
Segunda temporada de ‘The Last of Us’ | A calmaria antes da tempestade
Fábio Martins
Depois de um ótimo primeiro ano a expectativa para a segunda temporada de ‘The Last of Us’ estava bem acima de nossas cabeças. E Future Days, o episódio de estreia, mostra que ela tem tudo para ser alcançada. Principalmente que ela dá a entender que seguirá praticamente à risca o excelente roteiro da continuação do game de sucesso.
A comparação com o jogo, óbvio, é inevitável. Ainda mais que neste primeiro episódio é praticamente igual ao game, mostrando como os acontecimentos do primeiro ano mexeu com os protagonistas, a nova realidade que encontraram em Jackson, o “perigo” que está por vir, além de, claro, novas ameaças e novos personagens.
Tudo calmo demais
Jackson parece ser o paraíso no meio do inferno que o mundo se tornou por causa da infecção que zumbificou boa parte da população. Embora seja uma comunidade rústica, a paz, de certa forma, reina no lugar. Segura, bem patrulhada para evitar a chegada de invasores e infectados, a vila conta com uma população harmoniosa, que vive com uma ótima e inesperada tranquilidade. Mas, claro que nem tudo são flores e que os problemas aparentemente controlados chegarão muito em breve para tumultuar a pacata vila.

- ‘Pulso’ é um drama médico/hospitalar bem mediano
- ‘Antônio Bandeira – O Poeta das Cores’ mostra a importância de um dos maiores artistas nacionais
- ‘Operação Vingança’ é um filme raso sobre o tema que se propõe a discutir
Joel x Ellie
Nesta temporada, fica evidente que a mentira de Joel (Pedro Pascal) sobre os Vagalumes e a cura que seria extraída de Ellie (Bella Ramsey) causou efeitos irreparáveis na relação entre “pai” e “filha”. Embora nenhum dos dois fale abertamente sobre o assunto, é nítido que ela sabe que ele mentiu sobre o que aconteceu de fato no hospital.
Além disso, existe o fator idade que pesa demais nessa relação. Ellie é uma adolescente/jovem adulta. Rebelde, imatura e cheia de fúria dentro de si. Enquanto Joel dá sinais que a idade já está pesando, o cansaço chegou e nem mesmo a terapia o ajuda a se aproximar de Ellie novamente.
Abby
Personagem importante neste ano, Abby (Kaitlyn Dever) tem uma mudança drástica em relação ao jogo que impacta diretamente na experiência de vivenciar a história. No game, a conhecemos como uma pessoa determinada, com treinamento militar, extremamente forte e musculosa e que tem sua história contada apenas na segunda metade do game. Somente ali, sabemos de sua real motivação e explica o porquê dela ter tomado a atitude que muda a história do jogo.
Já na série, ela, seu grupo e suas motivações são reveladas logo no início deste primeiro episódio, deixando claro que a sua motivação é apenas uma só: a vingança. Tema, aliás, que é a premissa deste ano, a contrário do primeiro, cujo foco era a relação paternal.
Future Days
Future Days é um ótimo episódio de abertura. Serve para situar o espectador na série e envolvê-lo novamente ao universo do jogo. Além disso, cumpre bem seu papel em apresentar novos personagens, nova trama e terminar com um ótimo gancho para o que está por vir.
Onde assistir a segunda temporada de The Last of Us?
A segunda temporada de The Last of Us está disponível desde 13 de abril de 2025 para os assinantes da Max.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Elenco da segunda temporada de The Last of Us
Pedro Pascal
Bella Ramsey
Kaitlyn Dever
Gabriel Luna
Catherine O’Hara
Merle Dandridge
Cenas da segunda temporada de The Last of Us
Ficha técnica – Segunda temporada de The Last of Us
Título original: The Last of Us
Criação: Craig Mazin, Neil Druckmann
Temporada: segunda
Episódios: 7
País: Canadá, Estados Unidos
Gênero: terror, suspense, ação, aventura, ficção-científica, drama
Ano: 2025
Classificação: 16 anos