Tempo Old crítica do filme de Shyamalan

‘Tempo’ tem tensão e suspense, mas traz um Shyamalan diferente

Cadu Costa

M. Night Shyamalan é um diretor conhecido por suas histórias impactantes. Gostem dele ou não, seus filmes deixarão uma marca em você. Seu mais novo trabalho Tempo não muda essa impressão. Mas é diferente. Como? Vem que o ULTRAVERSO te conta.
Adaptado de Sandcastle, a história em quadrinhos de Pierre-Oscar Lévy e Frederik Peeters, o mais recente thriller de mistério de M. Night Shyamalan, Tempo (Old), é um tanto diverso dos filmes que escreveu e dirigiu no passado. É uma obra menos focada nos elementos de terror tradicionais e tem um quê de sci-fi com elementos de loucura. Como se fosse influenciado por obras como Midsommar, de Ari Aster.
Mas não é a mesma coisa. É M. Night Shyamalan. O filme Tempo tem seus momentos de intriga, de horror corporal e temas em torno da passagem do tempo, mas é muitas vezes atolado em seu mistério tedioso.

A história do filme ‘Tempo’

Guy (Gael García Bernal) e Prisca (Vicky Krieps) estão planejando se separar e trazem seus filhos, Trent (Nolan River) e Maddox (Alexa Swinton), para o Anamika Resort para as últimas férias em família antes que tudo em suas vidas mude.
Quando eles e alguns outros – Jarin (Ken Leung), Patricia (Nikki Amuka-Bird), Charles (Rufus Sewell) e Chrystal (Abbey Lee) – são selecionados para visitar uma praia isolada pelo gerente do resort (Gustaf Hammersten), descobrem rapidamente que o tempo funciona de maneira diferente lá. Presos sem esperança de escapar, os personagens devem descobrir por que foram escolhidos e porque estão envelhecendo tão rapidamente.
[youtube v=”DgRQrgyafCU”]

Puro caos

O filme sem esconder demais ou subestimar, é puro caos. Shyamalan cria tensão e suspense com closes do corpo – rostos, joelhos, ombros, olhos – quando os personagens estão trabalhando com emoções intensas e mudanças em suas situações. A câmera faz um panorama de cada transformação física, abrangendo toda a extensão da praia antes de voltar aos seus temas.
E isso é empolgante no sentido de que o resultado do movimento é uma surpresa para o público, bem como outra situação difícil para os personagens. Não chega a ser uma escolha ousada filmar toda a ação que se desenrola durante o dia, visto que a supracitada obra Midsommar já havia feito isso. No entanto, é interessante conforme o sol se põe, a escuridão que se aproxima é usada para refletir sobre o precioso tempo perdido, as escolhas de vida feitas e o afeto que ainda perdura entre Prisca e Guy apesar de tudo.
Tempo Old crítica de filme de Shyamalan

Shyamalan mais contido

A história é mais impressionantemente contida do que a maioria dos trabalhos recentes de Shyamalan. O filme Tempo certamente acerta os sentimentos intensos e estranhos que vêm com a armadilha, de ver a vida se desenrolar tão rapidamente que é difícil pensar além das oportunidades perdidas. Conforme os personagens envelhecem a cada meia hora, o desespero e a paranoia crescem junto com eles, às vezes em níveis vertiginosamente intensos.
Mas é aí que os defeitos do diretor aparecem. Existem alguns momentos intensos e extremos, mas também diálogos mal escritos. O ponto ideal do filme Tempo está bem no meio de seu tempo de execução, depois do terror central estabelecido, mas antes da revelação do que realmente está acontecendo. É aqui que Shyamalan encontra o equilíbrio entre a história e seus personagens e o que tudo isso significa para suas vidas e os efeitos de suas escolhas.
Além disso, o diretor é implacável na maneira como trata a morte inevitável de seus personagens. Uma escolha que apenas aumenta a mensagem no âmago do todo: o tempo é precioso.
Por fim, o filme Tempo tem um desfecho prolongado que envolve as coisas sem fornecer muita satisfação, mas Shyamalan oferece o suficiente para torná-lo um tempo bem gasto. Não é bom, não é ruim. É M. Night Shyamalan.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer de Tempo, de Shyamalan

[youtube v=”zxnVGnQKM4E”]

Elenco do filme Tempo

Gael García Bernal
Vicky Krieps
Rufus Sewell
Alex Wolff
Thomasin McKenzie
Abbey Lee
Nikki Amuka-Bird
Ken Leung

Ficha Técnica

Título original: Old
Direção: M. Night Shyamalan
Distribuição: Universal
Data de estreia: qui, 29/07/21
Onde assistir ao filme ‘Tempo’: nos cinemas
País: Estados Unidos
Gênero: thriller
Duração: 108 minutos
Classificação: 14 anos

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
NAN