The Beatles: Get Back

‘The Beatles: Get Back’: o que você precisa saber antes de assistir

Jhone Silva

Quando o FBI abriu um arquivo sobre John Lennon em 1971, eles devem ter desejado ter Peter Jackson na equipe. “Eu realmente sinto que estou espionando de alguma forma conversas da CIA [de] 52 anos atrás”, disse o diretor vencedor do Oscar, relembrando os anos que passou descobrindo conversas secretas escondidas entre 60 horas de filmagens e 150 horas de gravações de áudio do filme Let It Be, de Michael Lindsay-Hogg – material perdido e não ouvido por meio século.

O resultado dessa operação de vigilância de quatro anos é sua nova série do Disney+ em três episódios “The Beatles: Get Back“. São mais de sete horas de filmagem. As mais cruas e desprotegidas dos Beatles em ação já existentes. Tudo isso enquanto eles se esforçavam para concluir um álbum (‘Let It Be’), um show e um filme em apenas duas semanas de janeiro de 1969. Embora Lennon tenha descrito as sessões como um “inferno”, o filme de Jackson equilibra os atritos e rebentamentos (George Harrison saindo da banda no meio da sessão, omitido do filme original, finalmente encontra seu lar histórico aqui) com momentos muito mais leves. E nos dá não apenas um documento live-action da maior banda do mundo caindo aos pedaços, mas um retrato de quatro amigos, sob intensa pressão, lutando para encontrar um caminho a seguir.

Portanto, antes de assistir ao primeiro episódio de The Beatles: Get Back disponível no Disney+, há algumas coisas que você deve saber. Sendo assim, aqui estão elas, nas próprias palavras de Jackson

Foi feito por um fã, para os fãs

“Eu certamente sou um fã dos Beatles”, disse Jackson. “Eu nasci em 1961, então eu estava vivo quando os Beatles estavam lançando seus álbuns. Não me lembro dos Beatles nos anos 60 [e] meus pais nunca compraram um único álbum dos Beatles. Tínhamos cerca de 30 discos quando eu estava crescendo e nenhum disco dos Beatles. Mas com um pouco de dinheiro que economizei, comprei os álbuns de compilação Red and Blue em 1972 e 1973. Foi a primeira vez na minha vida que comprei um LP e foram dois álbuns duplos. E isso começou a me tornar um fã dos Beatles e tenho sido desde então.”

Se comportavam de maneira diferente quando sabiam que as câmeras estavam ligadas

Em uma nova perspectiva para Get Back, fica claro que ser observado mudou as interações musicais e o comportamento dos Beatles. Um conflito sério entre Paul e John, por exemplo, se torna cômico quando eles percebem que um microfone está deslizando acima deles, e as condições do estúdio congelante de Twickenham claramente aumentam os atritos. O diretor de Let It Be, Michael Lindsay-Hogg, explica Jackson, não mediu esforços para capturar os “reais” Beatles.

“Eles têm uma batalha maravilhosa com Michael Lindsay-Hogg”, diz ele. “Esta é uma das coisas que precisamos agradecer a Michael hoje. Ele está determinado a tentar capturar o máximo de material sincero que puder. Michael está ciente de que, quando aponta essas câmeras para os Beatles, eles meio que sabem que estão sendo filmados. Então, ele está determinado a tentar filmá-los e gravá-los o máximo que puder sem que percebam.

“Estive conversando com ele sobre isso – ele pedia ao cinegrafista que montasse o tripé, pressionasse o botão e se afastasse como se fosse tomar uma xícara de chá. E a câmera teria um rolo de filme de 10 minutos, e seria apenas silenciosamente [gravando]. Eles também tinham uma luz vermelha quando a energia estava ligada, então ele costumava colocar um pouco de fita adesiva sobre a luz vermelha. Os Beatles veem essa câmera e pensam: ‘Bem, ela está lá apenas para quando for usada durante o dia, mas não estamos sendo filmados no momento’. Bem, eles estavam sendo filmados”.

The Beatles: Get Back Harrison

Finalmente descobrimos mais sobre por que George saiu da banda …

Na sexta-feira, 10 de janeiro, em meio a um atrito crescente, George Harrison deixou os Beatles no meio das filmagens. Ele foi para casa, escreveu ‘Wah-Wah’ e só voltou à banda cinco dias depois, com a condição de que os planos para um show no final do projeto fossem cancelados e as sessões realocadas para os escritórios da Apple em Savile Row.

