O impacto cultural de Star Wars no mundo

Wilson Spiler

Nesta segunda-feira, o canal oficial de Star Wars divulgou um vídeo bem interessante sobre a franquia. Assim, podemos ter uma noção do impacto cultural da saga no mundo. O registro tem cenas de bastidores das três trilogias, incluindo do ainda inédito A Ascensão Skywalker. Nele, temos acesso a depoimentos exclusivos da equipe sobre a importância dos filmes em suas vidas. Confira no fim do texto.

Sobre Star Wars

Lançado em 1977, o primeiro filme da franquia, Star Wars (mais tarde intitulado de Uma Nova Esperança -Episódio IV por ser o quarto na ordem cronológica), foi escrito e dirigido por George Lucas. Na época, foi um sucesso de público, se tornando a maior bilheteria de todos os tempos, arrecadando mais de US$ 775 milhões. A produção recebeu muitos prêmios. Inclusive, o longa recebeu 11 nomeações ao Oscar, tendo vencido em sete categorias: Trilha Sonora, Som, Direção de Arte, Figurino, Edição, Efeitos Visuais e Edição de Som. Devido ao sucesso, obviamente, o longa ganhou uma trilogia, igualmente bem-sucedida, com O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi..

Leia mais:

JEDICON TRAZ MARATONA DE FILMES PARA ‘STAR WARS: A ASCENSÃO SKYWALKER’
CCXP19 | PAINEL DE “STAR WARS: A ASCENSÃO SKYWALKER” TERÁ DIRETOR E ELENCO DO FILME
MULTIVERSO | STAR WARS: O FIM E UM NOVO RECOMEÇO

Depois de 16 anos sem nada novo lançado, a franquia ganhou uma nova trilogia, em 1999, com A Ameaça Fantasma. Desta vez, contando uma história anterior à original, mostrando como Anakin Skywalker se transformou em Darth Vader em O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith. Embora os novos filmes não tenham sido tão recebidos pela crítica, também fizeram bastante sucesso de bilheteria, garantindo fôlego à saga.

Após a compra da Lucasfilm pela Disney, Star Wars voltou com força total aos cinemas em 2015. A saber, O Despertar da Força é, ainda hoje, a maior bilheteria da história dos Estados Unidos. No mundo, o filme ocupa a quarta posição de todos os tempos, com mais de US$ 2 bilhões de arrecadação. Um verdadeiro fenômeno. E as produções seguintes mostraram força, provando que a expectativa para A Ascensão Skywalker é, de fato, altíssima.

Sobre ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’

A saber, ainda não há detalhes sobre a história, descrita apenas como “os sobreviventes da Resistência encaram a Primeira Ordem mais uma vez no capítulo final da saga Skywalker”.

Apesar dos acontecimentos com Luke Skywalker em Os Últimos Jedi, Mark Hamill foi confirmado no elenco do filme. Carrie Fisher, que faleceu em dezembro de 2016, também estará na produção com cenas feitas originalmente para O Despertar da Força. Outra novidade dos filmes clássicos é o retorno de Billy Dee Williams como Lando Calrissian. Além disso, Daisy Ridley, John Boyega e Oscar Isaac também retornam ao elenco.

Enfim, dirigido por J.J. Abrams, Star Wars: A Ascensão Skywalker estreia no Brasil em 19 de dezembro. Os ingressos já estão disponíveis para pré-venda nos sites das redes de cinema.

::: VÍDEO

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN