Indicado ao Grammy, Thiago Ramil lança novo álbum: OUÇA!
Wilson Spiler
Nesta quinta-feira, 29 de abril o cantor e compositor Thiago Ramil disponibilizou o álbum completo O sol marca o andar do tempo e a imensidão do universo todo dia. Trata-se de um conjunto de canções e vídeos que mergulham profundamente na musicalidade e narrativas do artista gaúcho, conduzido pelas nuances sonoras e cromáticas das estações do ano.
“Cada período do ano tem seu momento mais intenso. E o disco passeia por essas transições. Verão – amarelo; Outono – vermelho; Inverno – azul; Primavera – verde. As músicas vão variando de cor e som na medida que se afastam de uma estação e se aproximam da outra. Essas variações fazem com que o álbum completo represente uma espécie de degradê (arco-íris), em que a cores se movem sutilmente até retornar ao início, completando a volta”, explica Thiago Ramil.
A saber, o álbum recebeu o cuidado de quatro produtores musicais e quatro artistas visuais diferentes para representar cada fase do disco. Lançadas ao longo do mês de abril em conjunto de quatro EPs, as músicas unidas revelam as distintas linguagens artísticas de Thiago. Quatro caminhos diferentes com elementos que se amarram por um fio condutor.
-
Billie Eilish anuncia novo álbum e lança single: ‘Happier Than Ever’
-
Sucesso de Bruce Dickinson ganha versão de cantora brasileira
[youtube v=”iKbR2rW4oiI”]
Músicas do Álbum
Verão
Premiado diversas vezes e muito conhecido na cena musical do Rio Grande do Sul, o cantor e compositor Thiago Ramil inicia o disco inicia no Verão, sob as mãos da dupla gaúcha Felipe Zancanaro, músico e produtor musical, bem como Vini Albernaz, músico e “ilustranimador”. Ambos produziram o primeiro álbum de Thiago, o “Leve Embora” (2015), que teve indicação ao 17º Latin Grammy na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo.
Então, para ilustrar esta fase em imagens, Thiago convidou o coletivo de animação Ilha Maravilha (Vini Albernaz, Marcelo Gafanha e Alércio Pereira), que construiu um filme único para as quatro faixas. Aliás, o trabalho tem como referência o desenho manual, folha a folha, o que dá uma dimensão analógica para a animação.
Outono
Em seguida, o álbum traz três canções que têm como pano de fundo a memória e as lembranças. “É um recorte mais íntimo do álbum, nostálgico, que tem a ver com o andar do tempo mesmo”, explica o artista. Além disso, Thiago Ramil convidou para esta produção musical o amigo e vencedor do Grammy Guilherme Ceron e, para a direção visual dos quatro vídeos que reforçam as músicas, o diretor gaúcho Lucas dos Reis.
Inverno
Daí o álbum parte para uma sonoridade invernal, com climas mais profundos e intensos nos arranjos e temas, sob produção musical de Pedro Dom, atualmente radicado em Los Angeles, e vídeos da artista visual Isabel Ramil.
Primavera
Por fim, o trabalho traz os ritmos da primavera, com cores vivas e som pulsante, com influências afro-latinas capitaneadas pela produtora Andressa Ferreira e expressadas pela arte visual de Guilherme Becker, ao captar os movimentos da bailarina Geórgia Macedo.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.