‘Temerário’ seria melhor se fosse uma versão indiana de ‘La Casa de Papel’
Taynna Gripp
Uma produção da Netflix em que o tema central é um assalto a banco? Quase automaticamente já começa a tocar na nossa cabeça “Bella Ciao”, mas Temerário (Thunivu), mais um filme indiano a estrear e fazer sucesso na Netflix essa semana, tem poucas características em comum com “La Casa de Papel”.
No filme de quase duas horas e meia, existem muito mais cenas de ação, coreografias típicas de Bollywood com armas e tiros, explosões de bomba, perseguições automotivas e muito dinheiro. Aqui há ainda o protagonista bandido muito carismático com sua abordagem arrogante e seu jeito rebelde de driblar a todos.
Mas nem mesmo todo carisma do mundo convencem a permanecer dedicando tanto tempo a uma obra que se tem cenas ágeis envolvendo sua parte relacionada à ação e um roteiro lento no desenvolvimento dos motivos pelos quais os personagens principais agem da maneira que agem.
Leia também:
‘Esta Noite Você Dorme Comigo’ contradiz a própria trajetória
‘A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos’ é um deleite para os fãs
‘O Balconista 3’ só vale pelas participações especiais e nostalgia
Jogo de gato e rato
Em suma, quando uma quadrilha decide invadir um banco privado para roubar cinco milhões que estão lá, fora da apólice de seguros, é surpreendida pelo fato de que existem outras duas quadrilhas ali dentro, tentando o mesmo golpe.
A partir daí, a loucura aumenta ainda mais com esquemas de corrupção que envolvem sócios do próprio banco, a polícia indiana, agentes duplos. Você não pode confiar em mais ninguém! Talvez o filme fosse mais interessante se tivesse meia hora a menos, já que muito do tempo se decorre em ações repetitivas de gato perseguindo o rato.
Outra opção seria gastar o tempo envolvendo mais os personagens nas motivações do roubo, ou desenvolvendo histórias secundárias que se justificassem. Ainda assim, o filme teve uma boa recepção entre os críticos e está com uma média boa para o gênero no IMDb.
Temerário é um bom filme de ação se você está buscando somente tiros e danças, algo que o cinema da Índia consegue entregar de modo majestoso também, vide “RRR”, até seus números musicais passam sem incomodar, mérito principalmente de Ajith Kumar (seu personagem, Dark Devil conduz a narrativa e dá luz até aos momentos mais clichês).
Entretanto, não existe muita coisa a ser entregue além das cenas bem dirigidas por H. Vinoth. Quem dera Temerário fosse mesmo uma versão indiana de “La Casa de Papel”!
Onde assistir ao filme Temerário (2023)?
A saber, Temerário estreou recentemente no catálogo da Netflix.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer do filme Temerário, da Netflix (2023)
Elenco do filme Temerário (2023), da Netflix
Ajith Kumar
Manju Warrier
Samuthirakani
Temerário (2023): ficha Técnica do filme da Netflix
Título original do filme: Thunivu
Direção: H. Vinoth
Roteiro: H. Vinoth
Duração: 142 minutos
País: Índia
Gênero: ação, suspense
Ano: 2023
Classificação: 16 anos