‘TQM’ é um desperdício de potencial
Bruno Oliveira
TQM é um filme norte-americano com origens latinas que chegou recentemente a Amazon Prime Video. Embora seja uma produção dos Estados Unidos, ele é todo falado em espanhol. O seu elenco conta com atores mexicanos, norte-americanos, espanhóis e até venezuelanos. Uma grande miscelânea que acaba por dar vida a esse estranho projeto. Demorei entender do que ele se tratava e quando entendi, não me agradou muito.
Tudo começa quando uma grande psiquiatra mexicana (Anna Silvetti) resolve testar seus três filhos para saber se eles são dignos de herdar sua herança. As coisas se complicam quando um dos seus pacientes (Gabriel Tarantini) decide não cooperar com eles. A partir desse momento ficamos nos perguntando até onde os três irmãos chegarão devido a ganância.
Jogos Mortais soft
Calma, TQM não é um filme de terror e muito menos gore. É muito menos do que isso. Mas imagina que loucura se sua mãe resolve fazer um joguete com você para saber se é digno de sua herança? Ela ainda chega a gravar um vídeo com as informações necessárias cheio de enigmas. Como se isso não bastasse, a mulher coloca um paciente para “auxiliar” os irmãos. Entendeu o que eu escrevi? Um paciente de uma psiquiatra. Lógico que ele não é normal, e muitas bizarrices vão sair dessa dinâmica.
Aos pouco começamos a descobrir os segredos familiares e também vamos conhecendo o caráter de cada um dos filhos da psiquiatra. Até entendo que eles tenham ganância pelo dinheiro e as posses da mãe (isso existe muito por aí). O que me incomodou foi o fato de até onde eles chegam só por achar que são merecedores. É tão absurdo e bizarro que me tirou completamente do filme. Isso tudo passou uma sensação de falta de nexo sobre muitas coisas. Posso dizer que é uma família que se merece muito.
Essa falta de nexo bate forte em alguém que não viu o trailer e nem leu a sinopse, o que foi o meu caso. Demorei a entender para onde a história estava indo e fiquei incomodado com a falta de explicação do que estava acontecendo. O longa melhora um pouco quando entramos realmente na trama, mas não acho que o salve. Eu destacaria apenas a duração curta da obra. Assim, não temos tanto enrolação e chegamos logo ao clímax.
O que é TQM?
TQM tinha um enorme potencial, mas acabou desperdiçado. Um roteiro mais conciso, com melhores atuações, bem como um clima de suspense maior poderiam elevar esse longa a algo realmente bom. Todos esses problemas eu coloco na conta de Oren Stambouli, que aqui acumula o cargo de diretor e roteirista da película. Uma pena.
Mas uma dúvida insurgiu ao ver o filme: o que significa TQM? Temos uma explicação já no seu último ato, mas ele vai além disso. Por ser um total leigo nessa área de psicologia, fiz uma pequena pesquisa e rapidamente achei o termo.
TQM quer dizer, em inglês, ‘Total Quality Management’, ou em português ‘Gestão de Qualidade Total’. Embora não seja exatamente esse o significado no filme, o termo também faz sentido de uma forma mais ampla da coisa e acaba tendo um duplo significado.
Onde assistir ao filme TQM?
A saber, o filme TQM já se encontra disponível para os assinantes do Amazon Prime Video. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer do filme TQM, do Amazon Prime Video
TQM (Amazon Prime Video): elenco do filme
Pablo Azar
Ana Carolina Grajales
Saraí Meza
Ana Silvetti
Gabriel Tarantini
Ficha Técnica
Título original do filme: TQM
Diretor: Oren Stambouli
Roteiro: Oren Stambouli
Duração: 79 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: suspense
Classificação: 16 anos