Tick, Tick... Boom! crítica do filme netflix andrew garfield

‘Tick, Tick… Boom!’: filme sobre Jonathan Larson emociona

Matheus Soares

Jonathan Larson, um dos maiores nomes da Broadway, produtor, cantor e ator, era um garçom que compunha suas peças em meio à loucura de um restaurante. Para manter sua cabeça em ordem, ele fazia músicas sobre tudo, até mesmo sobre um simples açúcar. Sua maior produção foi “Rent”, que ficou doze anos em cartaz e que ele nem chegou a contemplar, pois, infelizmente, veio falecer aos 35 anos.

Tick, Tick… Boom! é um filme musical autobiográfico baseado na peça homônima que conta a vida e carreira de Larson. Amigos, amores, caos e alegria, tudo isso é está no musical. O protagonista não foi um sucesso que veio do nada. Teve muito esforço e, principalmente, sofrimento. Afinal, o que é da arte e do artista sem um pouco de dor?

No longa, temos Andrew Garfield dando vida a esse grande produtor. Acompanhamos a dedicação do artista em compor “Suburpia”, o que ele crê ser a obra-prima da sua vida.

Filme que toca a alma

No caminhar dessa estrada da vida é comum nos deparamos com filmes que nos fazem sentir algo mais. Produções que vão além do entretenimento. Essa é a graça da sétima arte. Tick, TickBoom! é esse tipo de filme. Jonathan Larson foi um exímio artista e viveu por sua arte e o musical traz isso de maneiro profunda.

Assim, todo contexto da suas produções é mostrado. Por exemplo, seu amigo Michael, que era gay e portador de HIV, foi uma das inspirações do compositor. Contudo, mesmo Larson tendo colocado temas “polêmicos” em suas peças, a produção não vai abordar diretamente isso. Mas, não é demérito, muito menos atrapalha o ritmo ou história do filme, afinal Tick, Tick… Boom! é um filme sobre a vida do músico e cumpre seu papel de apresentar melhor esse homem ao mundo.

Musica, fotografia e Garfield

Preparem-se, pois 90% do filme é recheado por músicas e pela linda voz (que causou certa surpresa) de Andrew Garfield. O ator, conhecido pelo papel de Peter Parker em O Espetacular Homem-Aranha, dá rosto e voz ao homenageado. Ele consegue passar cada sentimento para o espectador, como se cantasse do nosso lado.

Além das músicas, sempre bem colocadas, a fotografia do filme ajuda a realçar esse contato lúdico. Trazendo uma imersão sem igual. Além disso, toda história de Tick, Tick… Boom! é contada durante a peça que dá nome ao musical, acontecendo uma troca constante entre passado e presente durante o filme.

Por fim, não me resta palavras ao certo para expressar o que senti com o longa. Afinal, pÉ o tipo de produção que agarra o espectador e faz refletir sobre sua vida, sonhos e futuro, e, consequentemente, emociona.

Onde assistir ao filme Tick, Tick… Boom!?

A saber, o filme Tick, Tick… Boom! está disponível para assinantes da NetflixAliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Tick, Tick… Boom!, da Netflix

Tick, Tick… Boom!: elenco do filme

Andrew Garfield
Alexandra Shipp
Robin de Jesús
Joshua Henry
Judith Light
Vanessa Hudgens

Ficha Técnica

Título original do filme: Tick, Tick… Boom!
Direção: Lin-Manuel Miranda
Roteiro: Steven Levenson
País: Estados Unidos
Duração: 115 minutos
Gênero: drama musical
Ano de produção: 2021
Classificação: 14 anos

Matheus Soares

Math, para os chegados, historiador e escritor (pelo menos tenta). Quadrinhos, livros e filmes são sua paixão, mas passa longe de ser "cult" ou "cinéfilo". Todos saúdem a Matrix!
NAN