‘Stellar Blade’ prova que pequenos estúdios conseguem desenvolver títulos grandes

Felipe de Andrade

E temos em mãos mais um título que faz parte dessa onda de exclusivos que o PlayStation 5 vem recebendo de estúdios parceiros ao longo do início de 2024. O jogo em questão é Stellar Blade. Anteriormente conhecido como Project Eve, este é o terceiro título desenvolvido pelo estúdio coreano Shift Up. O mesmo responsável por Destiny Child e Godess of Victory: Nikke, ambos para mobile), sendo o primeiro para consoles.

Em seus trailers de gameplay a impressão passada era que o título seria de ação desenfreada, como Devil May Cry e Bayonetta. Mas, ao testar o exclusivo percebi que sua jogabilidade mais cadenciada e estratégica remete muito mais a títulos como Nier Automata e Star Wars Jedi. E até mesmo ao recente A Ascensão do Ronin, outro exclusivo da Sony.

Influências

O jogo faz uso de diversos elementos de características de vários games. Ele se classifica como um jogo de ação com elementos de RPG, souls like, e até mesmo metroidvanias, dadas as suas mecânicas de exploração ao longo da campanha.

E falando em campanha, ela conta com uma história muito criativa e que nos brinda tanto com surpresas, quanto com drama e plot twists na medida certa. Tudo é fruto da mente de Kim Hyung Tae, o diretor do jogo e fundador do estúdio Shift Up.

Stellar Blade

Kim Hyung Tae

Ele também resume muito bem o plot da jornada de Eve, a protagonista de Stellar Blade: “O futuro da humanidade está no fio de uma lâmina. Criaturas estranhas poderosas devastaram a Terra e os sobreviventes da raça humana fugiram para uma colônia no espaço sideral.

Após deixar a Colônia, EVE chega às ruínas desoladas do nosso planeta com uma missão muito clara: reconquistar a Terra para salvar a humanidade dos Naytibas, a força malevolente responsável por sua devastação.

Mas conforme a EVE confronta os Naytibas um a um e desvenda os mistérios do passado que estão escondidos nas ruínas da civilização humana, ela percebe que essa missão é muito mais complicada”.

Parcerias

Em sua aventura, a Eve forma parcerias com outros personagens. Os mais corriqueiros são: Adam, um coletor de recursos que salvou a protagonista de um naytiba não identificado; Lily, engenheira do esquadrão aéreo que após um resgate decide acompanhar a Eve dando suporte aos seus equipamentos; e Orcal, homem sábio e misterioso, considerado profeta por muitos, é líder de Xion, a última cidade humana na Terra.

O destino dos quatro se vê entrelaçado quando Eve percebe que para concluir sua missão de destruir o naytiba alfa para salvar a Terra. Ela pode ajudar a reconstruir Xion, salvando seus habitantes no processo.

Cenários 

A exploração dos cenários ao máximo é bem recompensadora em Stellar Blade. Apesar de ser bem linear, o jogo possui áreas semiabertas onde sempre é possível encontrar locais secretos com itens que garantem diversas melhorias, como aumento das barras de vida, escudo ou energia. Além de equipamentos com bônus passivos de ataque e defesa, como exoespinhas e componentes de proteção ou dano. Em locais ainda mais bem escondidos é possível descobrir novos nanotrajes, brincos, skins para aparência do dróide e muito mais.

Droide

O droide é uma peça chave para a exploração. Com ele é possível  hackear fechaduras  e escanear a área ao redor, fornecendo a localização de inimigos, itens e objetos usáveis. Este recurso não é nenhuma novidade em jogos de ação, utilizado em diversos deles. Porém, aqui a execução é perfeita. Ela se torna um recurso imprescindível para a exploração dos mapas, caso algo passe batido tamanha a riqueza de detalhes dos cenários e objetos que os compõem.

De tempos em tempos encontramos acampamentos que servem para salvar o progresso, recuperar a vida, abastecer itens equipados e munições, fazer compras, aprender habilidades, aprimorar trajes, armas e equipamentos e, de bônus, serve como um ponto de viagem rápida. Entretanto, como nada é de graça, descansar para salvar ou encher a vida irá reviver os inimigos da área destruídos.

