The Academic apresenta mais do seu indie rock feliz em ‘Community Spirit’
Cadu Costa
A história de The Academic não é muito diferente da maioria das bandas de indie rock dos anos 2000. Aliás, de qualquer época. Quatro colegas de escola que decidiram fazer um pouco de música juntos. Às vezes, amizades se transformam em família e The Academic aparentemente não aceitaria de outra forma. Vinda da Irlanda, a banda pop indie é composta por Craig Fitzgerald, Dean Gavin, Matthew e Stephen Murtagh. Agora, eles retornam com seu aguardado novo EP intitulado ‘Community Spirit‘, seguindo o sucesso do EP ‘Acting My Age‘ (2021) e do álbum de estreia, ‘Tales from the Backseat‘ (2018.) Já considerados heróis de sua cidade natal, Rochfortbridge, no Condado Westmeath, os caras continuam a lançar músicas alegres para sua crescente base de fãs.
Esse hábito foi escrupulosamente trazido à vida no novo trabalho. Que é mais como “contos de festival”, pois seu som nostálgico, capturando aquele senso de espírito citado em seu título, preenche o vazio implementado por uma época sem música ao vivo com otimismo para cantar junto.
Tocando em todos os gêneros musicais do pop ao rock e até mesmo disco, The Academic está aqui para abençoar o público em todo o mundo com música para fazer você dançar e sentir. Até agora, os caras fizeram turnês e abriram para todos os grandes, de The Strokes a Catfish and the Bottlemen. Nunca levando a vida muito a sério, The Academic tem tudo a ver com aproveitar as coisas simples da vida. Como criar música com seus melhores amigos.
- ‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’ ganha primeiro trailer: VEJA!
- Bamboo BR lança single e EP ao vivo ‘Bamboo Sessions’
- Vince Staples apresenta modernidade e reflexão em seu novo álbum
Uma montanha-russa de emoções
The Academic já abre o disco com “Not Your Summer”. E os versos de “Talvez não seja seu verão / Talvez não seja seu ano” já revelam uma profunda melancolia. Que contrapõe as emoções de felicidade e empolgação das canções de verão mais típicas. E o videoclipe confirma essas sensações, pois mostra os membros da banda tocando seus instrumentos, completamente isolados em cenários vazios. E o vocalista Craig Fitzgerald cantando no fundo de uma piscina enquanto sangra, em contradição direta às imagens e filmes vintage de pessoas se divertindo em praias e em cenas características da época mais esperada do ano.
The Academic e seu carrossel de sonoridades
Porém a felicidade da juventude volta a aparecer como Smart Mouth faz questão de destacar. Mas nem era provável que eles diminuíssem o ritmo e contemplassem as estrelas, o que “I Don’t See Good” (que melodia viciante é essa?) e “For the Camera” (que refrão viciante é esse?) continuam a fazer em seguida. Sintetizadores e refrões que não saem da cabeça parecem ser a receita do sucesso de The Academic.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
“Kids (Don’t End Up Like Me)” termina o EP e alerta aqueles que estão ouvindo para fazer o que puderem para evitar as armadilhas cruéis da vida, para restaurar o amor e desprezar a tristeza; uma declaração com uma das performances mais animadas da banda até agora, parcialmente graças a um refrão muito edificante.
Por fim, ‘Community Spirit’ tem o potencial de iluminar o verão de qualquer pessoa, esteja ela voltando aos festivais ou se sentindo apreensiva. Se a pandemia der uma trégua, o show de The Academic merece uma visita. Saudade de mãozinhas pro alto e cantar feliz um monte de melancolia.