‘Tiffany Haddish: Black Mitzvah’ (Netflix) | CRÍTICA
Jorge Feitosa
Chegando lá!
“Sabem o quanto é difícil ser negra e judia no gueto? Eu sabia contar, mas não lia tão bem.”
O Bar Mitzvah é a cerimônia judaica que marca a passagem de um garoto judeu à vida adulta, assumindo, aos 13 anos de idade, a maioridade religiosa perante a sua comunidade. Com muita comida, canto e dança, é uma celebração conhecida até mesmo pelos não judeus em algum ponto da vida.
Ares de diva escrachada
A comediante Tiffany Haddish, judia e neg…, digo, afrodescendente é bastante conhecida do público americano e mesmo por aqui, tendo estrelado o longa Rainhas do Crime, bem como tendo feito diversas participações especiais em programas como Saturday Night Live e o recente Between Two Ferns: O Filme.
Então, em seu especial de stand-up Tiffany Haddish: Black Mitzvah, a estrela vem com ares de diva escrachada pra tirar sarro da própria vida em uma sequência de piadas anunciada na própria música de abertura inicial. Com uma infância difícil, seja no orfanato ou na rua, ela tem realmente todos os motivos pra celebrar seu sucesso.
Leia mais:
– ‘O PRÍNCIPE DO NATAL: O BEBÊ REAL’ (NETFLIX) | CRÍTICA
– ‘ATLANTIQUE’ (NETFLIX) | CRÍTICA
– ‘ESPECIAL DE NATAL PORTA DOS FUNDOS: A PRIMEIRA TENTAÇÃO DE CRISTO’ | CRÍTICA
Domínio da plateia
E o faz com pleno domínio da plateia que, às vezes se empolga até demais com tudo o que sai da sua boca, indo de piadas com o próprio corpo, vexames com outras celebridades, parasitas, sarro com a produção, com o próprio sucesso, parentes, sexo e por aí vai. Tudo com aquele ar desbocado que apenas aqueles que passaram tão baixo na vida conseguem fazer.
Mas o especial, com roteiro escrito pela própria Tiffany e dirigido por Linda Mendoza, já experiente na TV, se sai bem por não apelar o tempo todo para a linguagem chula, apesar de esta ser inevitável em um programa para o público adulto. As piadas, às vezes espontâneas, outras vezes forçadas para que sejam aproveitadas depois com maior eficiência, vão sendo apresentadas pra mostrar como Tiffany chegou onde está. Aliás, muito bem, obrigado.
Por fim, Tiffany Haddish: Black Mitzvah mostra que sua protagonista tem completo domínio do público e uma ou outra coisa pra ensinar com sua trajetória, ainda que seja como a stripper mais preguiçosa que já se viu em um palco.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Tiffany Haddish: Black Mitzvah
Direção: Linda Mendoza
Roteiro: Tiffany Haddish
Elenco: Tiffany Haddish
Distribuição: Netflix
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Ano de produção: 2019
Duração: 55 minutos
Classificação: 16 anos