Andanças

Em suas andanças Eve irá encontrar com alguns comerciantes. Eles podem vender desde informações a upgrades e até  nanotrajes. E todos possuem uma coisa em comum, é possível fazer amizade com eles ao realizar transações com frequência. Conforme o nível de afinidade cresce, novos itens aparecem para venda, além dos donos da loja lojas se sentirem mais à vontade para contar mais sobre suas histórias e segredos.

O sistema de missões é bem simples e conta com as principais, ligadas diretamente a progresso da história do jogo; as secundárias, que são os pedidos de ajuda gerados ao conversar com NPCs e ouvir suas histórias; e as opcionais, obtidas comprando com informantes ou através dos quadros de aviso de Xion por exemplo, onde uma lista de pedidos diversas aparece atualizada de acordo com o progresso da história.

Missões

Todas as missões garantem dinheiro, pontos de habilidade ou experiência, que acumulados o suficiente libera pontos para usarmos dentre cinco árvores de habilidades existentes. No início temos 3 disponíveis, com as outras 2 sendo liberadas pelo meio da campanha.

Uma delas é a Beta, que nada mais é que os ataques especiais desferidos por Eve e que consomem energia beta, que se acumula durante os combates. Dentre algumas dessas habilidades temos o golpe triplo; um super golpe cortante que temos a opção de carregar; onda de choque com suas rajadas de energias; quebra-escudo, causando danos elevados na defesas inimigas. Todas as habilidades beta ficam à nossa disposição para melhorarmos algumas vezes adicionando novos efeitos e muito mais dinamismo ao combate.

Batalhas

A grande maioria das batalhas irá demandar de alguma estratégia para avaliar tanto os movimentos dos inimigos, quanto o melhor momento para atacar. Devemos usar combos, ataques, defesas e esquivas de maneira balanceada principalmente contra os chefões, e é contra eles que o sistema de combate brilha, sendo que cada um deles é único dentro do jogo e contam com padrões de ataques exclusivos e poucos previsíveis. Outro ponto que chama a atenção é que eles variam muito de tamanho chegando a seres dignos dos gigantes que enfrentamos em Shadow of the Colossus.

Eve possui seu arsenal granadas, ataques básicos e fortes, que quando dominados geram sequências incríveis e brutais. Também  é possível realizar ataques à distância, em que o dróide que acompanha Eve se transforma em uma arma poderosa que é compatível com diversos tipos de munição. E, por fim, os ataques explosivos, golpes especiais que causam grande dano em área acertando vários inimigos ao mesmo tempo.

Ítens coletáveis

Stella blade, como não poderia deixar de ser, possui itens coletáveis que vão desde trajes e cortes de cabelo, a peixe de tipos variados e uma colação de latas bem difícil de ser completada. A cada 10 unidades coletadas aumentamos o estoque de diversos itens, e completando a coleção desbloqueamos o nanotraje Pérola Negra, um dos mais “reveladores” presentes no jogo, se é que você me entende.

Além do combate desafiador, da exploração recompensadora e de uma jogabilidade muito bem balanceada, Stellar Blade possui aspectos técnicos que fazem jus a nova geração. Para começar o estúdio Shift Up conseguiu a façanha de condensar o jogo completo em pouco mais de 30 GB de espaço ocupado no SSD, contrariando totalmente a tendência dos enormes jogos atuais. Mesmo com seus cenários gigantescos, texturas de altíssima qualidade para os cenários e personagens, eu física muito bem trabalhada, este é um grande feito merece ser citado.

Visual

Com relação ao visual do jogo, o estúdio fez um ótimo trabalho criando um mundo pós-apocalíptico com cenários grandiosos para serem explorados no mínimos detalhes atrás de objetivos, segredos e colecionáveis. Tudo o que é visto na tela é muito bonito e chamativo, quer seja uma cidade em ruínas, um grande deserto ou até batalhas no espaço. Todos os cenários dão uma sensação de grandeza do mundo do jogo e passam uma riqueza de detalhes criada com muito carinho pelos desenvolvedores.

Stellar Blade

NPCs

Os personagens vistos no jogo são muito bem construídos e se destacam uns dos outros com visuais e interpretações bem feitos, tornando até mesmo alguns NPCs únicos e marcantes durante a campanha. O estilo cyberpunk inconfundível criado pelo pessoal do estúdio consegue misturar grotesco e futurista de forma incrível em cada novo personagem que aparece na tela.

