‘Submerged: Hidden Depths’ é um game divertido, porém esquecível
Guta Cundari
Submerged: Hidden Depths, game de 2015 lançado pela Uppercut Games, é algo que, jogando nos dias de hoje, precisa se ter um olhar pensando em sua época de lançamento. Os gráficos mudaram bastante, as maneiras de se produzir e avanços na modernidade dos consoles.
Ao dar o play no game no ano de 2022 devo dizer que não é fácil separar isso. Todos os problemas que o jogo apresenta claramente poderiam ter sido arrumados, mas decidiram simplesmente não fazer nada. Mas relaxa que vamos chegar lá.
- ‘Bright Memory: Infinite’ é extremamente curto e não justifica o preço
- ‘Endling – A Extinção é Para Sempre’ é comovente
- ‘Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge’ é o jogo definitivo para os fãs das tartarugas
Vivenciamos a história, pelo menos é o que parece, em Nova Iorque. Encontramos prédios, estátuas, pontes e muitos animais marinhos, principalmente por tudo estar submerso, trazendo sem muitas explicações que uma grande tragédia ocorreu no Mundo. Dois irmãos chegam após uma grande tempestade, e que com um deles machucado e doente, devemos buscar entre os prédios e destroços suprimentos que irão ajudar em sua recuperação.
Gameplay sem surpresas
O barco será nosso meio de transporte por toda a gameplay, facilitando chegar aos lugares. Podemos saber o que encontrar usando nossa luneta, que marcará em nosso mapa o suprimento ou algum item misterioso. Encontraremos não apenas itens de missão, mas peças que melhoram nosso barco, marcações que explicam o que era aquele lugar antes da grande enchente e grifos que contam um pouco da história – mesmo que não seja impossível entender muitas das vezes.
A gameplay contém apenas um tipo de puzzle, que é buscar todos os itens que possam existir naquele prédio. Conseguimos subir e descer facilmente, já que temos as marcações de escalada pelos pontos certos. Mas dependendo do prédio pode ser muito fácil acabar se perdendo, então é bom ficar bem esperto e decorar os caminhos. E devo admitir que nosso começo é super divertido ficar subindo, tudo na maior calma, mas chega mais para o final da campanha começamos a ficar cansados e pensando se está acabando.
Falta de aprofundamento
Durante nossa campanha, que pode durar pelo menos quatro horas, não enfrentaremos inimigos, não corremos contra o tempo e nem precisamos fugir. O jogador fará tudo no seu tempo feliz da vida. Sempre que encontramos um item de missão, que irá ajudar o irmão da protagonista, criaturas de aparência humanoide sempre aparecem observando nossos passos, mas que em nenhum momento se aproxima ou faz qualquer tipo de contato estranho. No começo é algo diferente e realmente novo, mas a falta de conteúdo pode tornar tudo um pouco entediante, principalmente por não existir um bom aprofundamento da história. Em muitos momentos adoraria entender mais como tudo aquilo aconteceu e quem são aquelas pessoas, mas nada é explicado para o jogador, trazendo uma certa frustração.
A jogabilidade é tranquila, mesmo que às vezes ocorra pequenos problemas para a personagem seguir o comando, sendo meio lento. Mas nada que irá atrapalhar sua jogatina de maneira que acaba irritando. Só iremos controlar o barco, andar, escalar e usar a luneta, sendo o controle mais simples que você pode imaginar em um game.
Já os gráficos e trilha sonora não são lá aquelas coisas. A falta de uma melhor textura nos personagens e alguns objetos acaba deixando tudo meio triste, já que a paisagem, momentos em que ocorrem tempestades e pôr do sol, acabam sendo lindos e marcantes. Já a trilha sonora, em certos momentos, até que muda bastante, mas nada que me faça lembrar da sonoridade mais depois que terminei a campanha, sendo totalmente deixada de lado – o que é uma pena.
Submerged: Hidden Depths – Veredito
Submerged: Hidden Depths é um game divertido em primeira instância, mas que pela falta de aprofundamento e não sabendo aproveitar os puzzles e ambientação, acaba sendo esquecível e dificilmente alguém vá querer jogá-lo daqui alguns anos.
Prós
- Ambientação
- Exploração
Contras
- História
- Mecânica
- Puzzles
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.