‘Teocracia em Vertigem’, o golpe em “versão Natal” do Porta dos Fundos
Jorge Feitosa
Quando foi lançado em 2019, Democracia em Vertigem, documentário da diretora Petra Costa, mostrou os bastidores do impeachment da então Presidente do Brasil. Dilma Roussef estava abalada pela corrupção do seu Partido dos Trabalhadores e pela Operação Lava Jato. Sentimental – e até mesmo tendencioso -, o filme aponta, de fato, as maquinações políticas para derrubar Dilma. Entretanto, pouco diz sobre os erros de seu governo.
Teocracia em Vertigem, especial de Natal da produtora Porta dos Fundos, bebe dessa fonte em um falso documentário que também esmiúça a trama que derrubou outra figura importante: Jesus de Nazaré.
Temática atual
Desta vez lançado gratuitamente para o YouTube, um ano após A Primeira Tentação de Cristo, que abordava um Jesus inseguro e com tendências gays. O filme, aliás, inflamou os conservadores do país a ponto de exigirem sua retirada do catálogo da Netflix e culminou com um ato terrorista contra a produtora.
Agora, depois de dois anos de um governo conservador e de uma pandemia global que obrigou todo mundo a ficar em casa usando as redes sociais pra estimular a polarização política entre direita e esquerda, Fábio Porchat escreveu um roteiro que usa a vida de Jesus pra falar sobre o panorama político nacional. Contudo, com o cuidado de entregá-lo pra análise de pastores evangélicos.
A trama
A saber, na história, os personagens bíblicos que depõem para a diretora (voz de Clarice Falcão) vão do apóstolo Pedro, passando por Maria, Pôncio Pilatos e outros fantasiosos. Como, por exemplo, o impagável centurião romano de Antonio Tabet mostrando uma “planilha” que liga tudo ao nazareno e o leva à morte no lugar do mais atraente Barrabás de Renato Góes. Mas não antes sem um julgamento político com defesas da família tradicional jerusaléia.
‘Metralhadora’ de críticas
Cheio de referências políticas e religiosas, a peça é uma verdadeira metralhadora que atira contra tudo o que de ruim que existe no atual panorama político nacional. Como a sede de sangue que muitos têm contra aqueles com quem não concordam e que é incorporada pelo apresentador sensacionalista de Gregorio Duvivier.
Enfim, o especial de Natal Teocracia em Vertigem, com muita propriedade, usa do humor e de participações especiais. Como a do cantor Emicida, pra mostrar a todos que, se Jesus estivesse vivo entre os cristãos de hoje, sua mensagem de paz, amor e esperança certamente seria atacada da mesma maneira. Ou então bem mais rápido e com mais vigor, considerando como as coisas andam hoje em dia.
ASSISTA AO FILME COMPLETO
[youtube v=”NuqtFyMwC1I”]
TRAILER
[youtube v=”WHLnGJ9CeKw”]
FICHA TÉCNICA
Direção: Rodrigo Van Der Put
Elenco: Antonio Tabet, Daniel Furlan, Estevam Nabote, Evelyn Castro, Fabio de Luca, Fabio Porchat, Gabriel Louchard, Gabriel Totoro, Gregorio Duvivier, Helio de La Peña, João Vicente de Castro, Leandro Ramos, Marco Gonçalves, Nathalia Cruz, Noemia Oliveira, Paulo Tiefenthaler, Pedro Benevides, Rafael Infante, Rafael Portugal, Raphael Logam, Raul Chequer, Thati Lopes, Yuri Marçal
Distribuição: Porta dos Fundos
Data de estreia: qui, 10/12/20
País: Brasil
Gênero: comédia
Ano de produção: 2020
Duração: 51 minutos
Classificação: vídeo com restrição de idade (com base nas Diretrizes da comunidade)