Transformers: O Início – Recomeçando outra vez
Rodrigo Carvalho
Transformers: O Início, uma parceria entre a Hasbro e a Paramount, estreia dia 26 de setembro e traz novidades para uma franquia que havia morrido
Transformers série animada, que viria a se tornar uma franquia de sucesso, foi lançada pela Hasbro em 1984, ficando esquecida para o grande público durante as décadas seguintes, sendo lembrada apenas pelas crianças que viam seus derivados.
Contudo, com o lançamento do primeiro filme dirigido por Michael Bay, em 2007, intitulado apenas como “Transformers” a história, e todos os seus bonequinhos à venda, ganharam ar como nunca.
- Jackpot: Loteria Mortal tem como grande prêmio ação e comédia na medida certa
- O final interrompido da segunda temporada de A Casa do Dragão
- Meu Filho, Nosso Mundo é um filme belo e despretensioso
O Sucesso
Com o tremendo sucesso, uma série de filmes foi lançada, sete ao todo, construindo uma das franquias mais duradouras e sequências do cinema. Entretanto, isso nunca se revelou
como um sinônimo de qualidade e, desde os últimos filmes – com exceção de Bumblebee – os fãs já vinham pedindo por mudanças.
E a mudança veio. Na verdade, ela vem e estreia em 26 de setembro no mundo inteiro. Transformers: O Início é um novo gás na saga cinematográfica da franquia, com uma mudança clara de público, linguagem e uma injeção forte de esperança no futuro.
Surpresa positiva
Na contramão da expectativa do público médio, que via o cenário de Transformers: O Início como uma certeza de fracasso; um remake animado de uma franquia decadente do cinema, com uma visual infantilizado e feito apenas para vender mais bonequinhos para criança, o longa é, surpreendentemente, muito divertido.
Isto é, com uma duração agradável, de cerca de 1h45 minutos, a obra conseguiu desenvolver uma história simples, porém boa, sendo capaz de criar conexão com seus personagens, fazendo com que você se importe com eles e com o que está acontecendo durante todo o filme.
Animação excelente
Sobretudo, pela excelente animação, que além de muito fluída e com texturas absurdamente bem feitas, é incrível. “Transformers: O Início” é lindo, com uma iluminação e uma coloração impecáveis – pelo menos para olhos de um espectador que médio.
Além disso, o enredo, por mais simples que seja, é boa e bem feito. Não enrola e vai direto ao ponto, com as viradas necessárias seguindo pequenas deixas anteriores. Portanto, você terá a sensação de um filme desabrochando naturalmente enquanto você apenas se curte.
Diversão na medida certa
Você vai curtir, pois, em síntese, é um filme muito divertido. Transformers: O Início conta com timing de piadas na hora certa, com cenas de ação bem planejadas – que lembram os primeiros filmes do Michael Bay (por que será? rs rs rs) – e comas viradas de mesa bem planejadas.
Ao final, você vai sair do cinema pensando que a franquia recomeçou muito bem – além de ter a certeza de que haverá, pelo menos uma continuação.
Nem tudo são flores
Entretanto, nem tudo são flores no mundo mecânico de cybertron. Não é um problema a trama ser simples, entretanto, a obra abre com uma explanação direta de parte da “questão” de “Transformers; O Início”. Isto é, não existe um desenvolvimento, você recebe a informação no peito.
O filme tem momentos muito acelerados, também, quase como um curto momento de desespero para não deixar o filme “lento”, ou desinteressante para novas gerações mais jovens do público.
Contudo, a dissonância mais profunda, não foi o roteiro, a animação, os momentos acelerados, ou a exposição brutal do começo. A dissonância é a dublagem. Há pelo menos um personagem com um áudio divergente dos demais, e não pela neutralidade da voz da pessoa dubladora, mas sim pelo som em si.
Conclusão
Transformers: O Início, é, portanto, entre mortos e feridos – há muitos deles no filme – um longa-metragem de animação muito divertido, interessante e instigante, que deixa o espectador não apenas interessado no seu desenvolvimento, mas no que deve vir na sequência.
Onde assistir o filme Transformers: O Início
O filme chega aos cinemas no dia 26 de setembrode 2024.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Trailer – Transformers: O Início
Elenco do filme Transformers: O Início
Chris Hemsworth
Brian Tyree Henry
Scarlett Johansson
Chave Keegan-Michael
Jon Hamm
Laurence Fishburne
Steve Buscemi
Ficha Técnica – Transformers: O Início
Título original: Ezra
Direção: Josh Cooley
Roteiro: Gabriel Ferrari, Andrew Barrer, Eric Pearson
Data de estreia: 26 de setembro de 2024
Duração: 104 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: animação, aventura
Ano: 2024
Classificação: 10 anos