Leia a crítica do filme 'Tár', com Cate Blanchett (2023) - Ultraverso (1)

Foto: Universal Pictures / Divulgação

‘Tár’ traz uma Cate Blanchett estonteante

Demétrius Carvalho

Lydia Tár, ou simplesmente Tár (Cate Blanchett) está na crista da onda. Figura em uma seletíssima lista de músicos que ganharam os quatro maiores prêmios da música (Oscar, Grammy, Emmy e Tony). Sua biografia é sucesso e ela ainda compõe e é regente da Filarmônica de Berlim. Considerada por vários músicos como a melhor de todas. Não bastasse isso, é mulher em um ambiente predominantemente masculino.

E se você pensa que a moça é contestada pela posição por ser mulher, saiba que não é. Ela é simplesmente a melhor no momento e, por isso, tem todo o poder nas mãos frente à sua orquestra. Mas, obcecada, começa a exercer tal poder fora do palco onde não deveria. Favorece um músico ou tenta deslocar outro do caminho por aparentes preferências pessoais e não musicais.

Leia também:

Oscar 2023: ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ lidera indicações; confira a lista completa!

Onde assistir aos filmes indicados ao Oscar 2023?

Você TEM que assistir ‘O Pior Vizinho do Mundo’

Exposição

Apesar de tudo, as coisas transcorrem de forma relativamente normal, visto que em tal ambiente é comum os super regentes com poderes quase absolutos e com abuso de poder. Mas, se por um lado ela se sente deslocada com a referência de uma nova musicista não ser de um disco sobre determinada interpretação, e sim de um vídeo no Youtube.

Claro, ela tem que contar com um “cancelamento” na internet depois que magoa um de seus alunos em uma aula. Embora tenha usado frases não muito felizes, o aluno edita um vídeo deixando o contexto bem pior. O problema é que outros deslizes na personalidade da maestrina são detectados e ela se vê na posição de perder o controle da sua própria vida.

Tár traz uma atuação estonteante de Cate Blanchett em um filme que fala de fama e poder. O longa dirigido por Todd Field (“Pecados Íntimos”) recebeu seis indicações ao Oscar, inclusive Melhor Filme, Direção, Atriz e Roteiro Original. Além da excelente produção, o longa em muita referência musical que será um deleite para quem tem algum domínio de teoria.

P.S.: Pela questão musical do filme, não espere chegar em alguma plataforma de streaming. O cinema é o melhor lugar para você desfrutar desse som.

Onde assistir ao filme Tár (2023)?

A saber, Tár estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 26 de janeiro de 2023.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Tár (2023)

Tár (2023): elenco do filme

Cate Blanchett

Mark Strong

Julian Glover

Ficha Técnica do filme Tár (2023)

Título original do filme: Tár

Direção: Todd Field

Roteiro: Todd Field

Duração: 157 minutos

País: Estados Unidos

Gênero: drama musical

Ano: 2023

Classificação: 12 anos

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
0

Créditos Galáticos: