‘Treze Vidas – O Resgate’: a história de uma tragédia que acabou de forma heroica
Taynna Gripp
Um típico longa-metragem motivacional de sessão da tarde, como aqueles baseados em fatos reais das infâncias dos anos 90 em que crianças enfrentavam enchentes ou eram resgatadas de poços artesianos. Assim poderia ser o filme Treze Vidas: O Resgate (Thirteen Lives).
Todavia, para além das características marcantes desse tipo de filme, da emoção latente de saber que ali estão retratados momentos que chocaram e fizeram diversas pessoas ao redor do mundo se mobilizarem, existe, no drama de 2 horas e 29 minutos, uma direção preciosa de Ron Howard (responsável pelas sequências em tela dos livros de Dan Brown).
Leia também:
‘Na Sinfonia do Coração’ ou ‘Lisbela e o Prisioneiro’ turco
‘Darlings’ é uma grata surpresa indiana da Netflix
‘Meu Lugar’ é de uma delicadeza ímpar
Direção preciosa e personagens bem trabalhados
A construção da narrativa durante uma hora inteira sem que a gente sequer consiga vislumbrar os meninos e o técnico que estavam dentro da caverna faz com que a apreensão por alguma notícia cresça dentro do nosso peito, ainda que saibamos que todos foram encontrados e retirados com vida, no fim das contas.
Além da preciosa direção, os personagens são trabalhados de maneira genuína. A imersão da cultura tailandesa, assim como as preces, a solidariedade, a presença dos mergulhadores ingleses, tudo que o enredo vai desenrolando é honesto e causa ainda mais empatia. Viggo Mortensen, em mais um ótimo papel, dispensou dublês para realizar as cenas de mergulho; enquanto Colin Farrell conseguiu despertar um sentimento de paternidade e esperança em cada cena.
Tensão e gatilhos
Treze Vidas: O Resgate é uma daquelas histórias que todos nós nos lembramos um pouco. Seja pelos detalhes que estavam o tempo inteiro na televisão, seja pela construção de que podemos ser muito mais fortes, se nos mantivermos unidos. O filme executa bem tudo isso, abordando detalhes que, até então, poucos sabiam, como o método utilizado para retirar todos que ficaram presos ou o quanto a própria marinha tailandesa estava despreparada para o resgate em si.
É um filme tenso pelo tema, e cabe ainda uma indicação de gatilho por conter cenas um tanto claustrofóbicas. Isso porque assistir um mergulho em caverna pode gerar um desconforto em quem está do outro lado da tela. Mas é um filme que vai ficar para as próximas gerações como um relato de um evento que poderia ter sido uma tragédia e acabou se tornando um ato heroico.
Onde assistir ao filme Treze Vidas: O Resgate (2022)?
A saber, Treze Vidas: O Resgate estreou no dia 5 de agosto de 2022 no catálogo do Amazon Prime Video. Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Treze Vidas: O Resgate (2022), do Amazon Prime Video
Treze Vidas: O Resgate (2022): elenco do filme do Amazon Prime Video
- Viggo Mortensen
- Colin Farrell
- Joel Edgerton
- Tom Bateman
- Paul Gleeson
Ficha Técnica do filme Treze Vidas: O Resgate (2022), do Amazon Prime Video
- Título original do filme: Thirteen Lives
- Direção: Ron Howard
- Roteiro: William Nicholson, baseado no livro de Don MacPherson
- Duração: 149 minutos
- País: Reino Unido
- Gênero: drama, aventura, biografia
- Ano: 2022
- Classificação: 12 anos