Inimigos

Os inimigos também não ficam atrás e possuem visuais e características únicas que os diferenciam dos monstros genéricos da maioria dos jogos de ação. Os naytibas são uma ameaça em potencial e mesmo os mais fracos podem derrotar Eve se o jogador se descuidar. Com braços que viram escudos ou armas, rabos que se transformam em chicotes, outros que cospem em projéteis pela boca, e até alguns mais animalescos, todos são muito bem desenhados e animados, além de possuírem visuais de meter medo.

Chefes

Os chefões são ainda maiores e únicos do ponto de vista técnico, com seus poderes, ataques e visuais grotescos e épicos. Todos eles garantem desafios sem igual durante a jornada.

Falando um pouco de Eve, seu corpo escultural é todo baseado na modelo coreana Shin Jae-eun.  “Achamos que o formato do corpo dela seria uma boa referência para a personagem que estávamos criando”, confirma o diretor do jogo, que ainda diz que criou apenas o rosto de Eve figitalmente. Coincidência ou não, o rosto dela é um dos pontos mais fracos do jogo, com outros personagens possuindo animações faciais ainda melhores que as da protagonista.

Trajes destraváveis

Ela possui vários trajes destraváveis para equipar durante a campanha. Todos muito ricos em detalhes com diversos tipos de tecidos e materiais diferentes bem tratados na tela, seja pela iluminação ou pela física do jogo. Esta também é responsável por uma das animações mais realistas de cabelos de personagens já vista em um game.

Trilha sonora

Toda a trilha sonora do jogo é de autoria dos músicos do Studio Monaca,  o mesmo estúdio japonês responsável pelas músicas de Nier. A maioria das faixas que tocam durante a exploração tem um belo canto e é muito agradável de ouvir, assim como as faixas épicas que rolam durante a ação brutal. Ambos sempre ajudando com a imersão de forma impecável.

Os efeitos sonoros também são incríveis aqui. Os gritos, os berros dos inimigos, sons de máquinas, barulho de passos, tiros e espadadas, somados ao som ambiente nos transportam para o que está rolando na tela com muita facilidade ao fazer uso do poderoso áudio 3D do console da Sony, principalmente através do Headset Pulse 3D do PlayStation 5.

Português BR

Stellar Blade está totalmente convertida para o nosso idioma, possuindo legendas e dublagens em português brasileiro. Fato confirmado com o lançamento da demo no final do mês de março. Uma curiosidade é que toda a parte de localização do jogo ficou por conta da Sony PlayStation, deixando a equipe da Shift Up focada no desenvolvimento do jogo.

Diversas opções de acessibilidade estão presentes, com modos pensados para quem pode ter enjoo por movimento, como níveis de desfoque de movimento e tremor de câmera; assistência visual para daltônicos ou pessoas com outras carências visuais; e, ainda, a calibração de várias ações atreladas ao dualsense para os jogadores que precisem de uma ajuda por causa de alguma variação do seu sistema motor.

Sensações

Stellar Blade faz um ótimo uso do feedback tátil e dos gatilhos adaptáveis do dualsense, garantindo boas sensações de tudo o que acontece na tela, sendo possível sentir gotas de chuva, passos, saltos, golpes, tiros e por aí vai. A pressão que o gatilho das armas causa e munições personalizadas e únicas, com cada um sendo sentido de forma diferente ao pressionar o R2 do controle.

Veredito

Esta é a prova que o estúdios menores conseguem desenvolver e lançar títulos grandes e de qualidade com alcance mundial. Com jogabilidade baseada nas franquias God of War, Sekiro, Dark Souls, Devil May Cry, Bayonetta e Nier, Stellar Blade tem tudo para agradar aos fãs destes e outros jogos de ação, além de poder ser o início de uma nova franquia exclusiva de sucesso para os consoles da Sony.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Prós

  • Jogabilidade balanceada
  • Visual incrível
  • Ótima trilha sonora
  • Combate desafiador

Contras

  • Animações faciais poderiam ser melhores
  • Save único para a campanha
  • Evolução lenta da personagem

Notas

  • Gráficos 5
  • Jogabilidade 4
  • Áudio 5
  • História 4
  • Diversão 5
  • Média geral 4.6

Felipe de Andrade

NAN