Out Of Blue Tarmat crítica do álbum novo

Tarmat soa fora de época em ‘Out Of Blue’

Cadu Costa

Nada contra a nostalgia, muito menos com o sentimento de atrasar o tempo – inclusive nos leve de volta aos anos 70/80/90. Mas tudo contra querer ficar preso num looping musical e querer soar moderno. Este é o sentimento ao ouvir Out Of Blue, da banda brasileira Tarmat.

Formado pelo cantor e compositor Alexandre Daumerie; Eduardo Marcolino (guitarra/violão); Gabriel Aquino (teclados); e José Marcus (baixo); com bateria gravada por Rafael Marcolino; o Tarmat claramente afirma “acenar para os anos 80” com seu “melody rock’ e ‘AOR’ ou “adult oriented rock” (rock direcionado para adultos).

Fusão musical

Musicalmente, trata-se de uma fusão entre rock, hard e progressivo surgida no final dos anos 1970 e início da década de 1980, caracterizada por uma sonoridade rica e cheia de camadas, produção cristalina e uma forte presença de melodia e refrãos fortes.

Entre os mais conhecidos nomes do estilo estão bandas como Journey, Kansas, Toto, Survivor, Foreigner, Styx, Boston, Asia e REO Speedwagon. Certeza que você já ouviu “Don’t Stop Believin”, “Carry On Waynard Son”, “Dust in the Wind”, “Africa”, “Rosanna”, “Hold the Line”, “Eye of the Tiger” (“ADRIAAAAAAAN”), “Burning Heart”…

https://www.youtube.com/watch?v=65b_Q0Ji3y0

Trilha de filmes B dos anos 80

Pois bem, isso é exatamente tudo que o Tarmat soa mas em pleno 2021. Não há uma única faixa diferente disso. Tudo soa fora de época e, pior, propositalmente. Pegue a primeira faixa “Backbone Feeling” e comece a escutar. Feche os olhos. Eu duvido que você não vai pensar num filme B dos anos 80. Vai lá…aposto que pensou em Stallone Cobra (1986).

Logo depois vem a faixa homônima e pronto estamos na trilha sonora de Top Gun (1986). E assim é todo o disco Out Of Blue, do Tarmat. É bom? Não, é bem tocado por músicos que possuem anos de carreira. Mas, ao mesmo tempo, é datado e extremamente repetitivo. Então, se é o seu tipo de som, abraça e vai. Agora, se já deu pra você de Festa Ploc, procure outra coisa.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Ouça Out Of Blue, da banda Tarmat

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
NAN