Till - A Busca por Justiça crítica do filme 2022

Foto: Universal Pictures / Divulgação

‘Till – A Busca por Justiça’ é impecável e vital

Demétrius Carvalho

Chicago. 1955. Emmett Till (Jalyn Hall) – ou Bo, como é conhecido – é um jovem negro de 14 anos que resolve ir ao Mississipi conhecer suas raízes, mas sua mãe, Mamie Till-Mobley (Danielle Deadwyler), não está confortável com a ideia de deixar seu filho sozinho pela primeira vez exatamente onde o racismo é mais cruel. O menino é simpático e brincalhão, talvez expansivo demais para Mississipi.

Baseado em fatos reais, o filme Till – A Busca por Justiça (Till) tem fotografia, figurino e trilha sonora impecáveis, levando o espectador ao clima dos anos 50. Além de todas essas qualidades, é um longa-metragem extremamente denso.

Leia também:

‘Oferenda ao Demônio’ não é ruim, mas você já viu isso por aí

‘Pearl’ é sopro de criatividade no terror e conta com grande atuação de Mia Goth

‘As Histórias de Meu Pai’, um filme contido sobre traumas não resolvidos

Atuação brilhante

Bo diz que a atendente de um pequeno comércio parece uma estrela de cinema. Isso é o suficiente para que ela vá atrás de sua arma e coloque o pequeno e alguns parentes para literalmente correr. Embora a situação tenha sido tensa, pensou-se por alguns momentos que as coisas não passariam desse ponto, mas infelizmente não.

Dois homens brancos e armados batem à porta de seus tios e os levam, iniciando o desespero por alguns dias até que seu corpo é encontrado. Daí para frente começa a batalha judicial de Mamie (e do ponto de vista técnico, uma atuação exuberante de Danielle Deadwyler).

Till – A Busca por Justiça tem imagens fortes, como a resolução de não esconder de todos e da mídia o estado do corpo de Bo. Além disso,  retrata o quão racista era os Estados Unidos dos anos 50, onde, não satisfeita, a atendente, que foi o estopim do linchamento de Bo, ainda conta uma versão que sequer passou perto da verdade maculando a imagem de Bo.

Vale ressaltar que apenas em 2022 foi aprovada uma lei tipificando esse tipo de crime e, exatamente por causa do caso de Emmett Till – ou simplesmente Bo. Com isso, o filme torna-se absolutamente vital, ainda mais em tempos de manifestações a favor de supremacia racial.

Onde assistir ao filme Till – A Busca por Justiça?

A saber, Till – A Busca por Justiça estreia nesta quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Till – A Busca por Justiça

Till – A Busca por Justiça: elenco do filme

Haley Bennett

Danielle Deadwyler

Whoopi Goldberg

Jalyn Hall

Frankie Faison

Ficha Técnica do filme Till – A Busca por Justiça

Título original: Till

Direção: Chinonye Chukwu

Roteiro: Michael Reilly, Keith Beauchamp, Chinonye Chukwu

Duração: 131 minutos

País: Estados Unidos

Gênero: drama

Ano: 2022

Classificação: 14 anos

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
0

Créditos Galáticos: