Tantas Almas crítica do filme 2019 onde assistir

Foto: Vitrine Filmes / Divulgação

‘Tantas Almas’ carrega a veia documental de seu diretor

Wilson Spiler

|

19 de maio de 2022

Premiado em vários festivais, entre eles em Marrakesh e em Nantes, Tantas Almas, do colombiano Nicolás Rincón Gille, é o novo filme da Sessão Vitrine 2022, que chega aos cinemas em 26 de maio. O longa-metragem é ainda o primeiro de ficção do diretor, conhecido por ser um expert em documentários.

Embora seja a primeira vez que Rincón Gille se “afasta” do gênero, o roteiro, também assinado pelo diretor, parte de uma história real, construído a partir dos diversos relatos que ouviu. Por isso, em seu primeiro longa de ficção, ele traz elementos de sua experiência como documentarista.

Leia também:

‘Avatar: O Caminho da Água’ – Trailer e novo Pôster

Nada salva em ‘Chamas da Vingança’

‘Instinto Assassino’ fica aquém da expectativa

A história

A trama de Tantas Almas se passa na Colômbia de 2003, um ano fundamental na história da violência paramilitar no país. Na década de 1980, narcotraficantes, proprietários de terras, políticos e militares se uniram para criar uma milícia de extrema-direita para fortalecer o seu poder. Com o nome de Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), essas milícias começaram a atacar camponeses e ONGs progressistas, com apoio extraoficial do presidente do país à época, Alvaro Uribe.

No filme, o pescador José (Arley de Jesús Carvallido Lobo) atravessa o rio Magdalena, o maior da Colômbia, em busca dos corpos de seus dois filhos, assassinados pelos paramilitares. Apesar de sua dor, ele está determinado a encontrá-los, para dar o enterro que merecem e, assim, impedir que permaneçam como almas errantes. Em sua jornada, nosso protagonista revela a magia de um país despedaçado, o que, de diferentes maneiras, evoca o Brasil de hoje.

Veia documental

O interessante de carregar essa veia documental, é que o filme traz, exclusivamente, em seu elenco atores e atrizes não-profissionais. Esse é certamente um dos aspectos mais importantes de Tantas Almas. Afinal, isso traz mais naturalidade para a obra, com os protagonistas tendo testemunhado de perto o que o longa propõe. Por outro lado, esse naturalismo afeta nas atuações. Foi certamente uma aposta arriscada, ainda mais para um cineasta fazendo sua primeira incursão na ficção.

Mas se em seus filmes anteriores Rincón Gille versava sobre as consequências da violência paramilitar, em Tantas Almas, o diretor conta o que vem antes, o que acontece no meio da guerra, como as pessoas mantêm sua humanidade sem cair em desespero, tristeza e loucura.

Apesar de uma duração exageradamente longa para uma espécie de mockumentary, Tantas Almas consegue emocionar o espectador pela perseverança de um pai, ainda que estivesse diante de uma missão praticamente impossível.

Onde assistir ao filme Tantas Almas?

A saber, Tantas Almas estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 19 de maio de 2022.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Tantas Almas

Ficha Técnica: Tantas Almas

Título original: Tantas Almas
Direção: Nicolás Rincón Gille
Roteiro: Nicolás Rincón Gille
Duração: 137 minutos
País: Colômbia, Brasil, Bélgica e França
Gênero: drama
Ano: 2019
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
3

Créditos Galáticos: 3

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman