‘STILL: Ainda Sou Michael J. Fox’ é um belo material sobre a vida do ator
Bruno Oliveira
Se você tem menos de 20 anos é capaz de nem saber quem é Michael J. Fox. Talvez possa ter visto algum filme com ele, ou no máximo ter ouvido falar. Quem é mais velho que isso, certamente sabe o sucesso que esse rapaz fez nos anos 80. Principalmente, quando o assunto é ‘De Volta Para o Futuro‘, longa clássico que catapultou a vida do ator até a estratosfera. Depois desse sucesso estrondoso, o ator deu uma sumida e somente em 1997, ele revelou que estava sofrendo da Doença de Parkinson.
Leia mais:
‘Velozes e Furiosos 10’ é um excelente filme para os fãs da saga
‘A Mãe’ está longe de ser o filme do ano, mas faz o feijão com arroz direitinho
‘Tic-Tac: A Maternidade do Mal’: perca o seu tempo com algo um pouco melhor
O documentário nos mostra como está Michael J. Fox nos dias de hoje, ao mesmo tempo que ele faz um grande apanhado de sua carreira. Acompanhamos os dias ruins até o sucesso, e a descoberta de um diagnóstico que mudaria a sua vida. O que acontece quando no auge de sua carreira você descobre uma doença incurável que irá afetar a vida pessoal e profissional para sempre? Como uma pessoa otimista e inquieta consegue lidar com uma doença que piora com o tempo?
Do sucesso para a Doença de Parkinson, e da doença para os dias de hoje
A primeira parte do longa nos mostra como Michael J. Fox saiu de sua cidade natal e foi para Hollywood atrás de fazer sucesso. Ele chegou a passar fome por esse sonho a ponto de ter que vender todos os móveis de sua casa e querer desistir de tudo isso. A perseverança fez com que ele ganhasse um papel na série ‘Caras e Caretas‘ (1982-1989). Acredito que essa série não tenha chegado ao Brasil na época. O que sei é que foi graças a essa série que conseguiu o papel de sua vida em ‘De Volta Para o Futuro’. Tendo que conciliar os dois trabalhos ao mesmo tempo, quase sucumbiu ao estresse.
A segunda parte mostra quando ele descobriu a Doença de Parkinson, e foi mais cedo do que nós imaginamos. Em 1990, teve o primeiro indício desse tremor. A doença é um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores. Inicialmente, ele conseguia esconder por causa dos remédios que tomava que conseguia controlar. Com o tempo foi piorando, e só em 1997, quando ele estrelava a série ‘Spin City’ (1996-2001) que resolveu contar ao mundo o seu diagnóstico. O noticiário caiu em cima disso, porém para ele foi ótimo, pois pôde ser finalmente ele mesmo, sem precisar esconder nada.
Ponto para o diretor
O diretor Davis Guggenheim, que já venceu o Oscar de Melhor Documentário com ‘Uma Verdade Inconveniente‘ (2006), é o grande responsável por essa produção. A entrevista com o próprio Michael J. Fox são sempre reveladoras e vemos como o ator vive nos dias de hoje. Uma sacada dele muito boa, foi usar imagens antigas do ator encenando para ajudar a contar a história desse longa. Por muito tempo fiquei imaginando se não era técnicas de “deep fake”, mas passado o tempo pude perceber que era tudo imagens de arquivo realmente. Um grande ponto para o diretor aqui.
‘STILL: Ainda Sou Michael J. Fox‘ é um belo material sobre o ator. Por mais que seja um pouco doído vê-lo sofrendo com a doença, ao mesmo tempo vemos que ele está lidando com tudo da melhor forma possível. A aceitação da condição é um passo gigante para se tentar uma vida melhor, mesmo que ela deixe barreiras pelo caminho. Sei que tá cedo demais para isso, porém, já arriscarei minhas fichas nesse longa documental para futuras premiações.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer – ‘STILL: Ainda Sou Michael J. Fox’
Ficha Técnica
Título original: Still: A Michael J. Fox Movie
Direção: Davis Guggenheim
Roteiro: Michael J. Fox
Onde assistir: Apple TV+
Data de estreia: 12 de maio de 2023
Duração: 95 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Documentário, Biografia
Ano: 2023
Classificação: 12 anos