Suk Suk Um Amor em Segredo Crítica do Filme

‘Suk Suk – Um Amor em Segredo’ e o amor LGBT na terceira idade

Wilson Spiler

O filme Suk Suk – Um Amor em Segredo (Suk Suk) se passa em Hong Kong e apresenta a história homoafetiva entre Pak (Tai-Bo) e Hoi (Ben Yuen), dois homens idosos que juntos dividem momentos de sutileza e resistência enquanto lutam pelo direito de se amarem livremente.

Pak é um taxista que se recusa a se aposentar, enquanto Hoi é um pai solo aposentado. Em uma tarde qualquer no parque poderá mudar suas vidas completamente. Apesar de anos de pressão social e pessoal imposto pelos moldes de uma sociedade tradicional e conservadora, eles se orgulham das famílias que criaram por meio de trabalho árduo e determinação. No entanto, durante aquele breve encontro um desejo mútuo se desperta, algo que havia sido suprimido por anos e à medida que conversam e relembram suas histórias pessoais, eles também contemplam a possibilidade de um futuro juntos.

Decisões difíceis

De acordo com o diretor do longa, Ray Yeung, Hong Kong, a comunidade LGBT é geralmente mais aberta e a sociedade aceita mais os direitos dos homossexuais. No entanto, os homens gays mais velhos não puderam desfrutar dessas mudanças devido à sua adesão a valores culturais tradicionais estritos e laços familiares próximos. Assim, eles envelheceram mais reprimidos, tristes e sem coragem de serem eles mesmos.

Por isso, devido às suas circunstâncias individuais, Pak e Hoi têm decisões difíceis de tomar. Enquanto Pak parece ingênuo e hesitante no início, mas lentamente destrói sua hesitação; por outro lado, Hoi é autoconfiante por fora, mas ainda tradicional e conservador quando se trata de sua religião. Suas aparentes diferenças superficiais em experiências e atitudes escondem uma semelhança surpreendente em valores e pontos de vista. A questão é se eles podem abraçar seu verdadeiro eu e se apaixonar ou se voltam para a segurança, conforto e aceitação social de suas famílias?

Conceito de ‘casa’

Suk Suk – Um Amor em Segredo é um filme que pode ser dividido em dois gêneros: romance e drama. Afinal, conta uma história de amor sobre dois homens que se apaixonam pela primeira vez na terceira idade. Mas também retrata os dilemas que esses personagens enfrentam e as lutas para que não sejam julgados pela sociedade e, principalmente, seus familiares.

Além disso, o filme examina também o conceito de “casa”. Algo que fica dividido entre estar com as suas respectivas famílias ou em um lugar onde a pessoa se sente mais à vontade e confortável. Suk Suk – Um Amor em Segredo pretende refletir a condição e explorar as dificuldades desses homens gays e abrir um diálogo sobre suas circunstâncias e necessidades. Uma delas aborda uma casa de repouso (ou asilo, como preferir) para homossexuais, onde eles possam se assumir e, claro, ter a chance de se relacionarem para, quem sabe, encontrarem um novo amor.

Suk Suk Um Amor em Segredo Crítica de Filme

Conflito interno

Em determinado momento da obra, Hoi, que participa de um grupo de debate com homossexuais idosos, é questionado se não poderia falar em público para que o discurso da casa de repouso ganhe mais força. Ele diz que, apesar do apoio à causa, preferia se internar em um asilo comum, já que não quer que o filho saiba da sua orientação sexual.

O diretor Ray Yeung também trabalha muito bem essa dificuldade da dupla em assumir o relacionamento. Com planos abertos em momentos mais constrangedores para os personagens e tomadas mais fechadas, com close, quando os protagonistas aceitam quem eles são. O cineasta também emociona ao sintetizar em espaços vazios esse conflito interno enfrentado pelo casal.

Suk Suk – Um Amor em Segredo aborda diversas dificuldades da comunidade LGBTQIA+ e da terceira idade,  mas é, sobretudo, um filme sobre amor. E até onde vale a pena arriscar a sua comodidade para ser feliz.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Suk Suk – Um Amor em Segredo

Suk Suk – Um Amor em Segredo: elenco do filme

Tai Bo
Ben Yuen Ching
Patra Au Ga Man
Lo Chun Yip
Kong To
Lam Yiu Sing

Ficha Técnica

Título original do filme: Suk Suk
Direção: Ray Yeung
Roteiro: Ray Yeung
Distribuição: Vitrine
Data de estreia: qui, 09/09/21
Onde assistir ao filme ‘Suk Suk – Um Amor em Segredo’: nos cinemas
País: Hong Kong
Gênero: drama, romance
Duração: 92 minutos
Ano de produção: 2019
Classificação: 14 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN