Top Gun. Juntos, eles têm uma química ótima em cena. Agora pense em como não saber utilizar esses talentos no momento crucial do filme. Pois é isso que acontece. Por medo de ser “grande demais para mentes pequenas”, Joseph Kosinski se rendeu à mediocridade.
Enquanto o conto original se debruça em uma discussão sobre a liberdade e suas consequências, o longa se limita à justificativa de “paz e harmonia” por conta de um trauma de infância do milionário Steve. Tantos assuntos que poderiam ser abordados, principalmente pelo fato de os milionários sempre tentarem burlar a ética para controlar a massa.
Enfim, Spiderhead tinha um prato cheio para discussões, para fazer o filme ser lembrado, mas acabou se rendendo ao clichê de ação blockbuster, onde tem luta, perseguição e um “final feliz”.
Onde assistir ao filme Spiderhead, da Netflix?
A saber, Spiderhead está disponível para assinantes da Netflix desde sexta-feira, 17 de junho de 2022.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer de Spiderhead, da Netflix
Elenco do filme Spiderhead, da Netflix
Miles Teller
Jurnee Smollett
mark paguio
Tess Haubrich
Chris Hemsworth
Ficha Técnica
Título original do filme: Spiderhead
Direção: Joseph Kosinski
Roteiro: Paul Wernick e Rhett Reese
Duração: 107 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: ficção científica e suspense
Ano: 2022
Classificação: 16 anos