‘Tarsilinha’ é colorido, alegre e com ritmo brasileiro
Taynna Gripp
Com a obra da grande Tarsila do Amaral como cenário e inspiração para personagens, o filme Tarsilinha, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, presta uma linda homenagem à artista plástica no centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O longa infanto-juvenil sobre uma menina de oito anos que se aventura em um universo desconhecido em busca das memórias que sua mãe perdeu está disponível no Amazon Prime Video. É, certamente, uma grande chance de conhecer mais do rico trabalho da pintora, desenhista e artista brasileira, nascida no interior de São Paulo.
Ao sermos apresentados à narrativa central, nos deparamos com uma menina ainda receosa, mas que, ao constatar que sua mãe já não é a mesma porque acabou tendo suas memórias roubadas, Tarsilinha ganha a coragem necessária para desbravar um mundo novo, fazer novas amizades e enfrentar inimigos com bravura.
Leia também:
‘Interceptor’ pode até entreter, mas é esquecível
‘Meu Psicólogo Imaginário’ aborda temas sensíveis de forma surpreendente
Música, poesia, pinturas e cores
Tratando nossas lembranças como algo de suma importância para a construção de quem somos, premissa do Modernismo, inclusive, o filme é um abraço ao movimento. Isso porque estão ali música, poesia, pinturas e cores que nos ensinam ludicamente; bem como o claro rompimento ao formalismo. Tarsilinha é colorido, alegre e com ritmo brasileiro, muito bem recitado em alguns momentos e cantado em outros.
Personagens cativantes garantem que 93 minutos passem rápido. Destaque aqui para Cururu, o sapo encantado com fala atípica e carisma riquíssimo. Nossa vilã (com voz de Marisa Orth), aliás, é um primor à parte, cativando como uma lagarta que deseja aquilo que temos de mais precioso: nossas lembranças.
Além disso, Tarsilinha tem, em seus créditos finais, uma canção original de Zeca Baleiro que fica gravada no nosso pensamento. O longa é perfeito como um passeio com crianças, adolescentes e fãs da obra de Tarsila do Amaral. Mas, se você não se enquadra em um desses quesitos, ainda por ser surpreendido com uma aula estética do que foi um dos movimentos mais importantes do nosso país. É uma forma de prestigiarmos a tão rica cultura nacional. Então assistam e se deleitem com esse presente aos olhos.
Onde assistir ao filme Tarsilinha?
A saber, Tarsilinha está disponível no catálogo do Amazon Prime Video. Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer do filme Tarsilinha (Amazon Prime Video)
Tarsilinha (Amazon Prime Video): elenco do filme
Alice Barion
Marisa Orth
Ando Camargo
Ficha Técnica: Tarsilinha (Amazon Prime Video)
Título original: Tarsilinha
Direção: Celia Catunda e Kiko Mistrorigo
Roteiro: Marcus Aurelius Pimenta e Fernando Salem
Duração: 93 minutos
País: Brasil
Gênero: animação
Ano: 2021
Classificação: 16 anos