Felizmente, Lindsay-Hogg também plantava microfones pelo estúdio para ouvir as conversas da banda. Foi grampeando um vaso de plantas na cantina que ele pegou John e Paul discutindo a “ferida inflamada” de descontentamento de Harrison. O novo processo de Jackson chamado ‘demixing’, que separa cada instrumento e voz, ajudou a escavar alguns de seus bate-papos mais picantes.

“O que [a banda] costumava fazer é, se eles estivessem em uma conversa, eles aumentariam o volume de seus amplificadores e dedilhariam a guitarra”, diz Jackson. “Eles estariam apenas dedilhando, sem tocar nada, nenhuma melodia, apenas [barulho]. Então, todos os microfones de Michael estavam gravando uma guitarra barulhenta. E você veria os Beatles conversando, tendo um bate-papo privado. Mas o que conseguimos fazer com o computador e a tecnologia baseada em inteligência artificial é tirar as guitarras e expor [o que está por baixo]. Algumas partes importantes de nosso filme apresentam conversas privadas que eles tentaram disfarçar ou tentaram encobrir no momento em que ele as estava gravando. É um pouco perverso, mas temos acesso a todas essas conversas pessoais.”

… mas os Beatles realmente não queriam que fizéssemos

“Eles simplesmente não gostavam de ser vistos atrás das câmeras”, acredita Jackson. “Falei com Michael Lindsay-Hogg, tenho conversado com ele o tempo todo e ele tem me contado histórias de sua pós-produção dos Beatles chegando à sala de edição e dirigindo certas coisas. Paul chegava um dia e dizia: ‘Você pode colocar isso ou tirar aquilo?’ No dia seguinte, John chegava e dava instruções completamente diferentes para Michael. O pobre Michael está lá tentando fazer todo mundo feliz. Michael não teve permissão para mostrar George saindo. Eles disseram: ‘Não, não, absolutamente não. Você não vai mostrar isso.’”

Cinquenta anos depois, Jackson acredita que as várias propriedades dos Beatles não são mais tão preciosas quanto à percepção do público. “Eu acho que a história superou sua preocupação com sua imagem – o ego normal de uma estrela pop. Isso já é passado, eles precisam se preocupar com a imagem dos Beatles? Não, eles não querem. É cunhado na história e na cultura. Acho que eles sentem que agora podem permitir que o mundo veja um pouco mais de veracidade do que eles já viram antes.

“Eles estão nervosos, mas tudo bem com isso. Há um certo grau de coragem da parte deles. Eles estão puxando a cortina e você está vendo o que está atrás da cortina pela primeira vez. Agora que eles não têm [o filme] Let It Be com 80 minutos de duração, eles têm uma versão sobrecarregada com muito mais coisas polêmicas lá. Mostramos George saindo. ”

Houve menos luta do que as pessoas pensam

O que é impressionante em Get Back é o quão bem humorado e divertido o projeto que Lennon chamou de “as sessões mais miseráveis do planeta” aparece no filme de Jackson. Se os ensaios de Twickenham parecem estar tentando arrancar sangue musical de vários guitarristas de rosto impassível, em Savile Row há muita comédia e cantores em abundância.

“Quando eu olhei para tudo pela primeira vez, pensei:‘ Bem, na verdade, eles são caras normais muito decentes. Eles são todos diferentes, mas quaisquer quatro pessoas são diferentes ”, diz Jackson. “Houve essa comercialização dos Beatles nos anos 60: um é o espirituoso, o outro é charmoso, o outro é quieto – eles tinham seus pequenos rótulos. Mas eles eram uma espécie de unidade. E aqui vemos que eles não são uma unidade. Eles são apenas quatro caras, quatro seres humanos separados. Têm suas próprias opiniões. Eles lidam com as coisas de uma maneira diferente.

O filme é tão extenso que dá uma boa noção de quem eles são. Se qualquer coisa, eu saí pensando: ‘Bem, eles são caras muito decentes e sensatos. Não há ego. Não há prima donna. Eles têm divergências. Eles têm ambições diferentes. Mas eles são apenas quatro rapazes decentes de Liverpool. ‘Eu os respeitava mais.”

The Beatles: Get Back banda

Quase nada que valha a pena é deixado de fora

Com mais de sete horas de duração, Get Back inclui virtualmente tudo que Jackson sentiu que valia a pena os fãs verem.

