Tom Hanks lança aplicativo vintage para iPad: Hanx Writer
Colaboração
Tom Hanks acaba de assinar um aplicativo para iPad. Trata-se de um “editor de texto” que emula máquinas de escrever mecânicas. Disponível na Apple Store, Hanx Writer já figura em primeiro lugar e leva 4.5 estrelas. Um sucesso entre usuários. E, o melhor, é gratuito.
O astro de Hollywood é um apaixonado por máquinas de escrever mecânicas e ostenta uma coleção que conta com algo em torno de 200 peças clássicas. É um especialista, portanto. Fala de cadeira.
Leia também:
>Forrest Gump versão Nintendo 8 Bits e outros ‘games’ clássicos
>Wattpad, o aplicativo que está redefinindo a literatura
>Propaganda do iPad Air foi um dos últimos trabalhos de Robbin Williams
>Facebook Messenger, livre-se dele com este truque
A interface
Ao abrir pela primeira vez o app, somos brindados com um bilhete do próprio Tom Hanks, no qual ele fala da compra da sua primeira máquina de escrever na década de 1970 e descreve a sensação de usá-la.
Vintage, o app é bem simples. Em sua configuração oficial old school, não há qualquer automação às quais nos habituamos com os já tradicionais editores de textos digitais. É tudo orgânico, do som marcante das teclas batendo no papel ao saudoso “trim” que sinalizava o limite da página.
A interface minimalista traz o teclado, o rolo e a página em branco a ser preenchida. E só. A fonte é aquela característica desse sistema, simulada em editores de texto modernos sob a alcunha “typewriter”. A página apoia-se sobre um carrinho, que corre da direita para esquerda à medida que digitamos e imprimimos as letras no “papel”.
Diversos modelos disponíveis
Para os aficcionados como Tom Hanks, há outros modelos de máquinas disponíveis, porém deve-se pagar para a liberação do pacote. Cada uma traz sua fonte e sons clássicos. Além disso, pode-se escolher entre três tipos de fitas de cores como azul, vermelha e preta.
A geração Y, contudo, não foi esquecida. A rapaziada multitarefa conta com a opção de configuração de recursos contemporâneos, como edição digital de texto, corretor ortográfico e que tais.
Segundo o ator, “o aplicativo é ideal para ser usado em anotações rápidas, textos pessoais e aqueles nove parágrafos que estão saltando da sua cabeça”. E sugere ainda um belo uso: “As cartas de amor, que devem ter um visual mais especial”.
E por falar em teclas
Tom Hanks tocando piano com os pés no teclado gigante da famosa loja de brinquedos FAO Schwartz, no filme “Quero Ser Grande” (Penny Marshall, 1988).
Música: “Heart and Soul” (Hoagy Carmichael e Frank Loesser, 1938)
Bonus track
Tom Hanks e Sandra Bullock duelam no piano gigante no “Jonathan Ross Show”
Música: “Chopsticks” (ou “The Celebrated Chop Waltz”), de Arthur de Lulli,1877
Emiliano Mello é jornalista e pesquisador. Apronta por aí desde os tempos da internet a pavio. Editor de vídeo, corta pra direita, corta pra esquerda e põe onde a coruja dorme. É rock do bom ou, quem sabe, jazz.