‘Suk Suk – Um Amor em Segredo’ e o amor LGBT na terceira idade
Wilson Spiler
O filme Suk Suk – Um Amor em Segredo (Suk Suk) se passa em Hong Kong e apresenta a história homoafetiva entre Pak (Tai-Bo) e Hoi (Ben Yuen), dois homens idosos que juntos dividem momentos de sutileza e resistência enquanto lutam pelo direito de se amarem livremente.
Pak é um taxista que se recusa a se aposentar, enquanto Hoi é um pai solo aposentado. Em uma tarde qualquer no parque poderá mudar suas vidas completamente. Apesar de anos de pressão social e pessoal imposto pelos moldes de uma sociedade tradicional e conservadora, eles se orgulham das famílias que criaram por meio de trabalho árduo e determinação. No entanto, durante aquele breve encontro um desejo mútuo se desperta, algo que havia sido suprimido por anos e à medida que conversam e relembram suas histórias pessoais, eles também contemplam a possibilidade de um futuro juntos.
-
‘O Espião Inglês’ é mais do que uma aula de história: é cinema
-
‘Mate ou Morra’: previsível, divertido, violento e cheio de humor
Decisões difíceis
De acordo com o diretor do longa, Ray Yeung, Hong Kong, a comunidade LGBT é geralmente mais aberta e a sociedade aceita mais os direitos dos homossexuais. No entanto, os homens gays mais velhos não puderam desfrutar dessas mudanças devido à sua adesão a valores culturais tradicionais estritos e laços familiares próximos. Assim, eles envelheceram mais reprimidos, tristes e sem coragem de serem eles mesmos.
Por isso, devido às suas circunstâncias individuais, Pak e Hoi têm decisões difíceis de tomar. Enquanto Pak parece ingênuo e hesitante no início, mas lentamente destrói sua hesitação; por outro lado, Hoi é autoconfiante por fora, mas ainda tradicional e conservador quando se trata de sua religião. Suas aparentes diferenças superficiais em experiências e atitudes escondem uma semelhança surpreendente em valores e pontos de vista. A questão é se eles podem abraçar seu verdadeiro eu e se apaixonar ou se voltam para a segurança, conforto e aceitação social de suas famílias?
Conceito de ‘casa’
Suk Suk – Um Amor em Segredo é um filme que pode ser dividido em dois gêneros: romance e drama. Afinal, conta uma história de amor sobre dois homens que se apaixonam pela primeira vez na terceira idade. Mas também retrata os dilemas que esses personagens enfrentam e as lutas para que não sejam julgados pela sociedade e, principalmente, seus familiares.
Além disso, o filme examina também o conceito de “casa”. Algo que fica dividido entre estar com as suas respectivas famílias ou em um lugar onde a pessoa se sente mais à vontade e confortável. Suk Suk – Um Amor em Segredo pretende refletir a condição e explorar as dificuldades desses homens gays e abrir um diálogo sobre suas circunstâncias e necessidades. Uma delas aborda uma casa de repouso (ou asilo, como preferir) para homossexuais, onde eles possam se assumir e, claro, ter a chance de se relacionarem para, quem sabe, encontrarem um novo amor.
Conflito interno
Em determinado momento da obra, Hoi, que participa de um grupo de debate com homossexuais idosos, é questionado se não poderia falar em público para que o discurso da casa de repouso ganhe mais força. Ele diz que, apesar do apoio à causa, preferia se internar em um asilo comum, já que não quer que o filho saiba da sua orientação sexual.
O diretor Ray Yeung também trabalha muito bem essa dificuldade da dupla em assumir o relacionamento. Com planos abertos em momentos mais constrangedores para os personagens e tomadas mais fechadas, com close, quando os protagonistas aceitam quem eles são. O cineasta também emociona ao sintetizar em espaços vazios esse conflito interno enfrentado pelo casal.
Suk Suk – Um Amor em Segredo aborda diversas dificuldades da comunidade LGBTQIA+ e da terceira idade, mas é, sobretudo, um filme sobre amor. E até onde vale a pena arriscar a sua comodidade para ser feliz.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Suk Suk – Um Amor em Segredo
Suk Suk – Um Amor em Segredo: elenco do filme
Tai Bo
Ben Yuen Ching
Patra Au Ga Man
Lo Chun Yip
Kong To
Lam Yiu Sing
Ficha Técnica
Título original do filme: Suk Suk
Direção: Ray Yeung
Roteiro: Ray Yeung
Distribuição: Vitrine
Data de estreia: qui, 09/09/21
Onde assistir ao filme ‘Suk Suk – Um Amor em Segredo’: nos cinemas
País: Hong Kong
Gênero: drama, romance
Duração: 92 minutos
Ano de produção: 2019
Classificação: 14 anos