“Gostaria de dizer que não deixei de fora nada que achasse importante”, afirma ele, “e é por isso que a duração chegou ao que é hoje. Me senti intensamente – e esta é a parte de fã dos Beatles em mim – qualquer coisa que eu não inclua neste filme pode voltar para o cofre por mais 50 anos. Eu estava vendo e ouvindo esses momentos incríveis. Eu pensei: ‘Deus, as pessoas têm que ver isso. Isso é ótimo. Eles têm que ver isso. “Uma das coisas lendárias dos Beatles é a canção “Dig It” por completo.

No álbum ‘Let It Be’ há apenas 40, 50 segundos de “Dig It”, que foi como uma música improvisada que eles fazem. Todos os fãs dos Beatles sabem que o original também foi editado. Nós o cortamos para reduzir para quatro minutos ou algo assim porque o original tem 12 ou 13 minutos de duração … Então você ganha muito mais do que no álbum ‘Let It Be’.”

Você pode assistir os Beatles tocarem ‘Gimme Some Truth’

E muitas outras futuras faixas solo também, em meio à vasta gama de músicas que os Beatles tocaram ao longo da quinzena. Francamente, é um milagre que ‘Let It Be’ não tenha sido pelo menos cinco vezes melhor do que é.

“Existem canções de rock ‘n’ roll, eles tocam 12 das faixas de Abbey Road… além disso, há provavelmente oito ou 10 faixas de seus álbuns solo [lá]. Você vê os Beatles fazendo ‘Gimme Some Truth’ [em] uma espécie de ensaio muito difícil. Além de ‘All Things Must Pass’, que obviamente foi o grande lançamento solo de George – e ‘Another Day’, que foi o primeiro single de Paul McCartney quando ele fez carreira solo. E há vários solteiros.”

O documentário fez Paul reavaliar a separação da banda

“Vou lhe contar o que é realmente fabuloso sobre isso”, disse Paul ao The Sunday Times no início deste mês, “mostra nós quatro nos divertindo. Foi tão reafirmante para mim… Só me prova que minha principal lembrança dos Beatles era a alegria e a habilidade. Eu definitivamente acreditei no lado ruim da separação dos Beatles e pensei: ‘Deus, eu sou o culpado’. Mas no fundo da minha mente havia essa ideia de que não era assim. Eu só precisava ver a prova.”

“Quando eles viram a coisa finalizada, eu estava esperando notas”, disse Jackson. “Teria sido normal receber uma nota dizendo: ‘Oh, aquela parte onde eu digo isso – você poderia parar com isso?’ Ou ‘você poderia encurtar a conversa aí?’ E eu não recebi uma única nota . Nenhum pedido para fazer nada. Um deles disse que assistiu e considerou uma das experiências mais estressantes de toda a sua vida. “Mas eu não vou te dar nenhuma anotação”.

“Paul descreve como sendo muito cru. Ele me disse: ‘Esse é um retrato muito preciso de como éramos então’. Ringo disse: ‘É verdadeiro’. A veracidade disso é importante para eles. Eles não querem que seja higienizado. A Disney queria remover todos os palavrões e Ringo, Paul e Olivia disseram: ‘Foi assim que falamos. É assim que conversamos. É assim que queremos que o mundo nos veja.’”

Onde assistir à série The Beatles: Get Back

A saber, a série The Beatles: Get Back está disponível para assinantes do Disney PlusAliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer da série documental The Beatles: Get Back, do Disney Plus

https://www.youtube.com/watch?v=rfdkH2MGEmY

The Beatles: Get Back – elenco da série (Disney Plus)

John Lennon
Paul McCartney
George Harrison
Ringo Starr
Michael Lindsay-Hogg
Linda McCartney
Yoko Ono
Mal Evans
Maureen Starkey
Billy Preston
George Martin
Geoff Emerick
Heather McCartney

Ficha Técnica de The Beatles: Get Back

Título original do documentário: The Beatles: Get Back
Temporada: 1
Episódios: 3
Direção: Peter Jackson e Michael Lindsay-Hogg
País: Reino Unido
Duração: de 139 a 174 minutos
Gênero: Documentário e musical
Ano de produção: 2021
Classificação: 14 anos

Jhone Silva

Um jovem paulistano que aproveita a boemia da maior cidade brasileira, embora prefira ficar trancado em seu quarto lendo, assistindo, escutando e jogando e fazendo arte. Mas sempre com uma qualidade duvidável, é claro.
NAN