Taylor Swift torna um clássico ainda melhor em ‘Red (Taylor’s Version)’
Jhone Silva
Red já era o melhor álbum de Taylor Swift, seu ponto agridoce entre a melancolia confessional que definiu as primeiras composições da estrela e a grandeza do pop de estádio que caracterizaria seu próximo trio de LPs colossais (1989, Reputation e Lover).
Foi o último álbum de rompimento milenar, um toque de devastação apaixonada, fúria, esperança e reflexão para todos aqueles adolescentes suburbanos descobrindo suas merdas de forma semelhante – a era de “feliz, livre, confuso e solitário ao mesmo tempo”.
E, claro, Red, lançado em 2012, foi um gigante comercial. Sete semanas como número 1 na parada de álbuns da Billboard 200; premiado sete vezes com platina; e ganhando para Swift seu primeiro single número 1 da lista Hot 100 em “We Are Never Ever Getting Back Together”.
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Imperatriz reinante do exagero
Agora, enquanto a cantora continua sua corrida sem precedentes de regravação e lançamento de seus primeiros seis álbuns em um esforço para possuir suas “masters” (após uma longa batalha legal envolvendo sua antiga gravadora Big Machine Records e o supergerente Scooter Braun), Red (Taylor’s Version), lançado em 12 de novembro, estava destinado a ser um sucesso.
Mas como Taylor Swift é a imperatriz reinante do exagero, o novo Red – seu segundo relançamento (após Fearless de abril) – é uma revisitação gigantesca e estendida de seu quarto álbum adorado pelos fãs. Trinta canções, incluindo nove faixas inéditas dessas sessões de composição. Entre elas um corte duplamente longo de sua balada sangrenta “All Too Well”, sua melhor composição até agora.
Curta-metragem
Ouvir um projeto tão extenso, marcando em colossais 130 minutos, em uma sessão que parece ser uma tarefa talvez reservada para os “Swifties” mais devotos. No entanto, na verdade, Red (Taylor’s Version) é uma audição altamente gratificante para os fãs casuais e maníacos, reforçada por seu excelente material de origem e pela mão firme de Taylor Swift em reescrever sua própria história com algumas notas de rodapé emocionantes acrescentadas.
Sendo assim, a versão de 10 minutos ansiosamente esperada de “All Too Well”, que é acompanhada por um curta-metragem dirigido por Swift e estrelado por Sadie Sink (Stranger Things) e Dylan O’Brien (Teen Wolf), é uma reformulação triunfante; uma obra-prima melodramática, que sem dúvidas devastará alegremente a base de fãs com um arranjo mais redondo conduzido pelo superprodutor e colaborador regular da cantora, Jack Antonoff.
Recriações
As canções são recriadas nota por nota, embora a produção do álbum pareça mais aberta e arejada desta vez, com menos da compressão pesada que gerou ótimas canções pop do início dos anos 10. Red foi o primeiro trabalho da artista com os megaprodutores Max Martin e Shellback, mas perdeu um pouco da personalidade dos lançamentos anteriores de Swift. “I Knew You Were Trouble”, por exemplo, parece especialmente alterado.
Aliás, para ser franco, a Swift atual, com 31 anos, é uma cantora muito melhor. Tom, poder, textura. Tudo isso melhorou na última década, criando desempenhos mais calorosos e mais uniformes.
Ademais, quanto às novas faixas, “Message in a Bottle” e “The Very First Night”, são ambas batidas doces da era passada. Por outro lado, “I Bet You Think About Me” apresenta Chris Stapleton, um discípulo de “Piano Man”. Enquanto “Run”, com Ed Sheeran, é uma verdadeira viagem (boa para se escutar numa viagem). E, por fim, “Forever Winter” é uma faixa lado B mergulhando no familiar desespero “não vá”.
Melhor de Red (Taylor’s Version)
No entanto, a melhor do grupo intitulado “From The Vault” é “Nothing New”, uma combinação bem-vinda de Swift e a espetacular indie Phoebe Bridgers, cujo canto delicado imbui uma dor sutil sobre o violão e cordas leves da faixa. A música, que gira em torno da pergunta “você ainda vai me querer quando eu não for nada novo” é brilhante em seu duplo significado. É para o parceiro romântico de Swift ou seus ouvintes e a indústria musical em geral, conhecida por mastigar e cuspir?
“Como uma pessoa pode saber tudo aos 18 e nada aos 22”, canta Swift, da então nova idade adulta, uma linha que viaja no tempo para espelhar “quando você é jovem, eles presumem que você não sabe nada”, em “Cardigan”, lead single de Folklore do julho passado.
Vitória imponente de Taylor Swift
Nesses 16 meses, a cantora lançou quatro álbuns – Folklore, Evermore, Fearless (Taylor’s Version) e Red (Taylor’s Version), abrangendo 90 canções e aumentando seu catálogo a um ritmo que não pode ser sustentado. Em algum momento, ela terá que tocar algumas dessas coisas ao vivo.
Mas, por enquanto, Red (Taylor’s Version) é outra vitória imponente, que deve ser cobiçada pelos fãs, já que Taylor Swift certamente já está na próxima regravação, promovendo uma luta que vale a pena.
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