Crítica do filme 'Trem-Bala', com Brad Pitt (2022) - Ultraverso

Foto: Sony Pictures / Divulgação

‘Trem-Bala’ é simplesmente alucinante

Agenor Florentino

Com direção de David Leitch (Deadpool 2), o filme Trem-Bala (Bullet Train) conta a história de Joaninha (Brad Pitt), que trabalha como leva e traz de objetos sem questionar o que é nem para quem deve ser entregue, em uma aparente missão de rotina, apenas precisa levar uma mala de Tóquio até Morioka no embarque de um trem-bala. Mas ultimamente a sua sorte não está favorável e logo ele descobre que mais cinco assassinos letalmente perigosos – e todos com objetivos conectados, mas conflitantes – vão ficar no seu caminho e essa será sua missão mais complicada da vida.

É muito interessante o modo como o diretor David Leitch consegue fazer uma história aparentemente normal e clichê ganhar vida com elementos básicos e com uma trama muito envolvente. Talvez o maior charme de Trem-Bala esteja na sua estética, que, por vezes, lembra muito um anime. Afinal, tudo acontece muito rápido e os elementos do enredo não acompanham uma trajetória linear. Além disso, o filme brinca a todo o momento com isso, pois personagens e objetos são jogados na tela aparentemente de modo aleatório. Mas, conforme o longa-metragem se desenvolve, vemos como esse ‘quebra-cabeças’ faz sentido.

Leia também:

‘Contágio Zero’ critica com acidez os relacionamentos abusivos

‘Meu (Querido) Primo’ entra no rol das comédias de ‘superação’

‘Oppenheimer’, novo filme de Christopher Nolan, ganha teaser: VEJA!

Personagens bem desenvolvidos

Trem-Bala tem muitos personagens, o que, por vezes, leva a acreditar que em um filme de mais ou menos duas horas não teria tempo suficiente para desenvolver todos eles. E acontece justamente o contrário. Todos têm seu arco narrativo muito bem construídos. Primeiramente, porque o longa utiliza muito bem o visual e deixa em letras garrafais o nome de cada personagem para fixar bem na memória; e cada um tem uma personalidade única, com o espectador entendendo o por que ele está ali fazendo o que precisa ser feito; ora quebrando a quarta parede conversando com o público, ora por meios de flashbacks para entender seu passado. Mas sempre deixando várias pontas soltas que só vão se conectar no decorrer da obra.

A utilização de um trem em movimento como cenário de praticamente o filme todo dá mais dinamismo para a película, que já tem um ritmo acelerado. Isso porque, a todo instante, descobrimos uma informação que tem tudo a ver com algum outro personagem que está em outro vagão e precisa recuperar algo, dando apenas alguns respiros quando o trem para. Neste ponto é muito engraçado ver como o personagem Joaninha sempre tenta sair do veículo, mas algo sempre acontece e ele termina voltando, num estilo de desenhos animados.

Estética, ação desenfreada e respiros

A estética colorida de Trem-Bala, sempre com muitas luzes brilhantes e neon, dão um belo contraste com relação aos acontecimentos do trem, que vai recebendo cada vez mais passageiros importantíssimos para o desenrolar da trama. E quando isso é revelado, traz arcos completamente insanos, mas cheios de propósito. Além disso, a trilha sonora é um show à parte, pois ela age de acordo com a ação, e alguns movimentos e acontecimentos são sincronizados com a batida da música.

Mas nem só de ação desenfreada o filme é feito. Afinal, também existe uma segunda camada onde cada personagem tem algum problema a ser resolvido, seja psicológico, de insegurança ou familiar, e tudo vai se resolvendo de uma maneira que nenhum fã da Tarantino irá colocar defeito.

Sem sombras de dúvida, Trem-Bala é uma das melhores pedidas de filmes de ação e comédia do ano. Certamente vai agradar a todas as idades em muitos níveis.

Onde assistir ao filme Trem-Bala (2022)?

A saber, Trem-Bala estreia nesta quinta-feira, 4 de agosto de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Trem-Bala (2022)

Trem-Bala (2022): elenco do filme

Brad Pitt
Joey King
Aaron Taylor-Johnson
Brian Tyree Henry

Ficha Técnica do filme Trem-Bala (2022)

Título original do filme: Bullet Train
Direção: David Leitch
Roteiro: Zak Olkewicz, baseado no livro de Kôtarô Isaka
Duração: 126 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: terror
Ano: 2022
Classificação: 16 anos

Agenor Florentino

0

Créditos Galáticos: