‘The Mandalorian’ – 1° Temporada (Disney+) | PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Pedro Marco
Desde que a grande ópera espacial de George Lucas voltou para três episódios prequels no final dos anos 90, boatos giram em torno de um seriado live action de Star Wars. Com um filme e duas séries animadas, a expectativa virou desde tramas entre a velha república até o expurgo dos jedis após a dissolução do Senado. Somente durante a terceira trilogia, novos boatos giravam em torno de um spin off de Boba Fett, o mais famoso caçador de recompensas da galáxia.
No entanto, entre o fracasso de Solo e a chegada de Jon Favreau no desenvolvimento das novas obras, a história deste personagem de curta passagem e misterioso sucesso tornou-se uma série que explora mais a raça de Boba. The Mandalorian (ou O Mandaloriano, em português literal).
Rostos famosos escondidos sob máscaras e capacetes
Com nomes de peso, como os atores Pedro Pascal e Giancarlo Esposito, que vinham de grande apego nas séries, The Mandalorian teve a coragem de esconder seus grandes rostos em maquiagens e capacetes. Em uma obra de grande ação, poucos diálogos e muita nostalgia. Se desgarrando do montante de materiais do universo expandido sobre os mercenários de capacetes estilizados e armaduras de peças variadas, o seriado, que marcou a estreia do serviço de streaming da Disney, apostou alto no visual clássico da mitologia dos Skywalkers.
Leia mais:
– O IMPACTO CULTURAL DE STAR WARS NO MUNDO
– JEDICON TRAZ MARATONA DE FILMES PARA ‘STAR WARS: A ASCENSÃO SKYWALKER’
– CCXP19 | PAINEL DE “A ASCENSÃO SKYWALKER” TERÁ O DIRETOR E ELENCO DO FILME
Polêmicas
Transições simples, bem como tramas mais arrastadas e pequenos desafios sendo resolvidos aos poucos, acompanho essa antológica saga de um lobo solitário em troca de reaver a herança de sua raça com missões clandestinas. Rodeados por alienígenas de variadas espécies, os olhos de fãs mais saudosistas se agraciam com o uso de animatrônicos e efeitos práticos que transportam o público para a época certa. Assim, sentem o clima de recém queda do império. No entanto, neste emaranhado de constante expansão desta galáxia tão tão distante, polêmicas rondam logo o primeiro episódio da temporada já renovada.
A chegada de um bebê Yoda, reforçando o paralelismo com o mangá de Kazuo Koike, mostra ainda como a Lucasfilm não perdeu sua mão para o marketing de bichos fofinhos. Dessa forma, após Jawas, Ewokes e BB8, um bebê da mesma raça do maior mestre Jedi que já existiu quebra o mito do célebre alien de grandes ensinamentos.
Assim, os fatores que levaram à aparência de Yoda após 889 anos ou os treinamentos que o levaram a ser tão forte na Força acabaram sendo quebrados como apenas detalhes de nascença de sua raça.
Cenário espetacular
Teorias de viagens no tempo, expectativa de voltar ao poço de Sarlacc… Enfim, com mais alguns episódios e uma segunda temporada confirmada, The Mandalorian soube transformar suas restrições de orçamento em um cenário espetacular, com tramas para todas as idades. Apesar de acompanhar uma missão maior, o novo caçador de recompensas de Star Wars promete muitas aventuras e mistérios. Ou então, quem sabe, até mesmo respostas que ficaram fora da saga dos filhos e netos de Darth Vader.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: The Mandalorian
Temporada: 1
Número de episódios: 8
Criador: Jon Favreau
Produtores: Jon Favreau, Dave Filoni
Elenco: Pedro Pascal, Carl Weathers, Gina Carano, Werner Herzog, Nick Nolt
Distribuição: Disney+
Data de estreia: ter, 12/11/19
Gênero: ação, aventura, sci-fi
Ano de produção: 2019
Classificação: 16 anos