Survival Horror

Os 10 Melhores Games de Survival Horror

Alex Rodrigues

E finalmente soltamos a nossa lista dos 10 games mais aterrorizantes para deixar os nervos da galera no “aço”. Decerto, o survival horror é um estilo utilizado a mais tempo no universo gamer do que se imagina. Assim, Sweet Home, por exemplo, foi lançado pela Capcom em 15 de dezembro de 1989 e teve forte influência na construção do primeiro jogo de Resident Evil, publicado pela primeira vez em 1996.

Assim sendo, sem mais delongas, vamos a nossa lista de jogos que fizeram o coração dos jogadores baterem mais forte e sentir aquele frio na espinha.

10 – Alien Isolation

Ao contrário dos jogos que levam o ser com ácido nas veias como vilão principal, em Alien Isolation a ação é substituída por estratégia e os tiros por táticas de stealth. Pode se dizer que é um estilo mais “Ridley Scott” o que deixa um clima de muito suspense no game. Venceu o BAFTA Game Awards.

E pasmem, o Alien é o único inimigo desta espécie que você vai encontrar no jogo, mas com uma inteligência artificial insana para caçar humanos na estação especial. Sustos e a sensação de impotência diante da criatura, por estes fatores, o título merece estar entre os 10 mais aterradores.

9 – Amnesia: The Dark Descent

Amnesia é uma imersão ao ambiente do jogo, como foi dito pelos próprios criadores do game. Aqui você encarna o papel do pobre Daniel, que acorda em um castelo totalmente sem memória e tem como pistas, aparentemente anotações que ele mesmo escreveu anteriormente para guiá-lo entre os aposentos e corredores do obscuro Castelo Brannenburg.

Neste título de terror, o gamer fica imerso em um mundo sombrio e sem qualquer defesa, sendo perseguido por criaturas horripilantes. Em certos momentos, é difícil saber se o protagonista está no mundo real ou em um pesadelo.

8 – Until Down

Foi um dos primeiros jogos do gênero de terror para PS4 e conseguiu explorar de forma muito convincente a batida história de um grupo de amigos isolados em um chalé nas montanhas. Um dos pontos positivos, que fez desse game um sucesso foram as atuações dos atores.

Além disso, podemos destacar o versátil Peter Stomare (o diabo em “Constantine”), um veterano em dublagens para jogos eletrônicos. Peter participou de franquias de peso como Mercenaries, Call of Duty e The Elder Scrolls. Outra presença ilustre no game é o vencedor do Oscar Rami Malek (Bohemian Rhapsody).

7 – F.E.A.R.

A saber, F.E.A.R. é a sigla para First Encounter Assault Recon, um grupo militar especializado em combater qualquer inimigo nos quatro cantos do mundo. O problema é que nem você ou sua equipe estão preparados para entrar no mundo do sobrenatural.

Todavia, o game é um FPS muito bom com elementos de survivor horror que deixa o jogador de cabelo em pé, mesmo com toda ação desenfreada que permeia a maior parte do jogo. Nos três títulos da série, o personagem vai descobrindo com a sua história está ligada intimamente com a da misteriosa figura fantasmagórica que te segue durante as missões.

6 – Dead Space 

Seguindo a linha de terror e ficção científica, Dead Space possui uma história complexa, digna de um roteiro para cinema. Por isso mesmo ganhou duas animações e um série ilustrada. O jogador assume a pele de Isaac Clarke, um engenheiro que vai encarar seus maiores pesadelos no espaço.

A ambientação lembra as franquias Alien e Doom, mas com elementos que promovem uma identidade própria em Dead Space. Os antagonistas são os Necromorphs, criaturas mutantes que reanimam corpos. Um fator interessante é o perfil de não combatente de Isaac, deixando então o nosso herói mais preocupado em sobreviver e do que salvar o dia.

5 – Layers of Fear

Para muito fãs de games de terror, Layers os Fear é um dos mais perturbadores. Isso porque o personagem parece sofrer de sérios traumas que afetam a sua saúde mental. Neste clima, o próprio jogador não sabe se os eventos são sobrenaturais ou fruto de uma mente perturbada.

Você encarna um pintor que, em uma mansão antiga, desvenda segredos do lugar e também luta contra os demônios do seu passado. Layers of Fear 2 não é uma continuação direta da história, mas mantém o mesmo ritmo do seu antecessor.

4 – The Evil Within

Investigar um massacre em um hospício isolado já é suficiente para criar um excelente clima de terror, mas The Evil Within consegue deixar essa história ainda mais macabra com elementos sobrenaturais e slasher.

Assim como aconteceu em Layers of Fear, a sequência de The Evil Within superou as expectativas. Inimigos horripilantes e uma atmosfera quase claustrofóbica, apesar da sequência ser um mundo aberto, elevaram a franquia como uma das melhores, após a lacuna dexada por Silent Hill.

3 – Silent Hill 2

Apesar dos gráficos de quase 20 anos atrás, escolhemos a sequência imediata da franquia, pois tratou de elementos pontuais, como a sanidade do personagem principal e a primeira aparição do famigerado Pyramid Head.

A história de James Sunderland é muito bem construída, mas precisamos mencionar os outros excelentes títulos da série, como o primeiro jogo da franquia e o desespero de Harry Mason em resgatar a sua cilha Cheryl e o angustiante e muito bem desenvolvido The Room.

2 – Outlast

Sem dúvida um dos jogos que “tira o sono” do gamer mais corajoso. Em um manicômio que o mal espreita em cada porta, o jogador precisa sobreviver, e manter a sua sanidade mental. A história assusta por misturar elementos sobrenaturais e mostrar o quanto o ser humano pode ser um servo do mal.

A história foi muito bem escrita e o sistema que promove as ações do personagem não permite que haja combate. Ou seja, você precisa fugir a maior parte do tempo, no escuro e sem um mapa. Terror do começo ao fim.

1 – Resident Evil VII

Por fim, vamos homenagear a franquia que revolucionou o gênero Survival Horror e colocou os zumbis de vez no cenário da cultura pop. Resident Evil é aquela franquia gigante que esperamos novidades todo ano.

Menos ação e mais terror trouxe o bom e velho frio na barriga em outro Survival Horror. Certamente, o sétimo game principal da série trouxe a atmosfera de terror dos primeiros jogos, resgatando com muita criatividade as consequências de um vírus mortal pelo mundo, como aconteceu com o excelente Resident Evil 4.

Menção Honrosa

Contudo, vamos deixar registrado, como menção honrosa, o que talvez seria um dos melhores jogos de Survival Horror já lançados, Silente Hill P.T. O game foi um projeto de nada mais nada menos que Hideo Kojima em parceria com o diretor Guilhermo Del Toro.

Em uma casa, não tão grande, o jogador precisa desvendar uma série de quebra-cabeças e evitar uma aparição sobrenatural que insiste em aterrorizar o gamer. Simples e bem detalhado, P.T. foi um trailer jogável que alcançou mais de um milhão de downloads, mas, infelizmente a produção não foi a frente.

E assim, qual jogo está faltando? Deixe o nome do seu game favorito de Survival Horror nos comentários, quem sabe ele não entra na nossa próxima lista…

Alex Rodrigues

Vamos bater um papo sobre games e coisas do bem! Contato: sr.alexrodrigues@gmail.com / @alexsandrers / alexr_rodrigues
NAN