‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ é absurdo no melhor sentido da palavra
Jorge Feitosa
Dividindo-se entre o marido destrambelhado, a filha revoltada, o pai rancoroso, e a lavanderia falida que ainda serve de moradia, Evelyn (Michelle Yeoh) é o retrato da mulher passada dos 40 anos que faz uma jornada quase ininterrupta de trabalho pra manter tudo funcionando, ainda que aos trancos e barrancos. E, com uma vida dessas, dá até pra acreditar que ela é a única pessoa capaz de salvar o Multiverso, termo usado para descrever o conjunto hipotético de universos possíveis, da destruição.
Com essa premissa que todo mundo já engole hoje em dia por causa dos filmes da Marvel, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once) estreia este mês nos cinemas nacionais com o selo de qualidade da produtora A24, que tem até base de fãs, e depois de um imenso sucesso nas bilheterias americanas. Fruto principalmente do boca a boca gerado pelo filme em si.
Combinando elementos como drama familiar, artes marciais, física quântica e fazendo inúmeras referências a sucessos como 2001: Uma Odisséia no Espaço, Matrix, Ratattouille e até a cancelada série The OA, o filme bolado pelos diretores e roteiristas Dan Kwan e Daniel Scheinert, conhecidos como a dupla “Os Daniels”, é uma daquelas histórias que fisgam o espectador com seus personagens demasiado humanos, cenas de ação impactantes e momentos cômicos. Tudo numa salada divertida e mais consistente que os filmes de super-heróis que abundam nas telas.
Leia também:
Vá ao infinito e além com ‘Lightyear’
Elenco de primeira
E nem se fale da escolha do elenco, representantes incontestes da comunidade asiática na história do cinema e da TV e do qual qualquer pessoa que tenha assistido a um punhado de filmes na vida reconhecerá ao menos um: James Hong mostrou-se ao mundo no clássico Chinatown; bem como Ke Huy Quan brilhou na infância em Os Goonies e Indiana Jones e o Templo da Perdição; enquanto Stephanie Hsu cresce em produções como Maravilhosa Sra. Maisel.
Por outro lado, Michelle Yeoh, uma dançarina malaia que interrompeu a carreira por uma lesão na coluna, partiu para os filmes de ação de Hong Kong atuando com estrelas como Jackie Chan e Jet Li até mostrar sua veia dramática em O Tigre e O Dragão, no qual interpretou uma guerreira apaixonada. E aqui ela mostra toda sua versatilidade no que muitos acreditam ser o papel de sua vida até agora.
Enquanto isso, o filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo prova que o cinema de ação ainda tem lugar para obras sobre adultos que se dispõem a encarar o absurdo, desde que isso não implique em sacrificar sua família. Até porque não dá pra salvar o Multiverso deixando a própria casa bagunçada.
Onde assistir ao filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo?
A saber, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo estreia no dia 23 de junho de 2022 exclusivamente nos cinemas brasileiros.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer do filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo: elenco do filme
Michelle Yeoh
Stephanie Hsu
Ke Huy Quan
Ficha Técnica: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Título original: Everything Everywhere All at Once
Direção: Dan Kwan e Daniel Scheinert
Roteiro: Dan Kwan e Daniel Scheinert
Duração: 139 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: comédia e aventura
Ano: 2022
Classificação: 18 anos