Tinnitus Filme

‘Tinnitus’: quando o ruído deixa de ser branco

Taynna Gripp

Derivado do latim tinniri (tocar, zumbir), Tinnitus é o nome dado à doença, conhecida como acufeno ou tinido, que causa um zumbido forte dentro de um ouvido ou de ambos.

Leia mais:

Filme recentemente lançado e disponível nos cinemas, Tinnitus conta a história de Marina. A vida da atleta de saltos ornamentais muda quando ela passa a ouvir o ruído. Após um acidente em meio às Olimpíadas e de ter causado dano a sua parceira, ela decide se afastar do esporte.
Decidida a seguir sua vida trabalhando como sereia em um aquário, ela mantém distância das piscinas e tenta cuidar da doença com seu marido otorrino e participando de um grupo de apoio.

Tinnitus Filme

Quão profundos são nossos medos

Tinnitus é um filme impressionantemente psicológico. Assim como o ruído que acontece somente dentro da cabeça de Marina, a história se desenvolve dentro do espectador. Acompanhar o desejo de Marina pelas plataformas de salto enquanto seu casamento desmorona é uma premissa que nos faz pensar o quanto nossos sonhos precisam estar alinhados com os parceiros que escolhemos. Ainda mais, quanto mais Marina se reaproxima dos saltos ornamentais, mais acaba desenvolvendo pontos controversos de sua sexualidade, aparentemente ainda em expansão.

A presença de alguns personagens é ótima e eleva a moral do filme. Antonio Pitanga está muito bem aqui como um idoso conselheiro de Marina. Em uma cena cheia de meta linguagem eles sobem a escadaria externa do Copan, caminho parecido com o que o som faz dentro do ouvido.
Joana de Verona está oferecendo a complexidade necessária para a protagonista, numa ótima interpretação. Seus momentos de devaneio e a cena extremamente complexa do ato final são prova disso. De cenas delicadas e silenciosas aos ataques de desespero, cada emoção é transpassada a ponto de incomodar quem acompanha na ponta da cadeira.

O Silêncio como personagem

Tal qual Clarice Lispector em suas obras, Gregório Graziosi emprega muito bem a ausência do som aqui. O roteiro, dividido com Marco Dutra e Andres Vera Martinez é singular e preciso em 1h e 45min, culminando em um terceiro ato bem assombroso e bruto.
Talvez a força que precisamos para nos reconectar com nossa essência seja calar o barulho que nossos medos fazem, ecoando na nossa cabeça. Ou, ainda, talvez não ouvir nada seja melhor que ter um ruído insistente. Inúmeras questões que acompanham Marina e que nos abraçam proporcionando a empatia com a personagem e com o próprio longa metragem.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer  – ‘Canção ao Longe’

Ficha Técnica

Título original: Tinnitus

Direção: Gregorio Graziosi

Roteiro: Marco Dutra, Gregorio Graziosi, Andres Vera

Elenco: Joana De Verona, Indira Nascimento, Alli Willow, Antonio Pitanga

Onde assistir: Cinemas

Data de estreia: 22 de junho de 2023

Duração: 105 minutos

País: Brasil

Gênero: Drama, Terror

Ano: 2022

Classificação: 14 Anos

Taynna Gripp

0

Créditos Galáticos: