The Crown – Parando na hora certa
Pedro Marco
Adaptar quase que por completo a vida de uma das monarcas que mais ficou no poder, não era uma tarefa fácil. Por 7 anos, Peter Morgan nos guiou por uma verdadeira epopeia que compreendeu 3 equipes de atores e cobriu um período único da história da monarquia mundial. Mas tudo acaba tendo seu fim, assim como a série The Crown.
Leia mais:
- Quinta temporada de The Crown sugere um final apressado da série
- Globo de Ouro 2024: Barbie e Succession lideram indicações
- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão estreia em breve no Star+
Após encerrarmos o quinto ano da série com a Princesa Diana (Elizabeth Debicki) flertando com uma ida a Paris, iniciamos a última temporada com o acidente que mudaria para sempre a história da Inglaterra.
Lady Di
Durante os três primeiros episódios, a trama nos leva à mais uma (dentre dezenas) interpretação dos últimos momentos de Lady Di, e surpreendentemente conseguindo ser um dos mais complexos e interessantes. Abordando sua relação com os filhos e com a antiga família, o novo adeus à Princesa transmite um imenso peso que reacende a chama quase apagada pela temporada anterior.
Apesar da estranheza em trazê-la de volta como um peso na consciência da Rainha e do futuro rei Charles, a decisão mostra o quanto ainda há um “fantasma” de Diana sobre a família real, que não será expurgado até tudo ser esclarecido.
Polêmicas e teorias são colocadas à prova, e aos poucos entramos em um terreno pouco explorado (ou mesmo inédito) nas produções sobre a vida de Elizabeth, seus filhos e netos. Com a chegada da segunda metade da série (que chegou um mês após os 4 primeiros episódios), temos uma bonita história de pai e filho, duras críticas à mídia que acompanha os integrantes da família, mas sem deixar de lado a parte política (interna e externa) que abrilhanta a produção.
Após acompanharmos Elizabeth trabalhando com Winston Churchill e Margareth Tatcher, é a vez de ver seus entreveros com Tony Blair. Vale ressaltar como é impressionante uma mesma mulher ter lidado com três Primeiros Ministros de épocas e gerações tão distintas.
Elizabeth e Margareth
Alternando entre núcleos e até mesmo entre tempos históricos, revisitamos a incrível história de quando Elizabeth e Margareth fugiram para comemorar o final da segunda guerra (fato que gerou um filme bastante divertido de 2015 chamado A Royal Night Out), para uma bela e saudosa despedida para a irmã da rainha. Do outro lado, acompanhamos uma história divertida e digna de sessão da tarde sobre o relacionamento de William e Kate Middleton, em uma troca de tons que estranhamente funciona e deixa a série bastante fluida.
Nos episódios finais, as investigações da morte de Diana (anos depois) e o jubileu da rainha preparam terreno para um final prematuro, que fecharia com chave de ouro. Em Sleep, dear, sleep, o 60º episódio da série, temos Elizabeth sendo obrigada a preparar seu próprio velório (que só aconteceria 15 anos mais tarde). Além disso, temos o caso de Harry usando uma fantasia nazista, e o aguardado casamento de Charles e Camila.
Sim, soa bastante novela das 9 terminar algo com um casamento. Ainda assim, esta epopeia soube onde terminar, trazendo um ar de imortalidade para a família real, e entregando apenas o período ao qual a rainha esteve mais politicamente ativa em seu cargo. De fato, a decisão de não vermos ela envelhecendo e morrendo foi uma homenagem digna ao que se construiu durante tanto tempo, e foi coroado com a estupenda cena das 4 atrizes na Capela de São Jorge.
Conclusão
Sem promessas de retorno, The Crown se despede fazendo história na TV. Além de ser um espetáculo visual sobre uma das pessoas mais influentes da história da humanidade. Apesar de severas imprecisões históricas, o roteiro diverte, emociona e termina quando teve de terminar.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer da sexta temporada da série The Crown
Ficha Técnica da sexta temporada da série The Crown
Título original: The Crown
Criação: Peter Morgan
Roteiro: Peter Morgan, Jonathan Wilson, Daniel Marc Janes, Meriel Sheibani-Clare
Elenco: Imelda Staunton, Jonathan Pryce, Lesley Manville, Dominic West, Olivia Williams, Elizabeth Debicki, Claudia Harrison, Marcia Warren, Bertie Carvel
Onde assistir: Netflix
Data de estreia: 16 de novembro de 2023
Temporada: 6
Episódios: 10
País: Reino Unido
Gênero: Drama, Biografia, História
Ano: 2023
Classificação: 12 anos