‘Geração Terapia’, do The Barba, é um hino pra quarentena
Cadu Costa
Se sente mal com tanta quarentena e com as notícias negacionistas vindo de todos os lados? Saiba que você não está sozinh@. Num momento tão doloroso para todes e com doenças silenciosas como ansiedade e a depressão dominando os pensamentos, um artista resolveu compartilhar seus sentimentos.
O ULTRAVERSO apresenta The Barba, um cantor e compositor da pequena cidade de Andradina, no interior paulista. Como um homem que, desde sua adolescência, sente as dores da vida, o artista resolveu expulsar seus demônios através do rock e do blues. O resultado é o primeiro álbum de The Barba com o sugestivo nome de Geração Terapia.
Geração Terapia
O trabalho de sete faixas traz um artista que vê na música – e também na vida – o caminho ideal para combater a tal “modernidade líquida”, proposta pelo sociólogo Zygmunt Bauman.
Seu som é um blues, uma MPB mesclada ao bom e velho rock’n’roll. Com letras tão profundas como autobiográficas, The Barba canta o hino dessa geração atual presa durante uma pandemia.
Faixa a faixa
Após uma intro animada, “Geração Terapia” já abre o disco do The Barba e, de cara, aponta como todo mundo anda “ansioso, estressado e cheio de problemas”. Além disso faz a crítica certeira de pessoas conectadas o tempo todo, com o corpo forte de academia, mas com a mente vazia e cheia de dores.
A faixa seguinte “Caos Particular” tem uma letra abordando a solidão do artista e um refrão bom para cantar junto. Já “Soul Silêncio” traz um swing gostoso e lembra muito as melhores sonoridades dos anos 90 no rock brasileiro. A letra aponta que muitas coisas podem ser ditas justamente no silêncio.
“Blues da Insônia” é uma das mais perfeitas do álbum. Aqui, The Barba faz uma metáfora romântica para uma garota responsável por suas noites em claro ao som de um blues. Simplesmente genial.
“Cante Comigo e Continue” é uma tentativa de aliviar o sofrimento e carrega a ideia de esperança e uma mensagem de nunca desistir pois “a vida é a única saída”. O som lembra demais as músicas brasileiras dos anos 80 com um refrão pegajoso.
O álbum termina com “Psicanálise”, onde The Barba inicia com uma fala de Sigmund Freud. O desamor é apontado como um problema da sociedade atual e o artista pede pela devolução da humanidade dos homens. A faixa também possui um interessante videoclipe.
[youtube v=”SPyZ1BLk_7k”]
Lucidez
The Barba aponta caminhos interessantes através de sua música em Geração Terapia. Sua sonoridade é envolvente e sua voz suave leva a momentos de pensamentos e lucidez. Ideal para quem precisa entender o que estamos vivendo.
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.